enfim mais um ano chegou e voce sabe o que isto significa que dezenas de carros incriveis completarao 30 anos e finalmente poderao ser importados legalmente para o brasil para te poupar do trabalho sujo e ingrato de ter que escolher seu novo carro importado mentira quem nao gosta de um window shopping automotivo nos selecionamos oito modelos que completarao tres decadas de lançamento em 2015 poderao atravessar os mares e desembarcar na sua garagem claro que nunca e demais lembrar que encontrar um carro de tres decadas e so o primeiro passo alem de voce precisar esperar alguns meses dependendo do modelo e obrigatorio que ele tenha 30 anos completos o processo de importaçao de um carro e doloroso no bolso e bastante burocratico so que nao e impossivel — temos ate um guia que vai te adiantar boa parte dos percalços antes de continuar recomendamos fortemente a leitura ou a releitura pronto entao vamos la chevrolet camaro iroc z todos parecem lembrar da primeira geraçao do camaro lançada em 1967 para competir com o mustang ou da segunda geraçao de 1970 que e bem melhor que o desastre estilistico chamado mustang ii de 1974 ao menos ele tem uma bela suspensao dianteira muito adaptada em projetos pro touring a partir da terceira geraçao lançada em 1982 o camaro ficou mais moderno ganhou opçoes de motores de quatro cilindros mas nunca deixou suas raizes de muscle car de lado em toda a sua historia sempre houve um v8 para se escolher no catalogo mais ainda em 1985 surgiu o camaro iroc z dotado de um v8 de 305 pol³ cinco litros com injeçao eletronica e 215 cv seu nome era uma homenagem a famosa international race of champions disputada nos eua entre 1974 e 2006 e ele tinha como caracteristica mais marcante sua dinamica exemplar conseguida graças aos amortecedores pressurizados delco bilstein molas mais firmes e barras estabilizadoras mais grossas cambio nada de automatico um t 5 manual de cinco marchas de serie para se ter uma ideia a chevrolet anunciou o iroc z como o camaro que queria ser um corvette e a revista car and driver o colocou como um dos dez melhores carros lançados em 1985 — em boa parte graças as suas qualidades dinamicas ok 215 cv nao sao exatamente uma potencia astronomica mas eram fruto de sua epoca as leis de emissoes estavam no auge de suas restriçoes o que resultou em motores com comandos de valvulas de geometria mais mansa cabeçotes com valvulas menores taxa de compressao mais baixa no caso do iroc z 9 5 1 sendo que os muscle cars em seu auge nunca tinham menos que 10 1 mapeamento de igniçao mais contido e catalisadores que prejudicavam bastante o fluxo apesar disso tirar as amarras dos motores nao era um trabalho tao grande por causa disso muitos donos iam com o carro direto da concessionaria para a oficina para reverter estas restriçoes de potencia agora um detalhe o camaro iroc z ganhou um motor de 350 pol³ 5 7 litros e 225 cv em 1987 mas voce vai ter que esperar dois anos se quiser importar um desses alfa romeo 75 via de regra os alfa romeo podem ser divididos em dois grupos os belissimos e desejaveis e os nem tao belissimos assim mas desejaveis do mesmo jeito o alfa romeo 75 cai no segundo grupo porque suas linhas nao sao exatamente elegantes mas nos queremos um do mesmo jeito — afinal ele foi o ultimo alfa lançado antes de a marca ser comprada pela fiat e o ultimo a ser equipado com transeixo isto e com a transmissao acoplada ao diferencial traseiro com esta disposiçao de elementos o alfa 75 tinha uma distribuiçao de peso perfeita 50/50 que refletia no comportamento dinamico [gallery columns= 4 link= file ids= 32948 32951 32949 32952 ] no ano do lançamento que caso voce nao tenha sacado foi 1985 o alfa 75 tinha motores de quatro cilindros de 1 6 1 8 e dois litros alem de um v6 de 2 5 litros com injeçao eletronica e 156 cv a 5 600 rpm e este o que voce quer — ao menos ate o ano que vem quando a versao turbo lançada em 1986 e dotada de um dos melhores roncos de motor quatro cilindros do mundo podera ser importada [youtube id= deryfn5frma width= 620 height= 350 ] bmw m5 e28 o primeiro bmw m5 era baseado na segunda geraçao do serie 5 a e28 apresentado em frankfurt em 1984 e produzido a partir de outubro de 1985 era basicamente um seda com motor de supercarro — o chamado m88/3 um seis em linha de 3 5 litros que tem origem no bmw m1 este por sua vez tinha versoes de competiçao turbinadas que arranhavam os 900 cv e por ai voce consegue imaginar o potencial deste seda que originalmente entregava 286 cv a 6 500 rpm e chegava aos 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 246 km/h na epoca era o seda mais rapido do mundo agora atençao o primeiro m5 e um dos modelos mais raros da divisao motorsport com apenas 2 241 unidades todas feitas a mao e o que voce quer de verdade e o modelo europeu pois o americano tinha um motor menos potente de 252 cv chamado s38 [youtube id= fzopr7stqrq width= 620 height= 350 ] ferrari 412 se voce quer uma ferrari que nao pareça uma ferrari a 412 e para voce na verdade como diversas ferrari na epoca a 412 era baseada em um modelo mais antigo — embora tenha sido lançada em 1985 sua origem esta na 365 gtb 2+2 lançada em 1972 e um pouco confuso sim mas fica mais facil de entender assim a 365 tinha um v12 de 4 4 litros 365 cm³ por cilindro que em 1979 foi substituido por um v12 de 4 8 litros 400 cm³ e fez com que a ferrari mudasse o nome do carro para 400 entao em 1985 o motor cresceu novamente — para 4 9 litros e o deslocamento de 412 cm³ de cada cilindro rendeu outra mudança de nome sacou sobre o carro em si trata se de um cupe de tres volumes com o v12 de 4 9 litros na dianteira acoplado a uma caixa manual de cinco marchas ou automatica de tres marchas a potencia era de 340 cv a 6 000 rpm e o torque de 46 mkgf a 4 200 rpm — o bastante para chegar aos 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 255 km/h curtiu entao se prepare para garimpar bastante apenas 576 exemplares foram fabricados durante os quatro anos de produçao e so 43 deles em 1985 ferrari 328 agora se voce quer uma ferrari que se pareça com uma ferrari melhor procurar uma 328 que tambem foi lançada em 1985 e uma ferrari com motor v8 central traseiro cuja tradiçao nasceu na 308 e desemboca atualmente na 458 italia o v8 em questao e o tipo f105cb de 3 2 litros 274 cv e 31 9 mkgf de torque o bastante para leva la ate os 100 km/h em 5 5 segundos era um motor bem semelhante ao usado na sua antecessora a 308 qv e o cambio era manual de cinco marchas — nada de automatico nada de automatizado nada de borboletas apenas a boa a velha grelha no tunel central bons tempos [youtube id= w3mm9rqijs8 width= 620 height= 350 ] curiosamente em 1986 foi lançada uma versao com motor turbo de dois litros 1 991 cm ³ e 254 cv feita exclusivamente para o mercado italiano que taxava em 38% carros com deslocamento maior que dois litros naturalmente se quiser uma dessas voce vai ter que esperar ate o ano que vem bentley turbo r esta vai para os fas dos antigos carros de luxo britanicos que tal trazer para o brasil neste ano um bentley turbo r o melhor bentley da decada de 1980 o modelo apresentado em 1985 tinha origem no pacato mulsanne que lhe cedeu o motor v8 turbo de 6 75 litros e cerca de 300 cv a bentley nunca forneceu numeros oficiais e toda a carroceria os bentley eram praticamente todos iguais naquela epoca apenas com nomes e motores diferentes contudo sendo um modelo voltado ao alto desempenho o turbo r tem na suspensao retrabalhada sua caracteristica mais marcante enquanto o mulsanne era confortavel e macio o turbo r recebeu amortecedores mais firmes barras estabilizadoras mais grossas e uma barra panhard na traseira para melhorar a estabilidade do eixo traseiro no limite de aderencia em pisos ruins com as modificaçoes a revista motor trend disse que o turbo r era o melhor de sua especie quando o modelo foi introduzido ao mercado americano em 1989 renault 5 gt turbo nao e o renault 5 turbo que voce esta pensando — o especial de homologaçao de rali foi apresentado em 1978 e ja pode ser importado ha alguns anos — mas do gt turbo versao de alto desempenho da segunda geraçao conhecida como supercinq trata se de um hot hatch para la de competente equipado com um quatro cilindros de 1 4 litro sobrealimentado por um turbocompressor garrett t2 visualmente o r5 gt turbo tinha para choque dianteiro exclusivos saias laterais exclusivos e aerofolio enquanto do lado de dentro havia bancos de melhor apoio e um volante de tres raios podia ter so 115 cv mas em um carro de 830 kg isto siginificava acelerar ate os 100 km/h em 7 8 segundos e chegar aos 205 km/h de velocidade maxima desempenho exemplar ate para os padroes de hoje — em um carro que acaba de completar 30 anos isso sem falar na dinamica e no potencial de preparaçao voce precisa de algo mais para ser feliz [youtube id= gt4lrdrpvno width= 620 height= 350 ] na verdade talvez e por isso vamos perguntar a voces que outros carros completam 30 anos em 2015 e voce gostaria de trazer para o brasil quem sabe ate role uma segunda parte da lista
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.