uma viagem pelos principais destinos automotivos da europa e o grande sonho de varios entusiastas de todo o mundo o leitor carlos eduardo almeida realizou este sonho ha alguns meses e esta compartilhando sua experiencia conosco se voce ainda nao leu aqui estao a primeira a segunda e a terceira partes desta historia agora nesta quarta parte carlos passa por stuttgart cidade da porsche e tambem da mercedes benz apos vencer os aproximados 330 km entre kelberg e stuttgart cheguei no albergue que passaria aquela noite eram quase 23h estava cansado e empanturrado de chocolate a unica coisa que pensava era na cama que iria dormir como cheguei tarde o quarto estava cheio e apenas a minha cama restava ser ocupada guardei minha mochila tentando ser o mais silencioso possivel e coloquei o celular para despertar cedo precisava devolver o carro que me trouxe de volta do inferno antes de partir para os dois pontos que me interessavam mercedes straße e porscheplatz mesmo cansado foi dificil pegar no sono ainda estava extasiado com o os dois ultimos dias dirigir uma bmw m135i manual e um toyota gt86 naquele mito foi um dos poucos momentos na minha vida que eu desejei ter o controle do tempo para faze lo passar mais devagar no dia seguinte antes das 7 horas estava de pe apenas peguei minha mochila la estavam meu passaporte camera fotografica gopro e o dinheiro que me restava pra fazer a viagem e sai para devolver o carro retornei ao albergue por volta de 8 30 para ai sim tomar um merecido banho cafe da manha reforçado e partir para o primeiro dos dois museus que visitaria naquele dia nachste station neuwirtshaus porscheplatz moleza de chegar ao descer do trem voce ja avista o fundo do predio onde funciona o museu e a oficina de restauraçao ja de cara vi alguns carros bem interessantes ali o dia prometia o museu da porsche nao e grande mas se eu tivesse uma cadeirinha e um isopor com cerveja ficaria tranquilamente o dia inteiro ali chama atençao a fachada do predio assimetrico e com pilotis e uma construçao que destoa das outras ali a saber concessionaria e um predio administrativo ambos porsche antes da entrada ficam alguns modelos parados e assim que voce entra descobre que pode fazer um passeio pago e que aqueles carros sao usados para isso como dessa vez nao tinha tempo sobrando comprei minha entrada e tratei de subir a escada rolante que me levou para o inicio da exposiçao a historia e contada de forma cronologica ate certa parte do museu onde as criaçoes de ferdinand ferry e butzi acabam se misturando voce acaba vendo criaçoes geniais do dr ing porsche la como os primeiros carros eletricos projetados por ele um trator o fusca e a historia nefasta por tras do besouro que ate combina com o sisudo preto da carroceria do especime la exposto os 356 550 e outros derivados tanto de corrida como de rua a medida que se vai caminhando e subindo no museu a historia dessa marca incrivel vai sendo contada pelas peças ali expostas chamaram minha atençao alguns de meus herois como o primeiro 911 que na humilde opiniao deste escriba e a epitome da beleza automotiva na simplicidade e pureza de suas formas; o 917 em suas varias formas incluindo o rarissimo prototipo com motor 16 cilindros e a versao turbo do mark donohue conhecido como das beste ; o primeiro 911 carrera rs 2 7; o motor do 917 biturbo desmontado e o porsche 959 desde o primeiro prototipo passando pelo gruppe b e a versao de produçao antes de ir para o proximo paragrafo vou sugerir um exercicio multissensorial coloquem essa musica para tocar e abram qualquer uma das foto abaixo em tela cheia foi assim que eu vi esses carros ao vivo muito pretensiosamente admito estou tentando passar um pouco do que eu senti vendo eles ao vivo e acho que a musica enriquece a fotografia desses carros maravilhosos obvio que tinham outros carros incriveis la como o 911 gt1 ganhador de le mans todas as geraçoes do 911 turbo o carrera gt um 959 de rally etc mas os anteriores sao tao fantasticos que so eles ja valeram a visita ao museu eu ficaria horas a fio apenas admirando esses carros se alguem ousa dizer que carros nao podem ser obras de arte essa pessoa e na verdade um neandertal digno de pena o que eu vi la era arte pura [gallery columns= 5 link= file ids= 80182 80183 80184 80185 80186 80187 80188 80195 80194 80193 80192 80191 80190 80189 80202 80201 80200 80199 80198 80197 80196 80206 80205 80204 80203 ] nessa brincadeira ja eram perto de 14h a fome bateu e como me sobrou uma grana da sessao de trackday que nao consegui fazer era hora de almoçar e torrar tudo na loja de souvenires veio na mala duas camisetas dois bones poster ima de geladeira e caneca essa dei de presente pro meu velho que coleciona canecas so nao comprei mais porque algumas coisas nao tinham meu numero ou estavam absurdamente caras tinha que salvar uns trocos porque afinal ainda iria no museu da mercedes benz e bmw voltei para a estaçao neuwirtshaus com a mochila bem mais pesada mais do que as coisas compradas la a mochila estava cheia de sensaçoes boas e expectativas realizadas nachste station neckarpark stadion essa e a ultima estaçao da linha u11 e a mais proxima do museu porem como havia um parque de diversoes cannstatter wasen em funcionamento esta era a ultima estaçao resultado tive que descer uma estaçao antes do previsto adivinhem o nome dela e caminhar cerca de 1 km ate chegar ao museu confesso que nao fiquei muito feliz com isso mas esqueci dos meus pes doendo do calo de viagem e da bolha enorme no meu pe assim que avistei o predio uma construçao nao muito alta mas imponente ja havia gostado do predio do museu porsche mas achei esse ainda mais belo num instante apertei o passo para entrar logo la e começar a visita e ai eu realmente fiquei maravilhado o predio e ainda mais bonito por dentro comprei meu tiquete coloquei a mochila no guarda volumes e sai de camera em punho para começar a visita ja de cara os elevadores sao uma atraçao a parte chamados de capsulas do tempo sao compridos com design curvo e uma janela em forma de viseira belissimos e inusitados porem casam perfeitamente com a paisagem dentro deles couro e alcantara marrom claro revestem as paredes e da janela e possivel ver um rapido video projetado na parede oposta e que sobe junto conosco dos tres museus de carros que eu visitei foi disparado o que eu achei mais legal tanto para fanaticos quanto para quem nao gosta de carro ele conta a historia mundial por meio dos veiculos criados pela empresa desde o primeiro automovel a primeira motocicleta sim karl benz criou a primeira motocicleta e nao ela nao se parece com uma bicicleta com motor ate o que eles tem de visao de futuro a visita começa no ultimo andar e vem descendo em espiral ate retornar ao terreo exatamente como estava estruturado o pavilhao da marca no iaa ao longo do caminho existem algumas asas que levam a exposiçoes paralelas como a dos meios de transporte da marca usados por famosos caminhoes e uma itinerante especial do c111 utilizado em estudos do motor wankel e para recordes de velocidade a cada nivel e nas rampas de descida existem paineis contando a historia de cada periodo a musica ambiente e condizente e os veiculos que estao la sao representantes tambem da epoca retratada e possuem grande importancia para a marca entao nao se espante de ver lado a lado o 300 slr uhlenhaut coupe e um caminhao muito comum por aqui isso tudo faz sentido [gallery columns= 4 link= file ids= 80210 80211 80212 80213 80214 80215 80216 80217 80218 80219 80220 80221 80222 80223 80224 80225 80226 80227 80228 80229 80230 80231 80232 80233 80234 80235 80236 80237 80238 80239 80240 80241 ] terminei a visita ao museu pontualmente as 18 horas ao final da visita um mimo como cortesia ganhei o cordao que pendurava o audio guia ao meu pescoço ja na loja de souvenires uma decepçao apesar de bem maior que a da porsche nada me agradou a nao ser um bone que foi a unica coisa que comprei la ainda caminhei 1 km de volta a estaçao dessa vez meu rumo foi para o aeroporto onde torrei uma grana legal e aluguei um carro fantastico para encarar um novo trecho de autobahn por esse carro eu me apaixonei perdidamente e ela ate ganhou um nome mesmo sendo um caso rapido de um dia mas isso fica para a proxima ate la
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