Crateras que se abrem de repente e engolem tudo a seu redor aparecem de tempos em tempos — como a do Corvette Museum, que levou alguns carros incríveis consigo — e, claro sempre impressionam. O último caso, porém, talvez seja o mais assustador de todos — uma rua inteira da cidade de Baltimore, nos EUA, desapareceu engolida pela terra.
Aconteceu na 26th Street , por volta das 16h de ontem (1). De acordo com as testemunhas, um tremor antecedeu o colapso e segundos depois, um buraco do tamanho de um quarterão inteiro se abriu e engoliu pelo menos dez carros que estavam estacionados.
Pessoas que passavam pelo local começaram a filmar assim que notaram o abalo — e continuaram filmando até que o chão cedeu completamente sobre o túnel por onde passam os trilhos da transportadora CSX, uma atitude no mínimo ingênua, porém que rendeu vídeos impressionantes como este:
Testemunhas dizem, ainda, que cerca de uma hora antes do desmoronamento a rua havia cedido entre 15 a 20 cm em vários pontos — sinal de que havia algo errado, mas ninguém sabia exatamente o quê. Algumas pessoas estavam voltando para seus carros estacionados na rua e viram quando o buraco começou a se abrir, mas não puderam fazer nada a não ser assisti-los sendo engolidos (e gritar muito, como você deve ter percebido).
Nels Schumacher foi uma destas pessoas. Ele disse que “o chão simplesmente se abriu e os carros escorregaram. O muro de contenção cedeu com um estrondo gigantesco”.
“Foi como uma cena de Hollywood”, outra testemunha acrescentou, em entrevista à CBS Baltimore.
Apesar do choque visual — e das pessoas que se colocaram em risco para documentar tudo com seus smartphones —, os bombeiros não registraram nenhum ferido. Contudo, para garantir a segurança da população, várias ruas ao redor do local foram fechadas, e as casas do quarteirão foram evacuadas.
O trabalho de limpeza começou logo depois, com foco em desobstruir os trilhos para que os trens pudessem voltar a circular o mais rápido possível — o que aconteceu hoje pela manhã — e em tirar os carros da cratera, processo documentado pelo corpo de bombeiros em sua conta oficial no Twitter.
@BmoreCityDOT pulling one car from the edge of the collapsed road. CSX conducting debris removal below. pic.twitter.com/Ge9J3LLaCa — Baltimore Fire (@BaltimoreFire) 1 maio 2014
Contudo, a situação dos moradores é bem mais complicada: autoridades de Baltimore dizem que poderá demorar até 40 dias para que as pessoas possam voltar a suas casas. Enquanto isso, a prefeita Stephanie Rawlings-Blake diz que a cidade fará de tudo para ajudá-las a encontrar abrigo até lá.
O processo de estabilização do local, a fim de evitar novos deslizamentos, poderá demorar de 8 a 10 dias.