ja faz algum tempo que nao se consegue mais comprar um carro novo no brasil por menos de r$ 30 000 — a nao ser que voce consiga alguma promoçao interessante e claro que isto tem a ver com a movimentaçao da economia a inflaçao o valor da moeda o custo brasil o lucro brasil e todos os fatores que estamos cansados de citar e ouvir quando se fala no mercado e na industria de automoveis nacional dito isto ha outra razao para que os nossos carros mais baratos estejam sensivelmente mais caros os populares de baixo custo praticamente desapareceram ainda que mesmo eles nao fossem tao baratos assim o fiat mille economy projeto da decada de 1980 deixou de ser fabricado em 2013 enquanto chevrolet classic e renault clio ambos lançados em meados dos anos 1990 sairam de linha neste ano o fiat palio de 1996 esta prestes a seguir o mesmo caminho a industria começou a priorizar projetos mais modernos criados para paises em desenvolvimento e concebidos logo de cara para receber componentes e recursos que hoje sao exigencia ate mesmo em carros mais baratos como freios abs e airbags obrigatorios no brasil por desde 2014 e como aprendemos projetos novos ainda precisam recuperar os investimentos em seu desenvolvimento contudo ainda que tenham evoluido e ficado mais caros e refinados os carros de entrada mantiveram certas caracteristicas que fazem questao de te lembrar que voce esta em um carro barato vamos reunir algumas delas agora plataforma antiga carroceria nova dissemos que as plataformas da decada de 1990 e anteriores foram praticamente abandonadas pela industria automotiva brasileira mas isto nao significa que nossos carros populares sao a ultima palavra neste aspecto o volkswagen gol e um exemplo lançada em 2008 a terceira geraçao finalmente abandonou de vez a plataforma da primeira geraçao de 1980 como base foi adotada a plataforma pq24 que estreou em 1999 com o audi a2 e com o skoda fabia e tambem foi utilizada no vw polo de quarta geraçao em 2001 e no vw fox em 2004 e tem mais na verdade a vw so utilizou a metade anterior da plataforma de motor transversal o eixo traseiro e o mesmo do gol g4 obrigado aos leitores pelas informaçoes botoes dos vidros eletricos no painel falando no gol acredite ate sua reestilizaçao mais recente promovida em 2016 o volkswagen gol ainda trazia botoes de acionamento dos vidros eletricos no painel a fim de economizar na fiaçao eram os vidros traseiros e verdade mas se nao fosse um pequeno incomodo a volks nao teria resolvido a questao e colocado os botoes todos nas portas no caso do renault sandero e do logan que receberam uma repaginada completa em 2014 a pratica continuou mesmo que a qualidade de construçao e acabamento tenha melhorado bastante lataria aparente no interior nao e nova a pratica de deixar pedaços da lataria expostos no interior do carro em carros baratos basta reparar no fusca no gol bx no fiat 147 e mais recentemente no fiat uno que perdeu ate mesmo os revestimentos internos das colunas em seus ultimos anos alem de economizar material plastico ter o metal da carroceria exposto do lado de dentro do carro pode conferir certo charme retro ao habitaculo por esta razao carros como o vw new beetle e o fiat coupe por exemplo traziam apliques na cor da carroceria nas portas e no painel em carros mais baratos porem a intençao e mesmo gastar menos mas o charme retro e usado como justificativa caso do ford ka de primeira geraçao lançado no brasil em 1997 e do vw up de 2014 botoes cegos esta aqui e bastante comum e empregada ate mesmo em versoes de entrada de modelos nao tao baratos assim quando ha funçoes ausentes como ar condicionado ou farois de neblina os botoes dedicados a elas sao simplesmente subsituidos por botoes cegos sem simbolos que nao foram feitos para apertar e como se alem de preencher o espaço eles tambem servissem para deixar claro que voce podia ter investido um pouco mais e comprado um carro mais equipado cruel hein volante simplificado uma variaçao do item acima o volante simplificado e como se fosse a versao gratis de um aplicativo ou a demo de um game novo tem o mesmo visual bacanudo mas nao traz todas as funcionalidades um exemplo e so reparar novamente nas versoes mais baratas do gol o volante e identico ao do golf mas nao traz nenhum comando e os materiais sao definitivamente mais simples e de pior qualidade bancos com encosto de cabeça integrado bancos com encosto de cabeça integrados sao bacanas quando falamos de carros esportivos eles sao uma versao comportada dos bancos concha de competiçao e muitas vezes ate ja vem com as passagens para a instalaçao de cintos de quatro ou mais pontos no entanto quando falamos de carros baratos seu emprego tem a ver com economia mesmo encostos de cabeça integrados economizam materiais como metal e plastico no vw up e no fiat mobi eles ate tem um visual bacaninha mas o mesmo nao podia ser dito dos encostos de cabeça do celta de primeira geraçao que eram simplesmente costurados aos bancos ausencia de instrumentos e sistema multimidia ha pouco tempo falando sobre soluçoes alternativas inusitadas que as fabricantes colocam nos carros citamos os recadinhos uteis que algumas fabricantes colocavam no painel de instrumentos dos carros ha alguns anos no lugar de mostradores como o conta giros ou ate mesmo o termometro no vw gol special por exemplo estava um diagrama da pressao correta para os pneus enquanto no fiat uno havia um lembrete para apertar o cinto de segurança esta pratica vem desaparecendo mas a omissao de instrumentos importantes em versoes mais baratas dos carros continua o painel do take up a versao mais barata do compacto por exemplo so tem um enorme velocimetro e uma telinha digital com as outras informaçoes e ate bonito e bem projetado mas e espartano demais quem faz questao de saber a quantas rpm o motor esta girando certamente pensa em migrar para o move up so por causa do conta giros nos ultimos tempos com a popularizaçao dos sistemas multimidia mesmo nos carros compactos a ausencia deles tornou se mais um sinal de que voce esta em um carro barato em carros como o fiat uno a tela multimidia e substituida por um sistema de som 2 din com uma pequena tela monocromatica no ford ka e no fiat mobi o negocio e ainda mais humilde no lugar da tela ha um porta smartphone cortes de custos levados ao extremo as vezes voce nao encontra apenas um ou dois sinais de que esta em um carro de entrada encontra o carro todo foi o caso do toyota etios lançado em 2012 em sua estreia no segmento de compactos no brasil a toyota subestimou o mercado e trouxe um carro desenvolvido para mercados emergentes como a india e o mexico com isto recebemos um carro com bons motores porem visual datado e mal resolvido alem de diversas soluçoes claramente pensadas para reduzir custos era completamente diferente do que o brasileiro esperava de um carro da toyota e as coisas ficaram ainda piores porque praticamente ao mesmo tempo a hyundai lançou por aqui o hb20 que era bonito bem equipado moderno e dotado de bons motores e so acentuou os erros da toyota no etios a começar pelo painel com os instrumentos na posiçao central muito comuns na asia pois permitem que se modifique facilmente o layout do interior para a mao inglesa ou para o arranjo convencional por esta razao os mostradores eram grandes e contribuiam para o aspecto barato do interior o tampao do porta malas era preso por uma cordinha uma so — nao muito diferente dos carros mais baratos da decada de 1990 e o cofre do motor nao era pintado recebendo apenas uma demao de primer nem mesmo a embreagem escapou dos cortes de custos sendo atuada por cabos soluçao abandonada em peso pela industria ha tempos pneus baratos de fabrica este caso aconteceu ha alguns anos mas vale a mençao entre 2009 e 2012 a chevrolet foi alvo de uma onda de reclamaçoes de consumidores na internet por vender o celta o prisma e o classic com pneus chineses da marca gt radial os mesmos utilizados por marchas chinesas como a jac motors; e tambem pneus maxxis no corsa e no celta a estrategia nao foi bem recebida e depois disso os chevrolet voltaram a vir equipados de fabrica com pneus de marcas tradicionais suspensao simplificada subchassi e barra estabilizadora sao dois componentes presentes na maioria dos carros mais modernos mas costumam ser deixados de fora em carros de entrada normalmente na dianteira a barra estabilizadora une os conjuntos de suspensao dos dois lados do carro e limita o movimento do carro em torno do proprio eixo longitudinal melhorando a aderencia e reduzindo a rolagem da carroceria ja o subchassi tambem chamado quadro ou agregado e a estrutura metalica na qual os componentes da suspensao e em muitas vezes o proprio motor sao instalados este por meio de coxins duas vantagens sao a melhor reparabilidade e o melhor isolamento de ruidos e vibraçoes contudo os carros de entrada que vem equipados com eles sao exceçoes como o novo fiat uno e o chevrolet onix muitos plasticos poucas texturas chamar os carros modernos de plastimoveis e forçado e inadequado levando em consideraçao todo a evoluçao em materiais monoblocos e zonas de absorçao de energia que aconteceu nas ultimas decadas por outro lado e fato que as fabricantes de automoveis abusam do plastico no interior dos carros isto tambem nao e exatamente o problema e sim a falta de variedade ja faz alguns anos que as versoes de entrada dos modelos mais baratos nao trazem tecidos nas portas ou sequer uma variedade nas texturas e tudo da mesma cor transmitindo a mesma sensaçao ao toque e o resultado e um aspecto pobre mesmo que o design do habitaculo seja ate interessante
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