Quando a Ferrari 365 GTB/4 chegou ao mercado em 1968, ela trouxe uma nova direção de design que influenciaria os esportivos da marca pelos 25 anos seguintes. Pela primeira vez uma Ferrari tinha faróis ocultos — fossem eles fixos ou escamoteáveis — o que resultaria na frente em forma de cunha que foi usada até o final dos anos 1990.
Não foi por acaso, portanto, que ela inspirou o lançamento mais recente da marca, a 12cilindri (se você quiser falar com a pronúncia italiana, é "dôditchi-tchilindri"). Foi ela também uma das primeiras Ferrari a ultrapassar a marca das 1.000 unidades — foram quase 1.400 unidades no total, um recorde de produção, na época. Por isso também, ela é relativamente fácil de se ver nos encontros de carros antigos, e ainda não chegou ao milhão de dólares em valor de mercado.
Isso, claro, se aplica aos modelos regulares, conhecidos como GTB/4 e GTS/4 (esta a conversível). Houve ainda 15 unidades de competição, todas feitas com carroceria de alumínio �