jogar simuladores de corrida e uma forma mais acessivel e menos perigosa de experimentar a sensaçao de pilotar um bolido na pista diferentemente dos arcades que simplificam a experiencia a acelerar frear e virar na hora certa ou ate menos do que isto os simuladores levam em consideraçao diversas variaveis do mundo real e a fisica de um carro de verdade para recriar a experiencia da forma mais realista possivel hoje em dia o nivel de realismo dos simuladores esta altissimo ha titulos que recriam com fidelidade campeonatos de multiplas categorias com pistas do mundo real escaneadas a laser e reproduzidas a perfeiçao e a possibilidade de realizar milhares de ajustes diferentes no seu carro a fim de torna lo mais apropriado para as condiçoes de cada evento tudo arrematado com graficos de cair o queixo mas nem sempre foi assim o pessoal da donut media que ha alguns meses produziu um belo video com a evoluçao dos volantes dos carros de formula 1 desta vez decidiu fazer o mesmo com os simuladores de corrida o resultado e uma retrospectiva ilustrada e animada muito bacana com os principais simuladores lançados da decada de 80 aos dias atuais e todos os avanços que eles trouxeram neste periodo para quem curte e nostalgia na certa [youtube id= l9n7ckujiic width= 620 height= 350 ] o video começa com chequered flag de 1983 o game foi um dos primeiros simuladores para um computador domestico o spectrumzx da sinclair research que usava arquitetura 8 bit olhando para ele voce nao se impressiona muito com os graficos 2d pixelados e coloridos mas chequered flag esta entre os primeiros games de corrida a se preocupar em reproduzir a dinamica dos carros na pista embora ainda nao existissem engines fisicas plenamente capazes de faze lo o game tinha tres carros sendo que dois deles se chamavam ferretti e mcfaster em referencia a ferrari e a mclaren que foram respectivamente campea e vice campea da temporada de 1982 na formula 1 revs de 1984 trouxe um pouco mais re realismo nos graficos e contava com o circuito de silverstone como unica pista disponivel uma ausencia sentida por nos foi pole position lançado pela namco em 1982 pesquisadores da historia dos games de corrida apontam o jogo que foi pioneiro em alguns aspectos como a perspectiva em terceira pessoa com o carro visto por tras e a necessidade de completar uma volta de classificaçao antes das corridas [youtube id= i2harfckazk width= 620 height= 350 ] pole position trazia alguns circuitos do mundo real como fuji speedway e tinha graficos e efeitos sonoros avançados para sua epoca foi no fim da decada de 1980 com titulos como winning run lançado pela namco em 1988 e hard drivin lançado pela atari em 1989 ambos sao os primeiros arcades de corrida a fazer uso de graficos tridimensionais ainda eram uma modelagem primitiva com poligonos grandes e cores vibrantes sem muitas sombras e texturas mas ja era um avanço [youtube id= qcwg7tggzlc width= 620 height= 350 ] winning run era inspirado no campeonato de formula 1 da epoca enquanto hard drivin te colocava ao volante de um carro esporte carissimo inspirado na ferrari testarossa hard drivin traz consigo o marco de ter sido o primeiro arcade com cambio e embreagem funcionais para diferencia lo dos outros simuladores os desenvolvedores adicionaram manobras radicais e obstaculos na pista e a fisica realista para a epoca justificava o nome hard drivin [youtube id= opymnz1wbn0 width= 620 height= 350 ] nesta mesma epoca surgiu indianapolis 500 the simulation considerado um dos primeiros simuladores domesticos de verdade o game incorporava detalhes que contribuiam para o envolvimento do jogador com todos os aspectos da corrida como a possibilidade de trocar pneus amortecedores e componentes aerodinamicos alterando o comportamento do carro em curvas estas alias deveriam ser contornadas com cuidado dosando aceleraçao e frenagem na proporçao certa ou o carro perderia aderencia e sairia da trajetoria antes de indianapolis 500 este tipo de interaçao do carro com o cenario ainda era algo incomum e foi o que começou a separar mais os arcades dos simuladores [youtube id= zd_eugqnrom width= 620 height= 350 ] a decada de 1990 foi certamente uma das que mais trouxeram evoluçoes nos simuladores f1 grand prix da microprose foi lançado em 1992 e imediatamente condecorado como o simulador mais realista de seu tempo desenvolvido por geoff crammond o mesmo que programou chequered flag nove anos antes trouxe uma melhoria significativa nos graficos e na fisica e foi o primeiro simulador a permitir slip streaming quando se pegava vacuo no carro que estava a frente o modo carreira trazia dezesseis etapas correspondentes as corridas da temporada de 1991 com equipes e pilotos do mundo real retratados fielmente ate as cores dos carros e capacetes exceto pelos nomes que foram trocados por nao serem licenciados as pistas tambem eram fieis as locaçoes no mundo real e os ajustes em diversos aspectos do carro estavam cada vez mais sensiveis e realistas a papyrus design criadora de indianapolis 500 contra atacou com indycar racing em 1993 com mais circuitos graficos ainda melhores e seu maior trunfo pilotos e equipes licenciados no ano seguinte seguiu com nascar racing que foi um dos primeiros a contar com um sistema de modelagem de danos nos carros os carros ficavam destruidos mesmo e o sistema de colisao tambem incluia danos ao conjunto mecanico e a estrutura do carro os graficos eram o que havia de melhor em 1994 e apenas os computadores mais poderosos davam conta de rodar o simulador a partir da segunda metade da decada de 90 com o advento da internet comercial simuladores como grand prix 2 e nascar 2 começaram a incorporar recursos online como rankings mundiais e comunidades [youtube id= mzt6cuhyeay width= 620 height= 350 ] era o inicio da era moderna dos simuladores de corrida que se estabeleceu de verdade quando os computadores com placas de video dedicadas começaram a se popularizar com mais processamento dedicado aos graficos os simuladores ganharam texturas muito mais realistas efeitos visuais como chuva e neve um dos primeiros titulos a se valer dos novos recursos foi grand prix legends de 1998 que inaugurava uma nova engine grafica e trouxe um nivel inedito de customizaçao dos carros pistas e equipes havia tambem um modo online que permitia que se disputasse corridas em dupla com gamers de todo o planeta paralelamente em 1997 foi lançado gran turismo para playstation apesar de ser uma plataforma menos poderosa que os computadores o console dava conta de entregar graficos relativamente realistas e de conferir uma jogabilidade intermediaria entre um arcade e um simulador com controles mais complacentes e uma variedade um pouco menor de ajustes tudo voltado para gamers menos hardcore [youtube id= vn xzufotjk width= 620 height= 350 ] com o passar dos anos gran turismo e suas sequencias se tornaram muito populares como introduçao ao mundo do sim racing e tambem entre os que querem algo mais realista que um arcade sem se comprometer com um simulador mais complexo forza motorsport rival de gran turismo lançado para xbox veio em 2005 e segue a mesma linha entre os pcs o aumento da capacidade dos processadores e unidades graficas tornou possiveis titulos cada vez mais realistas fossem em simulaçao de formula 1 corridas de turismo provas em ovais ou ralis o inicio dos anos 2000 trouxe titulos como iracing rfactor e live for speed aquela altura melhorias graficas ja haviam deixado de ser prioridade nos simuladores havia algum tempo e o foco era aperfeiçoar cada vez mais a fisica dos carros especialmente dos pneus em contato com o asfalto introduzindo algoritimos para tornar seu comportamento cada vez mais realista e aumentar o nivel de customizaçao mecanica [youtube id= 9lteayan16c width= 620 height= 350 ] as engines eram construidas de modo a estimular a criaçao de modificaçoes pela propria comunidade de usuarios resultando em possibilidades literalmente infinitas de circuitos e veiculos a propria fisica dos games podia ser alterada ao gosto dos programadores amadores que o faziam simplesmente para ajudar a tornar o game cada vez mais atraente para a comunidade e por isto que muitos destes titulos especialmente rfactor e iracing continuam entre os mais populares mesmo mais de dez anos depois do lançamento e claro que titulos mais modernos nao deixaram de ser lançados games feitos com tecnologia atual naturalmente sao ainda mais realistas do que games antigos atualizados com mods assetto corsa que tambem e um paraiso para modders e project cars sem duvida sao os grandes nomes entre os simuladores atuais e project cars 2 sera lançado no fim de 2017
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