ha alguns dias a volkswagen comunicou que walter de silva chefe do departamento de design da companhia e responsavel por todas as marcas do grupo vai deixar sua posiçao no fim de novembro sera o fim de uma era que começou ha dezessete anos quando de silva começou a trabalhar para a volks e foi sem duvida uma das mais importantes de sua carreira so que ela começou bem antes nascido em lecco na italia em 1951 walter maria de silva começou a trabalhar como designer em 1972 com apenas 21 anos no centro stile fiat em turim ele ficou la por seis anos antes de migrar em 1978 para famoso instituto i de a de design — que nos anos 1980 e 1990 assinou modelos como os fiat tipo e tempra o alfa romeo 155 e o lancia delta alfa romeo 156 walter de silva continuou no instituto i de a ate o ano de 1986 quando foi contratado pela alfa romeo onde permaneceu ate 1999 na alfa ele foi o responsavel por uma grande mudança na linguagem de design da marca as formas retilineas que dominaram os modelos da decada de 90 como o classico 164 e o proprio 155 começaram a dar lugar a linhas mais sensuais e arredondadas o primeiro carro a apresentar estas caracteristicas foi o o hatch 145 lançado em 1994 — e seu sucessor o 147 tambem foi projetado por de silva deu para notar que apesar de ser uma das figuras mais importantes dentro da volkswagen nos ultimos anos walter de silva tem uma carreira irremediavelmente ligada as marcas italianas na verdade seu ultimo projeto na alfa romeo e considerado ate hoje um dos automoveis mais bonitos de todos os tempos e com ele que vamos começar a relembrar os carros mais marcantes da carreira de walter de silva o contraste entre o alfa romeo 155 e seu sucessor o 156 e gritante o primeiro como ja dissemos era um carro muito bonito mas parecia ter sido desenhado com uma regua pelo instituto i de a o 156 por sua vez despejava esportividade com sua dianteira baixa seu perfil aerodinamico e sua bela traseira alta curta e decorada por duas lanternas compridas e estreitas outro detalhe caracteristico era a impressao de que o carro tinha apenas duas portas pois as maçanetas traseiras ficavam camufladas na coluna c o alfa romeo 156 era vendido com motores de quatro cilindros 1 6 1 8 e 2 0 twin spark com duas velas de igniçao por cilindro melhorando a eficiencia da queima no entanto a versao mais cobiçada era a gta equipada com o maior motor produzido pela alfa romeo na epoca o v6 bussone de 3 2 litros e 30 6 mkgf de torque alem de levar o seda ou perua ate os 100 km/h em 6 3 segundos com maxima de 250 km/h o v6 tinha um ronco fabuloso [youtube id= iliyxrgi5py width= 620 height= 350 ] no entanto o detalhe que mais nos interessa agora e o seguinte em 2002 o alfa 156 passou por um facelift desenhado por giorgetto giuguiaro que desenhou o sucessor do 156 o belissimo alfa 159 em 2008 no entanto a versao gta continuou com o visual antigo muito mais querido pelos fas do modelo na verdade o alfa 156 e tao representativo que a propria vw fez mençao a ele na nota oficial sobre a saida de de silva dat ass e a gente pode concluir que de fato a volkswagen lamenta sua saida do grupo o alfa romeo 156 conseguiu destaque o bastante para que a vw se convencesse de que o cuore sportivo era exatamente o que faltava em seu portifolio — uma forma de unir a precisao alema a paixao italiana no entanto a fiat sequer considerava uma negociaçao na epoca e para dizer a verdade ate recentemente a volks ainda insistia — os ultimos boatos de sondagens alemas nas fabricas da alfa romeo sao de 2013 na epoca a fiat foi categorica e disse preocupem se com a seat ferdinand piech executivo chefe da volkswagen decidiu entao que se nao podia comprar a alfa romeo compraria ao menos seu designer — e assim em 1999 walter de silva assumiu uma cadeira justamente na seat divisao espanhola da volkswagen sua missao na nova casa era injetar mais esportividade aos carros da seat assim seus primeiros trabalhos foram dois conceitos o seat salsa em 2000 e o seat tango de 2011 da para ver a influencia de ambos nos modelos da seat lançados em meados dos anos 2000 como o leon de segunda geraçao e o ibiza de terceira geraçao seat leon nao parece mesmo um alfa romeo de fato a seat cresceu bastante depois disto e aos poucos conquistou uma bela reputaçao entre os entusiastas europeus — que hoje esta mais forte do que nunca graças a hot hatches bem velozes como o leon cupra 280 que ate pouco tempo atras detinha o recorde de nurburgring nordschleife para carros de traçao dianteira audi a5 o bom trabalho de de silva na seat acabou lhe rendendo uma promoçao em 2002 ele passou a ser chefe de design do extinto grupo audi subdivisao da volkswagen que englobava audi seat e lamborghini seu primeiro trabalho no novo cargo foi o audi a6 de terceira geraçao lançado em 2004 com linhas muito mais arrojadas a estreia da grade bocao que se tornou marca registrada dos audi desde entao e linhas angulares dividindo espaço com curvas sutis o a6 c6 inaugurou uma nova identidade visual para a audi que foi incorporada a toda sua linha a partir dali — sempre com a supervisao de de silva no entanto o carro que merece um lugar na lista e outro o audi a5 — que walter de silva ja disse ser seu trabalho favorito o a5 e produzido desde 2007 e desde entao ainda nao ganhou uma nova geraçao — o que so ajuda a entender porque de silva gosta tanto dele tanto a versao de duas portas quanto o modelo de quatro portas chamado pela audi de sportback tem aprovaçao unanime de publico e critica — a silhueta e extremamente agradavel as proporçoes sao harmonicas e a agressividade aparece na medida exata obviamente que sua versao mais interessante e a rs5 lançada em 2010 e equipada com o v8 fsi de 4 2 litros da audi capaz de entregar 450 cv e chegar aos 100 km/h em 4 4 segundos com maxima de 280 km/h [youtube id= 8xkbbclehl4 width= 620 height= 350 ] audi r8 tudo isto dito e impossivel nao mencionar tambem o r8 que marcou a estreia da audi no segmento dos superesportivos quer dizer de sua versao de produçao a primeira visao que o mundo teve do r8 veio em 2003 na forma do conceito le mans quattro projetado por frank lamberty e julian hoenig o conceito que foi levado para o salao de genebra para comemorar as tres vitorias consecutivas da audi em le mans 2000 2001 e 2002 ja tinha linhas muito parecidas com as que estrearam no modelo de produçao em 2007 mas indiscutivelmente ainda tinha cara de conceito o responsavel pela transformaçao foi walter de silva o designer fez um belo trabalho ao tornar o visual do le mans quattro mais realista e contemporaneo sem matar totalmente sua area futurista em uma entrevista concedida ao site car body design em 2007 pouco tempo antes do lançamento do r8 de silva disse que a intençao era criar um esportivo poderoso porem de elegancia excepcional o conceito apresentado em 2003 era a base perfeita a agressividade natural vinha da silhueta tipica dos automoveis de motor central traseiro e era amplificada pelas enormes entradas e saidas de ar na dianteira e na traseira alem da lamina a frente das rodas traseiras que auxiliavam no arrefecimento do v10 de 5 2 litros emprestado do lamborghini gallardo que tambem fornecia a plataforma a elegancia fica por conta do perfil suave e da ausencia de aparatos aerodinamicos destacados — os elementos que ajudam na estabilidade e no downforce sao sutilmente integrados a carroceria enquanto os dutos no assoalho e difusores fazem o papel da asa traseira na verdade o design do audi r8 e tao marcante que sua segunda geraçao que ja foi apresentada mas ainda nao chegou as ruas manteve boa parte da identidade do modelo anterior no entanto recebeu linhas mais angulosas e agressivas principalmente no formato dos farois e da grade — tendencia que vejam so ja havia começado a aparecer ainda que discretamente na segunda geraçao do audi tt que tambem foi projetada por walter de silva volkswagen scirocco o que nos traz por fim a chegada de walter de silva ao posto de designer chefe do grupo volkswagen em 2007 e ele chegou metendo os pes na porta seu primeiro projeto foi o golf mk6 — que foi em essencia uma reestilizaçao da quinta geraçao aclamada por sua dinamica porem criticada pelo visual da carroceria e pelo acabamento simplista do interior a sexta geraçao do golf foi a primeira a empregar a presente identidade visual dos modelos da volkswagen que e quase minimalista e presente em praticamente todos os modelos vendidos atualmente pela marca se hoje ela ja perdeu um pouco da graça nao se pode dizer o mesmo do carro que a introduziu em 2008 o volkswagen scirocco a primeira geraçao do scirocco foi apresentada em 1974 quando de silva ainda era um jovem designer iniciante na fiat ele era um hatchback de dois lugares baseado no golf de primeira geraçao porem com uma proposta mais esportiva — algo que segundo consta levou a volkswagen do brasil a inspirar se nele em vez do golf para projetar o gol bx o scirocco e uma especie de lenda local para os entusiastas europeus mas nao fez muito sucesso em outros mercados e suas duas geraçoes anteriores que usavam a mesma plataforma e ainda sao meio desconhecidas para muita gente aqui no brasil por isso a vw demorou tanto tempo para retomar a linhagem — o scirocco mk3 so apareceu no salao de paris de 2006 quando foi apresentado o conceito iroc a base era o golf de quinta geraçao e o motor um tsi dois litros com turbo e 200 cv boa parte das caracteristicas foram levadas para o modelo de produçao — a grade minimalista entre dois farois amendoados a linha de cintura ascendente o para brisa bastante inclinado e a bela traseira tudo estava no carro que começou a ser fabricado em 2008 o grande trunfo do scirocco era juntar a boa dinamica do golf a uma embalagem mais apelativa e tudo fica ainda melhor se estivermos falando do scirocco r que usa uma versao de 268 cv do motor 2 0 tsi agora ate da para entender o fato de o scirocco nao ser um carro muito comum — mais ou menos como o a5 ele e um carro de nicho no entanto influencias de seu design podem ser vistas em praticamente todos os volkswagen lançados desde entao do polo ao passat nao e para menos quando nao foram projetados pelo proprio de silva caso do volkswagen polo do cupe cc e do suv touareg por exemplo ao menos os modelos foram criados com sua supervisao volkswagen up o nosso volkswagen gol de terceira geraçao ou quinta se voce considerar o g2 e o g3 como geraçoes lançado em 2008 teve a dianteira reestilizada quatro anos depois em 2012 — e foi um dos ultimos modelos a receber a assinatura criada por walter de silva no entanto aquela altura a family face ja nao era exatamente novidade e mesmo alguns fas da marca começaram a manifestar certo tedio com ela assim nao demorou para que o proprio de silva rompesse com a identidade visual com aquele que acabou se tornando o ultimo carro projetado por ele na volks o compacto up o primeiro conceito que ja adiantava boa parte das linhas do carro mas apresentava proporçoes bem mais ousadas quase caricatas data de 2007 a versao de produçao foi lançada na europa em 2011 substituindo o volkswagen fox — que veja so era exportado daqui desde 2005 se o hatch brasileiro nao fez muito sucesso no velho mundo por causa do acabamento simplorio demais o mesmo nao pode ser dito do up que agradou no design no aproveitamento de espaço e na qualidade de construçao por fora e por dentro e ainda agradou em cheio ao trazer alguma variedade no design com sua tampa traseira de vidro farois maiores uma grade falsa de um unico filete na dianteira e um grande emblema da vw no meio o up foi lançado no brasil em 2014 e tinha a missao de substituir o gol g4 como modelo de entrada da volks no brasil no entanto o moderno projeto europeu acabou elevando seu custo final para isto tambem contribuiram as diversas modificaçoes para adequar um subcompacto europeu ao segmento dos populares brasileiros — que incluiram um aumento no entre eixos que acabou diluindo um pouco o arrojo do desenho original de de silva e ele tambem perdeu a tampa de vidro de qualquer forma o up tambem foi aclamado no brasil por introduzir o novo motor de 1 0 de tres cilindros e 80 cv e por seu comportamento dinamico — alem e claro da ainda mais recente versao turbinada que e capaz de produzir 105 cv e entrega desempenho bem empolgante mesmo nao sendo exatamente um esportivo leia o review do speed up aqui da para dizer sem duvida que mesmo neste momento delicado para a volkswagen sua trajetoria foi encerrada em grande estilo a fabricante nega explicitamente que o recente escandalo do dieselgate tenha influenciado a decisao do designer e frisa que ele continuara prestando serviços de consultoria para a volkswagen no entanto acreditamos ter evidencias suficientes aqui para dizer que definitivamente a volks nao sera mais a mesma sem walter de silva
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