tabamonda e uma pequena cidade do interior cuja localizaçao e irrelevante como toda cidade tabamonda tem um prefeito e um vice prefeito tem uma camara de vereadores com nove cargos eletivos e seus respectivos comissionados alem de todas as secretarias e/ou departamentos que as cidades precisam ter para subsistir com pouco mais de 9 000 habitantes nenhuma fabrica e nada de turismo a economia da cidade gira em torno do comercio local serviços e um pouco de agricultura familiar seu pib per capita nao chega aos r$ 6 000 — o que significa que cada habitante produz menos de seis mil reais em um ano uma cidade pobre que mal subsiste [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] mas tabamonda foi agraciada com dois enormes corredores rodoviarios em seu territorio de forma que a cidadezinha se tornou a principal ligaçao entre as duas rodovias por suas ruas e pequenas avenidas passam diariamente milhares de carros motos onibus e caminhoes que encontram ali a passagem mais pratica e rapida de uma rodovia para a outra e essa ligaçao entre os dois corredores começa justamente na maior avenida da cidade que por ser periferica e subutilizada apesar de ter duas pistas separadas por um canteiro central a avenida e mais ou menos como essa o trecho e jurisdiçao municipal o que significa que a pequena tabamonda e responsavel pela administraçao sinalizaçao manutençao e fiscalizaçao daquele caminho pelo qual milhares de carros passam diariamente seria um problema para a prefeitura bancar uma via utilizada por gente que nem paga impostos a cidade mas graças a astucia da prefeitura os pouco mais de 3 000 metros daquela avenida se tornaram uma fonte de receita inigualavel na cidade tao desonesto quanto astuto o prefeito usou o proprio codigo de transito para reforçar os cofres da prefeitura o que ele fez simples com a avenida larga subutilizada e com as mesmas caracteristicas de construçao da rodovia os motoristas trafegam a uma media de 100 km/h por ali mas por medidas de segurança devido a um adensamento de casas em um loteamento acessado por esta avenida a prefeitura reduziu o limite para 70 km/h e depois para 50 km/h como recomendam as normas de segurança mas em vez de reforçar a sinalizaçao e criar elementos que ressaltem a necessidade de reduçao de velocidade a prefeitura de tabamonda simplesmente instalou as placas no bordo direito das pistas e adotou dois pares de radares moveis instalados a 100 metros das placas de velocidade entao o seguinte aconteceu os motoristas vinham a 100 km/h e nos primeiros 500 metros passavam por uma placa de 70 km/h no bordo da pista cem metros apos a placa com o novo limite esta um radar movel montado no canteiro central da pista ao lado dos postes de iluminaçao da avenida a sinalizaçao esta ali indicando a nova velocidade mas a prefeitura aproveitou o fato de a avenida estar em perimetro urbano para instalar o radar na distancia minima permitida por lei — entre 100 e 300 metros assim os motoristas que saem da rodovia em velocidade operacional sao multados durante a desaceleraçao visivel pero no mucho mais adiante a 500 metros dali vem a placa de 50 km/h tambem no bordo da pista e tambem seguida por um radar movel nos primeiros 100 ou 150 metros apos a placa discretamente montado ao lado do poste de iluminaçao desta vez os motoristas atentos conseguem reduzir a velocidade mas nem sempre a placa e visivel pois devido as suas dimensoes e a sua posiçao ela e por vezes ocultada por veiculos maiores na faixa da direita desta forma muitos motoristas acabam multados a velocidades que variam entre 60 e 70 km/h quem esta no rod oliveira nao enxerga a placa — que por sua vez nao esta irregular como resultado os quatro radares somados dois em cada sentido da avenida emitem uma media de 120 multas por dia — um numero relativamente baixo frente aos 6 000 carros que por ali passam diariamente porem estamos falando de mais de 43 000 multas com valor minimo de r$ 130 o que representa uma receita de r$ 5 59 milhoes para a prefeitura de tabamonda parece pouco mas fazendo uma conta simples com valores aproximados temos um pib de aproximadamente r$ 54 milhoes dos quais a prefeitura arrecada cerca de 18% que e a carga tributaria media da cidade ou cerca de r$ 9 72 milhoes uma receita de r$ 5 59 milhoes com multas portanto equivale a um aumento de quase 57% na arrecadaçao municipal claro a prefeitura de tabamonda sabe que a sinalizaçao e inadequada para o fluxo e que isso incorre na decadencia do direito de punir — algo que dara ganho de causa ao motorista que decida acionar a justiça contra a cobrança mas mesmo assim mantem a sinalizaçao deficiente porque ela esta de acordo com a lei e tambem sabe que a justiça local e mais lenta e mais cara que pagar uma multa o caso de tabamonda logo se espalhou dentro do partido de situaçao na cidade e tambem entre os municipios vizinhos as brechas no codigo de transito acabaram sendo adotadas em todo o pais a repetiçao como de praxe refinou o uso de forma que outros artificios foram explorados um dos artificios e adotar um limite inferior a velocidade operacional da rodovia e posicionar radares moveis no limite de distancia da placa que regulamenta o limite onde o motorista tende a assumir a velocidade natural da via — e acaba multado por exceder o limite de velocidade em ate 20% se voce terminou de ler este texto preocupado ou indignado fique tranquilo tabamonda nao existe e nunca existira e mera ficçao foto de abertura carlos souza ramos
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