Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Corvette ganha versão Yenko com 800 cv
Com 660 cv o Corvette Z06 é um dos melhores e mais potentes esportivos que você pode ter em 2017. Mas você sabe como são americanos: mais é sempre melhor. Vide John Hennessey, Carroll Shelby e Don Yenko. É por isso que este último foi a inspiração para o Corvette Yenko/SC, uma versão com 151 cv extras para deixar ainda mais supercarros europeus para trás.
Bem, ele não é preparado por Don Yenko (que já não está mais entre nós há 30 anos), e sim por uma empresa chamada Specialty Vehicle Engineering (SVE), mas a filosofia é a mesma: mais motor, por favor. Baseado no Corvette Grand Sport, SVE “abriu” os cilindros do LT1 para aumentar o deslocamento do motor de 6,2 para 6,8 litros e, no processo, aproveitou para balancear todos os componentes móveis internos. Depois, bastou instalar um compressor no meio do V e alimentar o motor com as linhas de combustível, válvulas injetoras e a bomba do motor LT4 do Z06. O resultado: 811 cv e 103,5 mkgf.
O câmbio não é modificado pela SVE, e pode ser um manual de sete marchas ou um automático de oito marchas, como qualquer Corvette Grand Sport. A carroceria também pode ser fechada ou conversível. Em qualquer caso a pintura recebe as clássicas faixas Yenko, saída de escape de alumínio fundido, para-choques traseiro com difusor e logotipos sYc nos bancos. Sendo um Corvette Grand Sport, o carro já vem de fábrica com para-lamas mais largos, suspensão magnetorreológica, freios Brembo, cárter seco e diferencial de deslizamento limitado.
O pacote Yenko/SC custa “apenas” US$ 46.000, que somados aos US$ 66.445 do Corvette Grand Sport totalizam US$ 112.445. Serão feitos apenas 50 exemplares do Corvette Yenko/SC.
Novos carros de F1 são até 40 km/h mais rápidos nas curvas
Como você deve saber a essa altura de 2017, os carros de Fórmula 1 deste ano terão pneus mais largos e aerodinâmica revista — ou seja: terão mais aderência mecânica e também mais aderência aerodinâmica. Isso significa que eles poderão ser muito mais rápidos nas curvas do que já eram em 2016. Mas quanto?
Bem, segundo os dados de simulação mais recentes divulgados pela FIA, os novos carros podem contornar algumas curvas em velocidades até 40 km/h mais altas que seus antecessores. Falando em tempos de volta, isso significa cerca de cinco segundos a menos que os carros de 2015. Isso também implica em maior dificuldade de uma disputa palmo a palmo, uma vez que carros muito próximos terão seu fluxo aerodinâmico afetado.
Com as velocidades mais altas também há a necessidade de readequar as barreiras de proteção e áreas de escape, uma vez que eventuais acidentes e saídas de pista acontecerão em velocidades mais altas.
Seria este o novo Mercedes-AMG Project One?
Manter um novo modelo em segredo até seu lançamento não é tarefa das mais fáceis para os fabricantes. Nos últimos anos foram poucos os que conseguiram guardar a identidade de seus lançamentos até o último momento antes da apresentação pública da novidade. Foi assim com o atual Mustang e está sendo assim com o Mercedes-AMG Project One.
O carro foi anunciado há quase seis meses e já estamos a pouco mais de oito meses de seu lançamento, mas até agora a única pista que temos sobre o visual do carro é um teaser escurecido da traseira do carro e um desenho feito com as linhas mais marcantes de sua silhueta — ambos divulgados oficialmente pela fabricante. As informações são tão escassas que nem mesmo os designers de plantão mais famosos estão fazendo suas renderizações especulativas.
É por isso que esta imagem acima, publicada pela Mercedes-AMG no Facebook, nos deixou um tanto confusos. Trata-se da banda Linkin Park visitando o centro de design da fabricante com um modelo em escala feito de argila ao centro. Seria ele o aguardado hipercarro da AMG?
É difícil dizer. A dianteira curta, a traseira longa e os para-lamas salientes indicam que se trata de um carro de motor central-traseiro. A janela lateral avança sobre o teto, o que pode indicar uma porta asa-de-gaivota ou com algum recorte mais avançado como no CLK GTR. Por outro lado, a dianteira é muito parecida com a do conceito gamer Vision Gran Turismo e o teto não tem um scoop, o que nos deixa em dúvida se este é realmente o Project One ou apenas um mock up do Vision Gran Turismo que acabou descartado em algum momento. Qual seu palpite?
Mini Countryman ganha versão JCW
Depois do hatch, do conversível e da perua Clubman, chegou a hora do crossover Mini Countryman ganhar o tratamento esportivo John Cooper Works. Isso significa que ele agora é equipado com o belo 2.0 turbo de 231 cv e uma série de acertos e refinamentos mecânicos para torná-lo mais afiado dinamicamente.
O motor, como já dissemos na avaliação do Mini JCW, é o mais potente já usado pela marca, e trabalha em parceria com um câmbio manual de seis marchas ou com o câmbio automático de oito marchas (no hatch são apenas seis). A diferença é que no Countryman os 231 cv são enviados para as quatro rodas. Independentemente do câmbio escolhido, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,2 segundos e a velocidade máxima é de 233 km/h.
A suspensão usa amortecedores adaptativos, que ajudam a tornar o carro mais confortável quando você não precisa de tanta precisão dinâmica, e bastante afiado no modo Sport. Os freios usam pinças de quatro pistões da Brembo e mal cabem por trás das rodas de 18 polegadas de série (ou opcionais de 19 polegada). O visual esportivo é completado por para-choques exclusivos da versão, um kit aerodinâmico com spoilers laterais e traseiro, bancos esportivos, volante esportivo, revestimento cinza escuro no teto e detalhes de acabamento exclusivos da versão.
Americano paga taxas do Departamento de Trânsito com 300.000 moedas de 1 centavo
Poucas coisas são tão irritantes quanto a falta de informações sobre um procedimento obrigatório por lei. Você sabe do que estou falando: você precisa de um certo documento na prefeitura e ninguém sabe te informar corretamente como conseguir. Um americano irritado por não conseguir encontrar o telefone do departamento de trânsito de seu estado, decidiu retribuir ao governo o transtorno que teve para se comunicar com quem deveria lhe servir.
Aconteceu no Estado de Virginia: Nick Stafford queria falar com o Departamento de Trânsito, mas não encontrou o telefone em lugar algum. Para conseguir o número ele teve que recorrer a uma lei análoga à nossa lei de acesso à informação, e ainda processou o estado por se recusar a fornecer os números do Departamento.
Como vingança, na hora de pagar as taxas incidentes sobre seus dois carros, ele decidiu simplesmente pagá-las com moedas de 1 centavo de dólar — 300.000 delas, para ser mais exato. O dinheiro, US$ 3.000, foi levado por Nick em cinco carrinhos de mão que, juntos, transportaram nada menos que 725 kg de moedas.