FlatOut!
Image default
Eventos Lançamentos Salão do Automóvel de SP

Creta, New Tucson e uma rival para Oroch e Toro: os destaques da Hyundai no Salão do Automóvel

Depois de se aventurar pelos sedãs grandes, “esportivos” e hatches compactos, a Hyundai volta a apostar pesado no segmento que a consagrou: o dos SUVs.

Tudo começou com o Hyundai Tucson, irmão do Kia Sportage de segunda geração, lançado em 2004. Suas linhas já são ultrapassadas, mas ele ainda vende bem. Tanto que, daqui a pouco tempo, ele conviverá com duas gerações mais novas.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-14

Mas primeiro, vamos falar do maior destaque da Hyundai no Salão: o SUV compacto Creta. Não faz nem uma semana que fizemos um post com absolutamente tudo o que há para saber sobre ele mas, com sua apresentação no Salão, é uma boa relembrar.

O Creta já é vendido desde 2015 em outros mercados emergentes, como a Rússia e a China. Nosso Creta tem as mesmas linhas básicas, mas detalhes como a grade e os para-choques têm visual diferente.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-15

A plataforma também muda: enquanto lá fora o Creta é feito com base no Hyundai i20, por aqui ele terá a plataforma do Hyundai Elantra, e herdará dele também o motor 2.0 Nu Mpi de 168 cv. O outro motor disponível será um 1.6 16v Gamma similar ao utilizado no HB20, porém equipado com comando duplo variável no cabeçote (admissão e escape) e 130 cv. O motor 1.6 pode ser acoplado a uma caixa manual de seis marchas, ou automática de seis marchas. O motor 2.0 só está disponível com câmbio automático.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-21

Se você esperava um SUV compacto como um EcoSport, irá se surpreender ao vê-lo pessoalmente: o Creta é maior do que parece. Com 4,27m de comprimento, 1,78m de largura e 2,59m de entre-eixos, ele se aproxima bastante do iX35, que tem 4,41m de comprimento, 1,81m de largura e 2,64 de entre-eixos. O iX35, aliás, fica logo acima dele e corresponde à segunda geração do Tucson lá fora.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-22

E é justamente a nova geração do Tucson, chamada de New Tucson, o outro destaque da Hyundai no Salão do Automóvel. O SUV, que ficará acima do iX35 e abaixo do Santa Fe, tem visual bem mais agressivo e será movido por um motor de 1,6 litro que, com turbo e injeção direta GDi, entrega 177 cv. A transmissão é de dupla embreagem e sete marchas.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-24

O Tucson será vendido em duas versões, GL e GLS, e mais uma versão especial de lançamento – todas com o mesmo conjunto mecânico. Entre os itens de série, o Tucson traz teto solar panorâmico, aviso de ponto cego e conectividade com smartphones, além de tudo o mais que se espera de um utilitário que parte de R$ 139.000.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-23

Até aqui, nada diferente do que a gente já esperava. Mas então deparamos com isto:

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-1

Esta é a picape Creta STC e, como o nome revela, é um conceito baseado no Creta. Se você encontrou semelhanças com a Renault Duster Oroch e a Fiat Toro, não foi por acaso: ainda que a Hyundai diga se tratar apenas de um exercício de design, não nos surpreenderemos se, caso o Creta faça o sucesso esperado, a fabricante coreana o utilize como base para uma caminhonete urbana.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-3 salao-sao-paulo-flatout-hyundai-2

Mas não é só isto: a Hyundai também levou para o estande dois conceitos baseados no HB20: um carro dourado fosco com rodas pretas, batizado de HB20 DSpec, e o HB20X JBK Concept Lyfe, feito em parceria com a fabricante de equipamentos de som JBL.

salao-sao-paulo-flatout-hyundai-4 salao-sao-paulo-flatout-hyundai-4 salao-sao-paulo-flatout-hyundai-5 salao-sao-paulo-flatout-hyundai-6