FlatOut!
Image default
Zero a 300

Denatran apresenta novas placas brasileiras, Mercedes quer BMW e Audi na Fórmula 1, Top Gear tenta recuperar carros deixados na Argentina e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Denatran apresenta novo modelo de placa brasileira

PracadoBlasil

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou na última quinta-feira (4) o novo modelo de placa de registro que serão adotadas a partir de janeiro de 2016 em todos os veículos zero-quilômetro ou que forem transferidos de município. Como já vimos anteriormente, o novo padrão será unificado para todos os países do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

As novas placas combinam quatro letras e três números de forma aleatória, isto é: sem posição fixa na placa — você poderá formar a combinação FLA70U7 ou CAR4N60, por exemplo. Com esse sistema será possível fazer mais de 450 milhões de combinações diferentes. Atualmente, com três letras e quatro números é possível apenas 175 milhões.

A nova placa terá as mesmas medidas do padrão atual, e será facultativa para os veículos usados ou que não forem transferidos — o que é uma boa notícia para quem sempre quis ter sua placa personalizada. Diferentemente do sistema atual, o fundo da placa será sempre branco, e o que irá identificar as categorias de veículos é a cor das letras e números — o preto identifica veículos particulares, o vermelho os veículos de aluguel, comerciais e aprendizagem, azul para os carros oficiais, dourado para os carros de corpo consular, verde para fabricantes e oficinas e prata para clássicos/coleção.

Além das cores diferentes, as placas terão elementos de segurança para coibir clonagem de veículos. A placa brasileira terá uma tarja holográfica ao lado esquerdo da placa e um código bidimensional formado pela identificação do fabricante, data de fabricação e série da placa.

 

Mercedes-Benz convida BMW e Audi para a Fórmula

MercedesGP1abre1_2

Depois de conquistar o título de construtores e pilotos da temporada de 2014 da Fórmula 1, o big boss da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, quer BMW e Audi na Fórmula 1. Em entrevista à revista alemã Sport Bild, o executivo convidou os concorrentes da Audi e da BMW a competir na Fórmula 1, trazendo a rivalidade dos mercados mundiais para as pistas da categoria mais avançada do automobilismo. Zetsche mencionou que as três marcas somam 80% do mercado mundial de carros de luxo e que a Fórmula 1 poderia ser uma boa forma de estender essa disputa.

Vale lembrar que a BMW competiu duas vezes na Fórmula 1, primeiro nos anos 1980, com os motores turbo fornecidos à equipe Barbam, que levaram Nelson Piquet ao segundo título mundial em 1983. A fabricante retornou ao circo nos anos 2000, primeiro com a equipe Williams, onde conseguiu resultados significativos com Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya e, mais tarde, com a Sauber. A BMW deixou a F1 em 2009 após a grande crise mundial daquele período.

A Audi, por sua vez, nunca competiu na Fórmula 1 (a única empresa do grupo a ter entrado na categoria foi a Porsche), mas segundo especulações da imprensa europeia, a contratação de Stefano Domenicali pela Audi tem relação direta com a possibilidade da fabricante das quatro argolas ingressar futuramente na categoria.

 

Top Gear está tentando recuperar os carros do especial na Argentina

TOP-GEAR-ARGENTINA-0

Há alguns meses a produção de Top Gear tentou gravar um especial de Natal na Argentina, cruzando o país para chegar à Terra do Fogo com três cupês esportivos clássicos. Como todos sabemos, uma pequena confusão com a interpretação das placas do Porsche de Jeremy Clarkson resultaram em um incidente diplomático e a equipe britânica precisou fugir do país para não agravar a situação.

Agora, parece que a BBC está tentando recuperar os carros que foram deixados no país. Segundo o jornal britânico Mirror, os representantes da emissora procuraram os oficiais aduaneiros da província argentina Tierra del Fuego para saber como seria possível recuperar os carros. Caso você não lembre, trata-se do Lotus Esprit de James May, do Mustang de Richard Hammond e do Porsche 928 de Jeremy Clarkson. Os carros atualmente estão no pátio da alfândega argentina em Rio Grande, onde os oficiais esperam uma solução para o que fazer com os carros.

 

Ferrari FXX K já teve todas as suas unidades vendidas

Ferrari-FXX-K (50)

A Ferrari FXX K mal foi apresentada ao público e já está esgotada. Segundo a imprensa italiana, todas as 32 unidades do hipercarro exclusivo para as pistas baseado na LaFerrari já foram vendidas — ou negociadas, uma vez que você não leva o carro para casa.

Segundo as notícias, o preço cobrado por cada uma das FXX K foi nada menos que 2,2 milhões de euros (!) ou o equivalente a R$ 7 milhões. Como todo modelo FXX, a FXX K é guardada e mantida pela Ferrari, que transporta o carro até o local dos eventos do programa FXX, onde o “proprietário” do modelo só precisa vestir seu macacão, luvas, sapatilha e capacete e curtir seu hipercarro exclusivo. Se você não lembra (ou não viu) os detalhes da FXX K, confira nosso post de apresentação do modelo neste link.

 

Carros de James Bond são roubados do set de filmagens

007-spectre_612x381

Segundo a imprensa alemã, foram roubados nesta semana nove carros que seriam usados no novo filme de James Bond, “Spectre” (a ser lançado em 2015). Dos nove carros roubados, haviam cinco Range Rover Sport e mais outros quatro modelos não identificados pela imprensa. Os carros estavam no Centro de Treinamento da Land Rover em Neuss, na Alemanha.

Sendo modelos de luxo até mesmo na Europa os nove carros juntos somam 800 mil euros (algo em torno de R$ 2,5 milhões). Eles seriam levados até o set de filmagens nos Alpes. A polícia não tem pistas sobre o roubo.