que o mini original e um verdadeiro icone entre as fabricantes de automoveis voce provavelmente ja sabe contamos sua historia recentemente e mostramos tambem como uma companhia britanica esta o transformando em um dos restomods mais bacanas que ja vimos mas ha sempre o que falar a seu respeito e o post de hoje e um exemplo disto voce sabia que a de tomaso sim a fabricante italiana de supercarros ja fez um mini e que ele tinha um motor turbo de tres cilindros pois e e sobre ele que vamos falar neste post na verdade quem vai nos apresentar a esta pequena preciosidade e o entusiasta italiano davide cironi que ja apareceu aqui ao volante de um honda integra type r uma ferrari 512bbi um alfa romeo giulia gtam e de um trio composto por delta integrale escort cosworth e celica gt four cironi mantem um canal dedicado principalmente mas nao somente aos carros italianos e tem uma predileçao especial pelos mais obscuros como o mini da de tomaso [youtube id= ast_f03imjy width= 620 height= 350 ] a verdade e que a fabricaçao do mini da de tomaso ficava por conta de outra fabricante italiana a innocenti que foi fundada em 1947 por ferdinando innocenti e começou construindo scooters no fim da segunda guerra mundial depois do conflito a innocenti passou a fabricar automoveis com base em modelos britanicos como os austin e morris da british motor company mais tarde british leyland notou a diferença exato eram identicos os primeiros mini fabricados pela innocenti vieram em 1965 ainda com a carroceria original apenas com novos emblemas e continuaram em linha ate 1975 quando a innocenti decidiu dar ao classico britanico uma nova carroceria mas moderna e alinhada com a escola de design italiana da epoca foi assim que surgiu o innocenti mini 90/120 apresentado no salao de turim em 1974 e lançado no ano seguinte o novo carro mantinha o chassi e conjunto mecanico do mini britanico ou seja tinha um motor de quatro cilindros 0 9 litro e 50 cv na versao 90; e de 1 3 litro e 65 cv na versao 120 porem com uma carroceria completamente nova projetada pelo estudio bertone sob a batuta de ninguem menos que marcello gandini projetista do lamborghini countach com linhas retas farois quadrados e grandes e lanternas traseiras horizontais o innocenti mini 90/120 tinha jeitinho de fiat mas conservava as qualidades dinamicas e o bom aproveitamento de espaço do compacto britanico era um carro visivelmente mais moderno e melhor acabado que o mini britanico o que lhe garantiu relativo sucesso nas vendas logo de cara a ponto de a british leyland considerar a substituiçao do desenho original pela carroceria criada pela bertone no fim das contas como sabemos isto jamais aconteceu pois a british leyland pediu falencia um ano depois do lançamento do innocenti mini 90/120 e a propria innocenti acabou vendida para a de tomaso pois e no meio da decada de 1970 a fabricante de alejandro de tomaso procurava expandir sua atuaçao e viu na fabricante italiana uma boa oportunidade de entrar no mercado dos compactos assim em 1976 foi apresentado em turim o innocenti mini de tomaso da para chama lo de hot hatch porque diferente do original o mini desenhado pela bertone tinha tampa trasaeira de hatchback que dava acesso ao interior do veiculo quando aberta e tambem porque ele tinha um motor de 1 3 litro mais apimentado com 72 cv ele tambem tinha visual mais radical com para choques envolventes de plastico em vez dos cromados do innocenti mini comum spoiler dianteiro embutido luzes de neblina um scoop no capo e rodas de liga leve mais largas que exigiram a instalaçao de alargadores nos para lamas embora ainda medissem 12 polegadas de diametro o mini de tomaso contava com a boa dinamica do mini original graças a sua suspensao com cones de borracha que so nao eram muito confortaveis o pequeno esportivo competia com o proprio mini britanico e com o autobianchi a112 este baseado no fiat 127 primo irmao do nosso 147 e permaneceu em fabricaçao ate o inicio dos anos 1980 sem grandes alteraçoes exceto por um aumento na potencia de 72 cv para 75 cv em 1982 porem encerrou se o acordo entre a de tomaso e a british leyland para o fornecimento dos motores a fabricante italiana entao decidiu reformular seu mini com um pequeno facelift e alguma mudanças tecnicas importantes começando pela substituiçao do sistema de suspensao com cones de borracha por um arranho mais convencional mas ainda independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira e feixes de molas semi elipticas com braços inferiores na traseira assim o carro ganhou em conforto e manteve se bastante agil nas curvas depois vinha a questao do motor diversos conjuntos mecanicos foram testados ate que a de tomaso se decidisse por um tres cilindros de origem japonesa fornecido pela daihatsu era um passo ousado colocar um motor japones em um carro europeu pois os habitantes do velho mundo ainda tinham certa resistencia aos carros japoneses a decisao contudo mostrou se acertada alem de mais confortavel o mini da de tomaso estava mais confiavel em todas as versoes havia ate uma basica com motor dois cilindros de 0 6 litro e mais a daihatsu tinha um motor tres cilindros turbo que ficaria excelente na versao esportiva que foi rebatizada como mini de tomaso turbo o motor de 993 cm³ desenvolvia os mesmos 75 cv do quatro cilindros de 1 3 litro mas a potencia chegava mais cedo e era suficiente para que com o cambio de quatro marchas padrao o mini de tomaso turbo chegasse aos 100 km/h em pouco mais de dez segundos com velocidade maxima de 170 km/h nada mau para um carro de motor tao pequeno embora o baixo peso de apenas 710 kg ajudasse nesta tarefa e exatamente um modelo desta ultima leva que davide cironi testa em seu video da para ver que o pocket rocket permite uma tocada bastante animada e que o ronco do tres cilindros e ate empolgante e que a aceleraçao e bastante modulavel e progressiva para um motor turbo relativamente antigo o carro muda de direçao rapido e e bastante firme mas de acordo com cironi falta estabilidade na dianteira em alta velocidade o innocenti mini continuou sendo fabricado pela de tomaso incluindo o modelo turbo ate 1990 quando a innocenti foi vendida a fiat e começou a fabricar sob licença o fiat uno mille e a elba projetados no brasil com o estepe no compartimento do motor e suspensao independente com molas semi elipticas o modelo italiano usava eixo de torçao e trazia o estepe no porta malas hoje em dia achar um bom exemplar do hot hatch e raro um mini de tomaso turbo pode custar acima de € 10 000
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