noite de sexta feira vespera de carnaval mas e hard rock mais precisamente steve stevens que ecoa no corredor do quinto andar do istituto europeo di design ied no bairro de higienopolis sp passo por um enorme sketch feito com fita de um jaguar xe dobro a esquina e vejo uma serie de quadros mostrando diversos conceitos entre esportivos sedas utilitarios e veiculos que buscam um novo approach de mobilidade mercedes benz jaguar fiat nissan o som da guitarra vai ficando mais alto surge o aroma de cafe e ouço vozes vindo da sala iluminada ao fim do corredor [ clique nas fotos para ampliar ] chego a porta do lab de design automotivo a sensaçao e de estar numa oficina de preparaçao depois do expediente mas em vez de torquimetros e chaves do tipo catraca canetas e mesas digitalizadoras no lugar de oleo e pasta desengraxante tinta e clay as paredes sao todas emolduradas com textura de lousa mas em vez de part numbers de componentes e pedidos de clientes dezenas de sketches e fotografias em comum o vicio e o entusiasmo por carros de todas as culturas as fotos nao so provam mas inspiram o ambiente a isso olho para a direita e vejo imagens de akira nakai magnus walker lamborghini countach bizzarrini strada e diversas fotografias remetendo a alfa romeo ao centro da sala um modelo em escala do seda da marca do cuore sportivo inspira familiaridade em sua assinatura de estilo mas ao mesmo tempo expira exclusividade esse e um conceito que a gente criou o fuorilegge foi idealizado como um carro feito para o godfather o poderoso chefao afirma fernando morita coordenador dos cursos de automotive design enquanto instrui um aluno a alongar o entre eixos de um sketch uma parede quase inteira esta dedicada a este conceito mas o giz a lousa e as fotos e ilustraçoes fixadas com pequenas tiras de fita isolante deixam clara a efemeridade num laboratorio movido por processos criativos nada e permanente estou aqui para conhecer a historia de morita raysner figueira e luiz antonelli tres designers em tres diferentes momentos profissionais mas que em comum alem do ied como parte integrante de suas carreiras vivem o sonho de trabalhar com a industria enquanto luiz nao chega preso numa reuniao na renault raysner se entretem fazendo alguns sketches de classicos do design automotivo na lousa um aluno comenta sobre a dificuldade de perspectiva trazida pela escala da lousa so da pra saber exatamente o que voce esta fazendo quando se afasta observo fotografo e circulo cuidando para atrapalhar o minimo cada um dos presentes na sala apesar do rock do clima amistoso e de ocasionais brincadeiras a concentraçao individual chama a atençao atras de raysner morita divide seu tempo entre dar instruçoes e rabiscar seu sketchbook que ja e uma aula em si neste caderno alem de sketches feitos em questao de minutos ha estudos estatisticas dados tudo diagramado a mao sao coisas quase corriqueiras que ele apresenta em reunioes e que saem de suas maos com a naturalidade com a qual escrevemos um bilhete todas as paginas sao decoradas o uso do espaço e inteligente e a diagramaçao de textos e bela e funcional design nao e apenas o seu trabalho e hobby e a sua forma de expressao proximo a morita vejo um modelo em clay de um porsche 911 este foi um dos modelos em que mais senti prazer de construir o 911 e a forma essencial e funcional cada elemento de design dele esta ligado a uma funçao e ele tem essa silhueta fantastica minimalista e que voce reconhece de longe afirma outra coisa que chamou a minha atençao e o fato de todos trabalharem sketches tanto no papel quanto na mesa digitalizadora algo que o trio cuja historia voce vai conhecer na sequencia bem como detalhes dos cursos automotivos de design que o ied oferece explicou alguns minutos depois alem de ser um suporte imediato e totalmente sem filtros para as ideias do designer o papel exige um planejamento e visao mais estruturada para a execuçao do sketch visto que nao ha retoques de proporçoes nem ctrl+z desfazer açao o sonho de ser designer automotivo e atuar na industria da esquerda para a direita morita raysner e antonelli alguns minutos depois luiz antonelli chega para fazer companhia a raysner figueira e fernando morita em comum a eles alem dos cursos de design automotivo no ied sao vencedores do concurso talento design da volkswagen morita em 2001 antonelli em 2012 e figueira em 2016 e vivem o sonho de trabalhar com fabricantes de automoveis se no meio dos designers e dos fas de supercarros morita e conhecido como o projetista da amoritz que criou o donirosset e que esta a frente dos cursos automotivos no ied entre os fas de volkswagen ele e lembrado como o pai do gol badass o widebody com motor e traçao traseira vencedor do premio de melhor rat do bgt 2015 hoje o vw mudou de maos esta sendo preparado e deve voltar a ativa em breve e claro faremos o possivel para mostrar seus detalhes aqui no flatout formado em design de produto em 2001 morita trabalhou por quatro anos na volkswagen alema com passagem inclusive no estudio de design avançado dce na espanha conhece de dentro para fora o modus operandi de uma marca automotiva tanto no processo criativo e de elaboraçao de produtos quanto nas demandas profissionais que uma fabrica necessita experiencia fundamental para o cargo que atualmente exerce apesar de ter vivido este sonho na vw morita chegou a conclusao que a parte empreendedora e educacional era a sua grande motivaçao apos a experiencia no dce ele voltou para o brasil fundou o escritorio de design amoritz e criou dois projetos que lhe deram projeçao mundial os esportivos lsps e principalmente o donirosset gt triposto com motor v10 de viper que foi desenvolvido ao longo de quatro anos apos isso decidiu se direcionar para a base de tudo a educaçao começou lecionando na propria amoritz antes de começar seus trabalhos no ied primeiro como palestrante depois como professor 2011 e coordenador desde 2013 fa de carros brasileiros dos anos 80 seu primeiro carro foi um chevette 1989 e hoje em dia usa um ford del rey como meio de transporte em sua visao o designer automotivo brasileiro esta cada vez mais relevante no mercado internacional as empresas veem um perfil diferente no brasileiro e temos muitos profissionais de alto calibre e em cargos de alta importancia la fora afirma alem dele mesmo marco pavone vw cesar pieri jaguar leia nossa materia com ele aqui arnaldo cruzeiro vw raul pires italdesign pedro guarinon ford australia diogo jo e rogerio okabe psa rodrigo galdino karma veiculos eletricos e arthur martins faraday future conceitos eletricos sao apenas alguns dos brasileiros que sao referencia e inspiraçao para estudantes e profissionais da area outro fator muito importante e que boa parte dos estudios de design das fabricantes brasileiras acaba sendo uma grande ponte para as matrizes o estudio de design da vw alema por exemplo apresenta o setor brazilian corner que funciona quase como um job rotation envolvendo estagiarios e funcionarios muitas vezes um projeto começa aqui no brasil e termina la na verdade e assim na maioria dos programas complementa luiz antonelli antonelli fala com conhecimento de causa ex aluno de morita seguiu os passos do professor de perto com ele aprimorou seus sketches aprendeu a fazer maquetes em clay participou do projeto do gol badass venceu o concurso talento design da vw ficou um ano estagiando na alemanha no mesmo departamento que morita começou veiculos comerciais e se tornou professor do ied era estagiario na unidade brasileira e junto com outros colegas entreguei um portfolio na mao do veiga luiz alberto um dos maiores designers e executivos da area criador do vw fox e dos gol de segunda a setima geraçao que levou os sketches para a matriz explica antonelli que teve a grande satisfaçao pessoal e profissional de ver sketches seus usados no material oficial de divulgaçao da volkswagen para a imprensa acima dos modelos t6 e caddy desde março de 2016 ele trabalha na renault do brasil um de seus carros favoritos e o vw sp2 criaçao do designer marcio lima piancastelli veja aqui a historia e que e considerado case de design inclusive pela matriz de nome alemao sobrenome portugues e nascido no espirito santo raysner e o mais recente filho do ied a seguir o sonho apaixonado por desenhar desde os quatro anos de idade preferia rabiscar a brincar na rua um de seus momentos favoritos era ver os lançamentos automotivos expostos no shopping fa de mangas a la dragon ball z chegou a cursar tres anos de mecatronica antes de fazer uma mudança radical estava indo atras de carreira mas me sentia apagado nao estava feliz afirma foi quando raysner transferiu o curso para design industrial ainda no espirito santo e em 2015 veio para o ied na area de design de produto mas naquele momento ainda nao tinha intençoes de atuar na area automotiva contudo em seu 2º semestre decidiu participou do concurso de design da renault e ficou em segundo lugar foi a fagulha que ainda foi canalizada por aquilo que considera como um grande ensinamento de morita lembro quando ele me disse algo que me marcou voce pode ser bom mas se nao tiver um foco direcionado nao vai fazer nada tao bem feito desde entao decidiu voltar a paixao de criança e se dedicou ao automotivo o primeiro fruto ele ja colheu raysner e o vencedor de 2016 do talento design vw abaixo sketches de seu conceito e esta estagiando na fabrica em sao bernardo do campo durante o bate papo notei que a cada momento um deles rabiscava o sketchbook de morita ao fim da conversa nada menos que sete sketches saem do forno para quem vive e respira design e assim mesmo basta lembrar que alec issigonis designer do mini rabiscou o conceito original de um dos carros mais emblematicos da historia em um guardanapo enquanto almoçava em 1956 serviço quais sao os cursos de design automotivo do ied alem dos cursos em si baseados no modelo do ied de turim um ponto forte do istituto sao as parcerias e o networking com as fabricantes de automoveis quase todos os anos ha projetos especiais nissan citroen italdesign giugiaro mercedes benz jaguar e fca sao algumas das marcas que ja trabalharam com o istituto resultando ate mesmo em programas de estagio internships gerando oportunidades para os alunos trabalharem diretamente com os profissionais atuantes na area mostrar serviço e talvez conseguir a sonhada vaga na industria de acordo com morita ao todo sao 54 faculdades no mundo que formam designers automotivos mas no brasil e na america latina apenas o ied o faz contato o ied sp fica localizado na rua maranhao 617 higienopolis/sp telefone 11 3660 8000 o istituto esta aberto para visitaçoes mas e necessario agendar antes one year automotive design programa de um ano para formaçao de designers automotivos ver carga horaria abaixo com modulo nacional na sede da faculdade e modulo internacional de uma semana em turim italia podem participar estudantes de forma geral e alunos graduando ou graduados em design de produto no plano de estudo tecnicas de sketch ilustraçao digital a arquitetura do automovel palestra ou workshop com convidado da area inovaçao e produto family face e branding percepçao do consumidor ergonomia e packaging analise de forma planejamento de portfolio dentre outros o projeto final consiste de um show car criado pelo aluno e supervisionado pelo corpo docente informaçoes inicio previsto em abril de 2017 carga horaria de 184 horas 144h com certificado nacional e 40h com certificado internacional dias sabados e domingos alternados um ou dois finais de semana por mes das 9 00 as 12 00 e 14 00 as 17 00 valor 12 parcelas de r$ 1 975 00 a vista 10% de desconto links uteis candidate se a uma vaga faça uma visita pagina do curso sketch automotivo curso de extensao focado em sketches automotivos seguindo as tecnicas e padrao utilizados nas fabricas de automoveis perspectiva linhas e graficos representaçao da superficie automotiva e tecnicas de ilustraçao sao algumas das tecnicas abordadas no curso voltado para aspirantes e estudantes de design e profissionais da area informaçoes inicio a definir em breve carga horaria de 36h em quatro encontros aos sabados 8 00 as 13 00 e 14 00 as 17 00 valor r$ 1 780 00 10% de desconto a vista links uteis candidate se a uma vaga faça uma visita pagina do curso outros cursos de interesse o ied oferece tambem o curso de graduaçao de design de produtos e serviços clique aqui para mais informaçoes e a pos graduaçao em design de interaçao clique aqui para mais informaçoes voltado para a experiencia do usuario com produtos marcas serviços e tecnologias computacionais o istituto europeo di design especializado em quatro areas design moda comunicaçao visual e gestao o ied foi fundado por francesco morelli em 1966 em milao com a missao de unir o conhecimento academico com o know how saber e saber fazer em sintonia com as demandas e constantes mudanças do mercado e industria atualmente o istituto europeo di design possui diversas sedes na italia na espanha e no brasil incluindo milao roma turim florença rio de janeiro barcelona e madri fundado em 2005 a faculdade em sao paulo fotos acima e a primeira unidade do grupo ied fora da europa clique aqui para visitar o site do ied um convite aos leitores 13 de março na proxima segunda feira 13/3 as 20 00 fernando morita ira pessoalmente apresentar aos convidados no caso voces este exato lab que voces viram nesta materia explicando o dia a dia do espaço e detalhando como acontecem e se desenvolvem os projetos feitos para as fabricas de automoveis e a oportunidade perfeita para voce futuro designer ou formado e que procura especializaçao em automotivo para trocar ideias tirar duvidas sobre a carreira e pegar orientaçoes e conhecer mais detalhes dos cursos a apresentaçao e gratuita mas o numero de inscritos e limitado para participar basta se inscrever clicando neste link a apresentaçao de morita faz parte do ied talks week uma serie de encontros virtuais workshops e palestras presenciais de design e moda que acontecerao entre os dias 13 e 16 de março confira a programaçao completa clicando aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.