fala galera do flatout neste post vou entrar mais profundamente no motivo que me fez comprar a touring e o que eu pretendo com ela em um futuro nao tao distante clique aqui para ler o primeiro post deste project car daqui para frente a tratarei por val valkyrie e seu nome formal para os amigos e val tenho um mal terrivel de achar que carro tem que ter nome de mulher da vida prazer eufemismo e no caso dela a combinaçao e perfeita nome ruim + origem nordica se sua mae esposa ou irma se chamam val ja fica aqui o pedido de desculpas tambem gostaria de agradecer as mensagens que foram escritas no primeiro post elas foram a injeçao de animo que eu precisava exatamente naquele dia eu estava contando os centavos extremamente triste com a minha realidade de recem casado duro ainda estou vivendo aquela epoca na qual nao sobra grana pra absolutamente nada e naquele dia eu ate mesmo cogitei vender o carro depois da tortura em frente do excel entrei no flatout para arejar a cabeça e la estava ela muito obrigado pelo carinho de voces a val vai ficar por aqui mesmo que demore o dobro de tempo que havia planejado inicialmente e ela vai ficar do meu jeito por que uma bmw e36 touring mt a porque e divertido b because racecar c porque peruas sao charmosas e iradas d because not always the answer is miata e todas as anteriores agora falando serio pretendo fazer um carro moderadamente forte e que possa ser utilizado em track days a graça e conseguir este objetivo sem perder conforto e com o minimo possivel de perda de confiabilidade atualmente nao existe autodromo no rio entao eu tenho uma viagem de pelo menos seis horas ate o track day mais proximo e eu quero que seja uma viagem confortavel e sem sustos ate ai beleza sem grandes problemas e muito facil querer o mundo ideal eu tambem quero ser rico superdotado e ter poderes mutantes a questao toda e como fazer para atingir os objetivos primeiro defini um patamar de potencia que nao comprometa demais o motor e o drivetrain atual algo entre 300 e 350 cv no motor em tese nao precisarei trocar nada na transmissao porem o upgrade para um diferencial com autoblocante sera mais do que bem vindo mas antes disso ainda ha duas coisas necessarias 1º reestabelecer a confiabilidade dos componentes do automovel para o patamar da epoca de fabricaçao afinal a valzolina perola negra foi fabricada ha 18 anos entao o caminho e restaurar a mecanica e a eletrica sempre que possivel ja partindo para as peças definitivas mais racing do que de rua 2º decidir a filosofia da preparaçao turbo ou aspirada ate hoje me pego matutando sobre este assunto e gostaria de ja estar com esta receita pronta outra coisa e que ate agora nao encontrei o cara para essa tarefa no rio de janeiro encontrar um preparador que ja tenha feito algo parecido e que conheça bem mecanica de bmw aqui no rio facilitaria demais a minha vida enquanto nao acho o tal do cara vou estudar muito se eu continuar nao achando bem faço eu mesmo o dilema turbo x aspirado no meu caso e um dilema tecnico meramente economico sei que muitos falariam ah faz o que quer e emoçao que manda because race car nao e bem assim nos meus projetos de trabalho eu preciso de um escopo bem definido um cronograma solido e parametros de qualidade para saber se mandei bem ou se irao me demitir prazo aqui e relaxado qualidade eu defini ali em cima quando falei de confiabilidade e conforto sobra a maldita a questao do custo bem custo nao e um problema o problema e a falta de dinheiro risos vamos pensar com calma em uma coisa este carro vale algo entre r$ 20 mil e r$ 30 mil dependendo do estado de conservaçao um bmw e36 m3 evo euro vale entre 50 e 60 mil e me daria um pouquinho menos de potencia do que minha meta mas viria com um chassis ainda mais acertado e melhor valor de revenda e ja viria praticamente pronto para encarar pista com isso botei na minha cabeça que eu nao poderia enterrar mais do que r$ 12 mil no motor da perua porque esta soma representa mais ou menos 50% do valor medio do modelo vendendo o carro por r$ 25 mil inteirando os r$ 12 mil mais o valor dos upgrades de suspensao e de freios ja se chegaria bem proximo do valor de corte inferior de uma m3 euro entao vou precisar tomar cuidado nas escolhas por outro lado uma touring turbinada andando ao lado das ///m seria algo lindo de se ver e existe sempre a possibilidade de se fazer um swap para o motor s50 que tambem fica dentro da faixa de valores que defini nao estou indo atras de um turbo somente pelo espirro quero aumentar a potencia de forma equilibrada me mantendo dentro de uma curva de confiabilidade aceitavel sem estourar meu orçamento quando falo em bmw turbo todo mundo espera ouvir 700 cv sei que este automovel nunca vai ser chegar perto disso mas este nao e o meu objetivo quero um carro divertido fortinho e que eu possa participar de track days sem me preocupar com quebras na pista ou no caminho com tudo isso a soluçao turbo e uma so baixa pressao eu considero angus mcgyver meu santo padroeiro mas meus guias espirituais sao pareto e occam a regra de pareto simplificando diz que 80% dos efeitos tem origem em 20% das causas e o principio da navalha de occam diz que se temos duas explicaçoes que sao capazes de explicar determinado fenomeno uma simples e outra complexa a mais simples e a mais adequada em resumo vamos manter as coisas simples ridiculamente simples e atacar aquilo que se faz mais necessario k i s s keep it simple stupid complicaçoes extras serao tratadas caso a caso e nao vou me enganar sei que elas virao ainda estou a alguns passos de meter um secador de cabelo na touring agora que voces conhecem mais ou menos o que eu quero com ela e como eu acho que vai ser feito daqui pra frente vamos instituir uma narrativa estilo lost um pouco do passado e um pouco do presente depois da compra nasce uma paranoia detailing sempre curti manter os carros limpos mas nunca me identifiquei com a galera paranoica que limpava carro com cotonete e produtos carissimos ate entao eu usava produtos nacionais no maximo algo da 3m e se eu pudesse olhar pro pitao daquela epoca eu diria sabe nada inocente washington compadre quando o carro chegou ele estava em um estado de conservaçao muito bom mas com marcas de idade eram swirls na textura da pintura sujeirinhas no interior bancos um pouco sujos pela idade e eu queria o carro brilhando como se tivesse saido da concessionaria [youtube id= htsl7icy8nw width= 620 height= 349 ] nessa epoca conheci o pessoal da polibox rj abraços ao julio e a dani por responder a todas as perguntas estupidas que venho fazendo e por toda a ajuda que tem me dado pois bem depois de uma maratona de videos do larry da ammo veja o trabalho impressionante que ele fez em uma ferrari 288 gto no video acima do seu meguiars e de profundas imersoes em foruns de detailing eu ja estava me achando o paul dalton fiz minha primeira compra e parti pra dentro minha agenda para aquela sexta a noite era voltar do muay thai e iniciar a rotina de procedimentos que incluiam lavagem • com detergente de cozinha para retirar qualquer vestigio de cera antiga; • secagem; exterior • descontaminaçao com clay bar; • um corte pequeno na pintura pra minimizar os swirls; • cera para a pintura ficar mais brilhosa que a careca do jorge lafond; interior • aspiraçao; • limpeza do couro e olha que tem couro em tudo quanto e lugar banco portas painel ; • hidrataçao do couro; • tratamento nos plasticos internos; na epoca eu estava solteiro entao nao teria ninguem para reclamar da minha ausencia nesta maratona aos amigos solteiros aproveitem o tempo o arsenal na epoca era este ai em cima gostaria de falar que consegui superar o vicio e nunca mais comprei nada mas com o tempo o buraco so ficou mais fundo iniciei essa jornada de fazer tudo manualmente por volta das nove e meia da noite la pelas tres da manha eu estava todo moido sujo e feliz o resultado estava muito alem das minhas expectativas detalhe o farol de milha estava faltando pois estes milhas de e36 tem uma tendencia suicida e este foi so o primeiro a saltar do carro em movimento depois disso fui pra casa dormir com as costas doendo todo c@g@do mas feliz pelo resultado alcançado no dia seguinte sabado era a hora da recompensa botar a perua na rua final de semana feliz a vida de gearhead e sempre recheada de historias unhas sujas e partes do corpo doendo de fazer malabarismos debaixo do carro neste sentido nada mudou nesses ultimos dois anos no final de semana anterior ao primeiro capitulo do project cars eu fiz mais uma incursao nas entranhas da bunduda desta vez com os seguintes objetivos • trocar fluido de freio / sangria; • tentar remover a clutch delay valve cdv a k a valvula da minha mae que nao curte quando eu queimo borracha ; • tentar sangrar a embreagem; • pintar pinças; • plastidip nas rodas; nao consegui sangrar a embreagem ou remover a cdv os cavaletes eram muito baixos e eu nao consegui acesso decente por baixo do carro pra fazer o que tinha que ser feito a qualquer um que resolva fazer a sangria dos freios em casa digo que nao e uma tarefa dificil mas se nao for feita de maneira extremamente organizada vira uma enorme lambança o plastidip foi uma surpresa extremamente agradavel foi ridiculamente facil de aplicar e o acabamento ficou nota mil porem o verniz semi fosco foi um caso a parte nao da pra abusar dele em excesso ele fica esbranquiçado dicas aos amigos que pretendem pintar as pinças de freios 1 obviamente use tinta que aguente altas temperaturas; 2 em lampejo de inspiraçao do meu padroeiro sao mcgyver tive a ideia de mascarar o disco com filme pvc de cozinha embale o conjunto inteiro como se fosse uma peça de picanha e faça cortes para expor somente a pinça depois e so fazer o acabamento da mascara com fita crepe se necessario botar um bom plastico na frente da caixa de roda e largar a tinta simples pratico e eficiente eu aproveitei e dei uma sujada de tinta nos discos de freio para nao ficar aquele metal semi oxidado exposto no meio da negritude que o carro se tornou deveria ter caprichado mais na mascara tambem mas a besteira ja tinha sido feita atualmente a val esta assim ate a proxima filipe soares project cars #08
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