o fim de 2014 marcou uma importante virada no mercado automotivo brasileiro pela primeira vez em 28 anos o volkswagen gol nao foi lider de vendas feito que conseguiu pela primeira vez em 1987 sete anos depois do seu lançamento tres geraçoes e cinco reestilizaçoes depois finalmente o concorrente criado especialmente para combate lo conseguiu cumprir seu objetivo o fiat palio lançado em 1996 dez anos depois foi o carro mais vendido no brasil em 2014 segundo o relatorio a anual da fenabrave com 183 714 unidades emplacadas contra 183 356 do gol a margem foi pequena de apenas 358 unidades e o palio ainda conta com as vendas da geraçao antiga mas uma vitoria e uma vitoria e a fiat se sentiu a vontade ate para fazer piada com a situaçao chamando a liderança nas vendas de golaço [youtube id= qrskjo7i_vo width= 620 height= 350 ] analistas de mercado afirmam que a baixa no volume das vendas do gol se deu para o fim do modelo antigo conhecido como g4 que na verdade era uma reestilizaçao da segunda geraçao contudo a vw diz que a derrota nao significa muita coisa visto que somadas as vendas apenas das versoes novas de cada modelo o gol continua lider alem disso a fabricante afirma que se contabilizadas as vendas do up que substituiu efetivamente o gol g4 no ano passado o numero e maior que o total de venda das duas versoes do palio de qualquer forma foram quase tres decadas ininterruptas de liderança começando em 1987 mas nesse caso olhar somente os numeros nao e suficiente para termos a noçao exata de quanto tempo o gol passou como o carro mais vendido do brasil para deixar tudo mais explicito e impactante vamos relembrar como era o universo automotivo em 1986 o ultimo ano em que o gol nao foi o lider de vendas antes de 2014 em 2015 a situaçao se repetiu com o gol caindo ainda mais — de segundo para um modesto sexto lugar o carro mais vendido do brasil era um seda medio antes do gol o carro mais vendido era o fusca certo errado como seria impossivel hoje o carro mais vendido no brasil em 1986 foi um seda medio o chevrolet monza lançado em 1982 como hatch medio o carro passou por alguns ajustes antes de cair nas graças do publico — ganhou carroceria de tres volumes de duas ou quatro portas motor 1 8 mais potente o anterior de 1 6 litro era considerado fraco demais e cambio de cinco marchas com relaçoes mais curtas no lugar da antiquada caixa de quatro marchas [youtube id= kdv76hyviia width= 620 height= 350 ] com as mudanças o monza ficou mais bonito e moderno e seu desempenho melhorou — exatamente o que foi preciso para abocanhar a liderança do mercado por tres anos consecutivos de 1984 a 1986 feito jamais repetido por outro seda medio brasileiro foram emplacados 73 192 unidades do monza em 1986 curiosidade o ford escort mk3 que foi o terceiro mais vendido do brasil com 61 186 unidades um notavel crescimento de mais de 27% em relaçao ao ano anterior foi o carro mais vendido do reino unido naquele ano com mais de 160 mil unidades emplacadas [youtube id= mrcnz aarbi width= 620 height= 350 ] os rivais do gol eram ford escort chevrolet chevette e fiat uno em 1986 tempos de importaçoes fechadas e somente quatro fabricantes nacionais os rivais do gol eram todos modelos europeus adaptados para o nosso mercado — o que talvez explique sua vantagem em relaçao a eles fiat uno lançado em 1984 e acredite era um dos carros mais modernos do mercado com motor dianteiro transversal e suspensao independente nas quatro rodas; ford escort outro modelo moderno e em sintonia com o mercado europeu motor transversal e suspensao independente nas quatro rodas; e chevrolet chevette de concepçao antiga porem espaçoso e confiavel visto que em 1986 ele ja tinha uma decada de mercado a concorrencia se estendia para as outras versoes de carroceria o seda vw voyage concorria com o fiat premio e a perua parati com a recem lançada fiat elba e a chevrolet marajo o carro mais rapido do planeta nao chegava aos 330 km/h o porsche 959 era um dos carros mais avançados do mundo baseado no 911 do qual aproveitava em essencia apenas a estrutura basica e arco do teto o superesportivo era movido por um flat 6 de 2 9 litros que entregava 450 cv e tinha um sistema de arrefecimento duplo a ar para o bloco e liquido para os cabeçotes o 959 sobre o qual voce pode ler tudo aqui chegou aos 314 km/h — 11 km/h a mais do que o antigo recordista a ferrari 288 gto vamos falar dela daqui a pouco como curiosidade no ano seguinte a revista alema auto motor und sport testou um dos 29 959 sport fabricados — modelo sem bancos de couro sem suspensao ajustavel e com gaiola de proteçao — e chegou aos 317 km/h contudo aquela altura o 959 ja havia sido superado pela ferrari f40 a deusa italiana chegou aos 326 193 km/h em um teste realizado pela revista quattoruote superando ate mesmo a maxima de 323 km/h divulgada pela fabrica [youtube id= 7mflelfedru width= 620 height= 350 ] a ferrari f40 ainda nao existia [gallery columns= 4 link= file ids= 34782 34786 34784 34772 ] correto a ferrari topo de linha naquele ano era a 288 gto — de gran turismo omologato — que tinha um v8 de 2 8 litros sobrealimentado por dois turbocompressores ihi acoplado a uma caixa manual de cinco marchas o motor entregava 400 cv a 7 000 rpm e 50 6 mkgf de torque e era capaz de levar o carro de 1 160 kg aos 100 km/h em 4 8 segundos com maxima de 305 km/h aferida pela auto motor und sport [youtube id= ukm wcxkl5u width= 620 height= 350 ] a 288 gto teve cinco unidades especiais fabricadas pela ferrari — as 288 gto evoluzione com motor preparado para render ate 650 cv a gto evoluzione inspirou o desenho da f40 o lamborghini countach ainda era o supercarro a grande outra fabricante italiana de supercarros da epoca era a lamborghini e eles ate que iam bem a marca estava nas maos de uma familia de investidores suiços do ramo alimenticio jean claude e patrick mimran desde 1978 eles eram apaixonados por supercarros e injetaram uma boa grana nos cofres da lamborghini colhendo os frutos do investimento logo nos primeiros anos da decada de 80 a caminho de uma bela recuperaçao financeira a lamborghini vendia o countach que estava em seu auge o motor v12 de 5 2 litros acabava de receber um belo upgrade com seis carburadores weber e passou a entregar 455 cv e 47 1 mkgf de torque ante os 375 cv da versao anterior era o bastante para chegar aos 100 km/h em 4 9 segundos com maxima de 295 km/h [youtube id= qzuzbzyv6eg width= 620 height= 350 ] vale lembrar que o modelo americano tinha aqueles para choques retrateis horrivels que precisavam evitar qualquer dano ao carro em impactos ate 8 km/h e um motor menos potente com injeçao eletronica bosch e 420 cv o ano de 1986 tambem foi o ano de estreia do lm002 suv cujo projeto havia sido abortado porem foi ressuscitado pelos irmaos mimran — acertadamente o lambo do rambo que usava o motor do countach caiu no gosto dos despotas do oriente medio e seu bom desempenho nas vendas acabou ajudando a melhorar ainda mais a situaçao da lamborghini nenhum carro brasileiro usava injeçao eletronica a injeçao eletronica de combustivel nao era novidade em 1986 mas graças a uma lei retrograda de reserva de mercado os carros nao podiam ter injeçao eletronica somente em 1989 essa historia mudou com a chegada do gol gti o primeiro carro com a tecnologia no brasil depois dele tivemos monza e santana com um computador com sensores e valvulas eletromecanicas pulsantes no lugar dos benditos carburadores mesmo sendo lider de vendas a partir de 1987 o gol so teve injeçao eletronica em todas as suas versoes em 1996 quando o gol 1000 quadrado deixou de ser produzido o bmw m3 havia acabado de nascer — e era um legitimo carro de corrida para as ruas criado para combater o iconico mercedes benz 190e 2 3 16 cosworth no grupo a de turismo da fia o bmw m3 de primeira foi apresentado em 1985 mas foi em 1986 que a versao de rua para homologaçao começou a ser produzida e que carro o m3 e30 era com um quatro cilindros de 2 3 litros com comando duplo no cabeçote que por sua vez era derivado do cabeçote do motor do bmw m1 com dois cilindros a menos chamado s14 com 200 cv 194 cv com catalisador a 6 750 rpm e 24 5 mkgf de torque a 4 750 rpm na versao de rua o s14 era compacto girador e se tornou um icone por seu alto rendimento isto porque na versao de corrida a potencia chegava aos 330 cv era o bastante para chegar aos 100 km/h em 6 9 segundos com maxima de 235 km/h [youtube id= anv83ojk 4 width= 620 height= 350 ] no mais as versoes de corrida e de rua eram bastante parecidas o m3 de pista venceu a temporada de 1987 da dtm o campeonato alemao de turismo e o carro de rua cinco geraçoes depois e referencia em alto desempenho ate hoje ainda que agora se chame m4 na versao cupe o game de corrida mais popular de todos era out run da sega [youtube id= 01xov1fvzmi width= 620 height= 350 ] esqueça gran turismo esqueça forza motorsport rfactor iracing assetto corsa nada existia ou mesmo imaginava se que um dia fosse existir o game de carros mais popular de todos era o arcade out run desenvolvido pela sega no game lançado em 20 de setembro de 1986 a premissa era simples cruzar a tempo todos os checkpoints ao volante de uma ferrari testarossa conversivel — que jamais fora produzida apenas convertida pela pininfarina de forma nao oficial sem autorizaçao da ferrari sob encomenda o game se passava em vias publicas mas nao tinha aquele clima de rachas ilegais a noite pelo contrario a musica era animada o cenario era composto de belas paisagens e uma loira ia no banco do carona mais oitentista que isto impossivel o grupo b ainda nao havia sido banido [youtube id= hrlhepfy9 i width= 620 height= 350 ] o ano de 1986 marcou o fim de uma era curta porem intensa a era do grupo b introduzido em 1982 pela fia para dar uma injeçao de animo ao campeonato mundial de rali com poucas restriçoes de potencia e design dos carros o grupo b viu verdadeiros monstros correndo alucinadamente pelos estagios em um espetaculo sensorial de prototipos ousados rapidos e barulhentos os carros podiam ter motor central turbo ou compressor mecanico ou os dois no caso do lancia delta s4 e para homologa los era preciso fabricar apenas 200 unidades para comercializaçao sendo assim havia maquinas de mais de 500 cv ha quem fale em numeros superiores a 800 cv que passavam beijando os espectadores na beira da pista — e inevitavelmente acabavam se envolvendo em acidentes foi depois destes acidentes que em 1986 o grupo b foi cancelado o delta s4 do finlandes henri toivonen — que era um dos favoritos ao titulo — saiu da pista em alta velocidade durante o 18º estagio do rali tour de corse na italia durante uma curva de alta a esquerda o carro voou para fora da pista e caiu com o teto para baixo os tanques de combustivel se romperam e com o calor do motor e do turbocompressor a carroceria de kevlar pegou fogo nao se sabe a causa do acidente — so se sabe que toivonen e seu navegador sergio cresto foram encontrados mortos do lado de fora do carro esmagados por ele para piorar meses antes no rali de portugal o piloto joaquim santos perdeu o controle de seu ford rs200 em uma curva e o carro voou em direçao a multidao matando tres espectadores e ferindo mais 31 com os acidentes a fia cancelou o grupo b o campeao daquela triste temporada foi juha kankkunen ao volante de um peugeot 205 t16 piquet e prost eram bicampeoes senna e mansell ainda nao tinham titulos piquet zuero 1986 foi um ano epico e a foto acima diz tudo e um dos registros visuais mais conhecidos da formula 1 — senna prost mansell e piquet os quatro primeiros na temporada nao exatamente nesta ordem senna ainda estava provando que poderia ser campeao um dia assim como mansell que teve uma grande chance em 1986 prost estava conquistando seu segundo titulo naquele ano e piquet era o maior vencedor do quarteto fantastico com dois mundiais no bolso tirada durante o gp do estoril a foto foi idealizada por bernie ecclestone que era chefe de equipe da brabham e tambem diretor da associaçao de construtores a foca e muito proximo da fisa que organizava a formula 1 na epoca eram eles os pilotos mais bem colocados no campeonato e foram eles os quatro primeiros a cruzar a linha de chegada no fim da corrida em 21 de setembro de 1986 — a historia toda voce pode ler aqui senna que pilotava o lotus 97t largou na pole mas terminou em quarto — sem combustivel ele e nelson piquet eram os dois unicos brasileiros no grid e estavam entre os melhores pilotos piquet que corria pela williams foi o terceiro atras de alain prost da mclaren; e do vencedor nigel mansell tambem da williams [youtube id= jaz5yh4zgvq width= 620 height= 350 ] vencendo tres das 16 corridas alain prost foi o campeao — o vice nigel mansell venceu quatro vezes mas ficou dois pontos atras de prost que totalizou 72 senna conseguiu dar alguns momentos de alegria a lotus que em 1986 estava em decadencia vencendo duas corridas com o 97t os gps da espanha e dos eua ainda que tenha ficado em quarto na classificaçao geral atras de piquet senna mostrou que tinha muito mais do que talento e depois do terceiro lugar pela lotus no ano seguinte foi contratado pela mclaren para a temporada de 1988 o resto como dizem e historia
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