Quando a Chevrolet lançou o atual Corvette Z06, ela colocou as versões mais radicais do esportivo em um outro nível. Com o LT4 V8 de 6,2 litros sobrealimentado por um compressor Eaton R1740 TVS de 1,7 litros para produzir 660 cv, o Z06 chegou, encostou e superou o ZR1 da geração anterior — até então o Corvette mais potente de todos com 647 cv.
Na época, a primeira coisa que nos veio à mente foi: “Se o Z06 é o modelo intermediário, imagine como será o ZR1”. Pois a resposta está sendo revelada aos poucos.
O Corvette ZR1 C7 foi flagrado novamente em testes e, apesar de continuar com uma camuflagem pesada na dianteira, é possível que ele ganhe um novo capô com scoop e respiros diferentes do capô usado pelo ZR1 — ou quem sabe até uma janela para exibir seu intercooler, como a geração anterior.
Ainda não se sabe qual motor ele usará: parte da imprensa americana fala em uma versão ainda mais potente do LT4 supercharged do Z06, contudo, há quem diga que este motor está no limite de potência nesta configuração, que também é adotada pelo Camaro ZL1 e pelo Cadillac CTS-V. Por isso, também especula-se que ele irá usar um novo V8, batizado de LT5 e sobrealimentado por dois turbos, em vez de um compressor de polia. Com isso, a potência chegará próximo dos 700 cv, colocando o Vette ZR1 no território de supercarros europeus como o Ferrari F12 e o Lamborghini Aventador. Os rumores ganharam ainda mais força depois que o nome LT5 foi registrado nos EUA na semana passada.
O protótipo também está equipado com discos de freio enormes por trás de suas rodas de dez raios em forma de estrela — que aparentemente não são oferecidas em nenhuma outra versão do Corvette. Apesar de não estar instalada no protótipo, o ZR1 também terá uma asa na traseira, como indicam os suportes afixados na parte central do deck traseiro do carro.
O ZR1 também deverá ser oferecido com o câmbio manual de sete marchas e com o novo automático de dez marchas como opcional. O Chevrolet ZR1 C7 deverá ser apresentado no Salão de Detroit de 2017, e acredita-se que ele será o modelo de despedida da sétima geração, abrindo caminho para o Corvette “Zora” de motor central-traseiro.