— leo voce vai na f50 foi assim seco e direto que consegui uma carona em uma das 349 ferrari f50 produzidas e a unica do brasil eu havia acabado de chegar ao velopark com o pessoal do dream route recem saido do um mclaren mp4 12c com 720 cv que me levou ate la e estava procurando por um italiano chamado valentino balboni quando recebi o recado se vai ser assim de cara entao vamos la a f50 esta com o teto rigido afixado abro a porta do passageiro e penso por um instante qual sera a melhor forma de entrar no carro o banco e mais baixo que a soleira o teto e baixo a caixa de roda e enorme e eu estou acima do peso ideal alem de ser o mais alto dos flatouters com 1 85m ironicamente sempre achei a f50 mais bonita com o teto rigido encaixado nos bancos pretos com a parte central vermelha — exatamente como nas miniaturas que tive nos anos 1990 — puxo a porta para fecha la e reparo a plaqueta colada proximo a dobradiça com o final 01919 e o vin mais baixo estampado em uma f50 segundo a ferrari o que significa que esta nao e uma das 349 f50 produzidas em serie e sim o segundo dos tres carros da pre serie que ficou sob os cuidados da pininfarina em seu estande no salao de genebra em 1995 foi usado em algumas fotos de divulgaçao e apareceu na pagina 19 da ediçao #2 da revista japonesa scuderia e bem provavel que ele seja o mesmo carro que eu admirava nos posteres da parede do meu quarto mas so me dei conta disso agora escrevendo o texto a ferrari f50 e inexplicavelmente o patinho feio da linhagem de especiais de maranello ela nao fez o sucesso da f40 nem foi revolucionaria como a enzo e talvez por isso nao seja aclamada ou desejada pelos fas e colecionadores mundo afora pode ter a ver com o visual noventista do carro que tem algo organico meio luigi colani mas se ha algum carro produzido em serie que merece a alcunha de formula 1 para as ruas esse carro e a f50 por baixo da carroceria de fibra de carbono ha um monocoque do mesmo material e o conjunto v12 com o cambio de seis marchas e o ponto de apoio de toda a traseira do carro — da suspensao a carroceria — como voce vera mais adiante nas fotos e no video e de repente ali estava eu tentando encontrar uma posiçao descobrindo a profundidade absurda do tunel para as pernas sob o painel as primeiras voltas foram de reconhecimento um passeio para fotos e videos que os organizadores do evento estavam produzindo em baixa velocidade fica ainda mais claro por que este e um carro de corrida para as ruas o motor ainda em aquecimento ronca como se estivesse reclamando por estar girando baixo os pedriscos da pista estalam na carroceria e absolutamente todos os movimentos da suspensao sao transmitidos ao cockpit por suas buchas solidas https //www youtube com/watch v=wxrwz2cxhdm tudo isso desaparece quando voce parte para as voltas rapidas e poe o v12 para esticar as bielas na pista vem a comprovaçao do apelido carro de corrida para as ruas a suspensao copia o piso a direçao exige movimentos curtos o motor enche rapido mesmo com a faixa vermelha começando em 8 500 rpm e o clique da alavanca na grelha metalica soa como um gatilho que dispara seu corpo cada vez mais alucinadamente para a frente a pista cheia nao permitiu uma volta rapida como seria ideal — isso so aconteceu horas mais tarde quando um certo italiano assumiu o comando de um carro que lhe parecia proibido ate alguns anos sim flatouters valentino balboni o homem que definiu a dinamica dos supercarros da lamborghini decidiu fazer com a f50 o que fez com o miura sv o countach o diablo o gallardo e o murcielago — e saiu do carro dizendo que a f50 e muito parecida com este ultimo em seguida com o carro descansando nos boxes do velopark pude conhecer os detalhes do carro para continuar nossa serie dos supercarros em detalhes que voce nunca viu começando pela entrada no carro a maçaneta externa como na f40 e uma lingueta que aciona o mecanismo que solta a porta ela nao tem ligaçao com o pino da trava interna o que me fez quase quebrar a lingueta porque vi o pino levantado e achei que a porta estava destravada o trancamento externo e simplesmente feito por uma volta na fechadura que impede a lingueta de ser levantada logo atras fica o bocal do tanque de combustivel que na f50 e posicionado entre o monocoque e o motor como ele nao e dividido em dois recipientes como na f40 ha apenas um bocal logo atras da porta do motorista abrindo a porta voce topa com uma soleira elevada bancos colados no chao e o espartano porem belissimo painel de fibra de carbono da porta e a plaqueta que indica o primeiro dos vin usados nas f50 la dentro mais fibra de carbono assoalho soleira tunel/console central faixa central do painel e bancos com o teto rigido instalado e os vidros fechados o ar condicionado fica permanentemente ligado como voce deve ter percebido nao ha comandos de ventilaçao no painel eles ficam em um lugar menos convencional — e que remete a testarossa o botao direito ajusta a temperatura e o esquerdo a velocidade da ventilaçao e so ao lado como voce ve fica o pisca alerta e a frente a bela grelha do cambio e seus sete slots cravada no tunel de fibra de carbono do monocoque a manopla tambem e de fibra de carbono no hemisferio superior e metal na parte de baixo seis marchas e re dogleg a primeira fica no trilho da segunda nao e muito racecar mas voce nao vai reclamar vai abaixo a pedaleira com os atuadores expostos e a coluna de direçao logo acima mais acima ao lado esquerdo da direçao fica o interruptor da lanterna de neblina o desembaçador do para brisa e o sistema de levantamento da suspensao dianteira para nao ficar encalhado em rampas a grade circular mais embaixo e o sensor de temperatura para o ar condicionado automatico o quadro de instrumentos e retroiluminado e tem indicaçao digital de marcha no conta giros e um display de velocidade na parte inferior direita do velocimetro o volante momo foi o ultimo das super ferrari sem airbag na caixa de roda esquerda voce ve a lingueta que abre o compartimento dianteiro nos ja vamos ate la abaixo o painel em detalhes agora sim no porta malas da f50 como voce pode notar nao ha espaço para quase nada ali essa caixa na parte superior direita da foto e o porta bolsa onde voce acomoda a bolsa original que acompanha a f50 as ventoinhas ventilam o radiador do motor que fica ali na dianteira elas podem ser vistas com o capo fechado naquelas aberturas caracteristicas da f50 a plaqueta p2 3 identifica o segundo de tres modelos de pre serie e o reservatorio logo ao lado guarda o fluido de freio — o cilindro mestre fica abaixo dele escondido logo acima da plaqueta p2 3 fica a chave geral que desativa a bateria — que esta logo abaixo do porta bolsa no outro lado voce pode ver o reservatorio de fluido refrigerante do ar condicionado a esquerda a plaqueta com o vin e mais abaixo um chicote e a passagem do duto de arrefecimento dos freios que sao as aberturas na parte inferior do para choques os farois sao ajustados com o capo aberto e usam um projetor superelipsoidal para a luz alta e um projetor convencional para o farol baixo antes de fechar o capo uma olhada na caixa de roda de fibra de carbono sua tranca convencional e a ancoragem das portas passando pela lateral podemos ver o vigia que e integrado ao teto rigido com o carro aberto ou coberto com a capota de lona esse deck traseiro da lugar a um par de santantonios ainda na lateral uma olhada nos recortes que levam ar aos freios e ao radiador no teto deste recorte fica a abertura que capta o ar fresco para o motor ha uma abertura em cada lado como veremos no video mais adiante os radiadores laterais servem para o oleo do cambio na esquerda e para o ar condicionado direita abaixo as iconicas rodas em forma de estrela note que a remoçao da roda embora seja por cubo central usa uma capa que fica presa por um parafuso menor no orificio logo abaixo voce tem que solta la antes de remover a porca central e finalmente chegamos a traseira a asa nao e 100% integrada em peça unica a foto nao mostra com clareza mas com atençao voce notara a junçao da folha central as curvas integradas a tampa do motor antes de abrir o compartimento uma olhada de perto nas lanternas no conjunto de fora fica a lanterna e a seta no conjunto interno ficam a luz de freio e a luz de re o painel traseiro e todo vazado em tela sem nenhuma ocultaçao do motor afinal voce nao esconderia o destaque da f50 esconderia e finalmente o v12 f130 com seus 4 7 litros 520 cv e 47 9 kgfm e como um legitimo carro de corridas o motor e o cambio sao componentes estruturais abaixo voce pode ver os pontos de fixaçao da suspensao e da estrutura da carroceria traseira na carcaça do cambio logo ao lado do reservatorio do respiro da lubrificaçao abaixo o cabeçote do v12 e os dutos da admissao que alimentam as 12 sim 12 borboletas no topo direito e parte do coletor de escape no lado esquerdo mais acima a caixa de ar com o cavalinho rampante e a assinatura do carro aqui temos a suspensao podemos ver o braço triangular superior e a pushrod que atua o coilover passando por entre ele ha um segundo braço triangular inferior por isso chamam se sobrepostos ligado na parte inferior da carcaça do cambio o movimento do pushrod atua um balancim que comprime ou distende o amortecedor inboard que e eletronicamente ajustavel em carga e tambem movimenta uma bieleta a peça cinza ao lado das linhas hidraulicas ligadas ao cambio conectada a uma barra que por sua vez e conectada a outra bieleta identica no lado oposto nesta foto abaixo ela aparece em mais evidencia trata se da barra estabilizadora da suspensao traseira na parte inferior direita da foto tambem e possivel ver o suporte de afixaçao dos abafadores do escape no cambio acima dos abafadores fica o suporte do para choques e para lamas traseiros a afixaçao esta em close aqui para ficar mais claro fiz um video apontando cada detalhe desse layout e tambem explicando melhor o caminho do ar na admissao https //www youtube com/watch v=jibmey0hrpq fotos leonardo contesini/flatout iuri zanella painel cleber bernuci volante rm sotheby s pedais e bocal jhonata steimetz/dreamroute pitlane
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.