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Zero a 300

Detalhes do Mustang GTD | O BMW M2 2025 | Temerario: o novo Lambo e mais!

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Ford revela mais detalhes do Mustang GTD

A Ford americana divulgou novas informações sobre a versão de rua de seu Mustang de corrida GT3, o Mustang GTD.  O carro tem transeixo traseiro, algo ao redor de 800 cv, e suspensões de competição totalmente diferentes do Mustang normal. Também custa uma fortuna (US$ 325.000, ou R$ 1.758.250, nos EUA), e será produzido na Multimatic no Canadá.

O interior foi mostrado pela primeira vez, e é basicamente o mesmo do Mustang normal. Também foram revelados os pacotes de opções, que inclui o “Performance Package”.  Este pacote inclui redução de peso e modificações aerodinâmicas, como novo Splitter e redução de arrasto na asa traseira. Remove todo o isolamento acústico, também e inclui as rodas de magnésio de 20 polegadas que estão no carro das fotos, num tom de vermelho chamado Chroma Flame. Com o pacote, espera-se que o caro faça o Nurburgring em menos de sete minutos.

A Ford oferecerá também o GTD em uma série especial Carbon que deixa a carroceria de fibra de carbono sem pintura no capô, teto e partes da tampa do porta-malas. Também adiciona acabamento “Magnetite” às rodas, sejam elas de alumínio ou magnésio.

Por dentro, o interior é praticamente o mesmo do carro normal, com o painel digital “de BMW”. Os displays possuem gráficos exclusivos de boas-vindas e de despedida, mostrando imagens do Mustang GTD. O software e os recursos são diferentes, mas é o mesmo painel. Os bancos Recaro são de série e apresentam um novo volante com controles adicionais para as configurações de suspensão e escapamento. O aro grosso do volante é estofado em couro, com inserções de fibra de carbono acrescentando um toque de sofisticação, e as borboletas atrás do volante são de titânio.

Além disso, dois novos botões na console central: um para a função de elevação do eixo dianteiro e outro que serve como atalho para a página Track Apps do sistema de infoentretenimento. Mas o legal mesmo é que atrás dos bancos, há uma janela para se ver a suspensão traseira trabalhando!

A Ford está planejando dois anos de produção para o GTD. Um número oficial de produção ainda não foi divulgado, mas as estimativas estão em torno de 1.400 carros. O preço também é uma estimativa neste momento, mas não será inferior aos US$ 325.000. Apesar disso, a Ford recebeu mais de 7.500 inscrições de pessoas nos EUA e no Canadá interessadas em comprar um. E a fila de espera para a Europa já está aberta, também. (MAO)

 

Conheça o BMW M2 2025

Apesar de tudo que a BMW apronta atualmente para se afastar deles, existe um carro que ela oferece que ainda é feito para seu comprador tradicional. É o cupê M2, principalmente quando equipado com o câmbio manual opcional. E agora, recebeu algumas modificações para o ano/modelo 2025.

Uma das novidades é um ganho de 20 cv: vai de 460 cv para agora 480 cv, colocando o carro no mesmo patamar do M3 e M4 manual. Novas rodas também fazem parte do pacote, e agora realmente realçam o desenho, pintadas em prata, e não o hoje onipresente preto.

O motor é o mesmo biturbo de 3,0 litros usado para todo lado na BMW. O torque não aumentou nesta nova versão de 480 cv: são os mesmos 61,2 mkgf.  A potência mais alta representa o ganho de 0,1 segundo no 0-96 km/h: agora 4,1 segundos para o carro manual, e 3,9 segundos para o automático de oito velocidades.

A carroceria externa não mudou nada além das rodas. No interior, está disponível o mais recente sistema de infoentretenimento da BMW, iDrive 8.5, um novo volante e detalhes em vermelho opcionais para os bancos esportivos. Os bancos concha de fibra de carbono podem agora ser comprados em separado do caro pacote Carbon.

A produção começa em agosto, e o preço subiu 3%: custa agora US$ 66.075 (R$ 357.465) nos EUA. Não sabemos ainda quando virá ao Brasil; um M2 2024 custa aqui R$ 617.950. (MAO)

 

Suzuki Swift Sport continua em produção

Parece que o novo Suzuki Swift não terá uma versão Sport. Mas o Suzuki Swift Sport da geração anterior ainda permanece em produção.  Aparentemente, sua vida foi estendida até o final de 2025, pelo menos para o mercado australiano. O hot-hatch continuará a ser vendido junto com o novo modelo, mas seu futuro após 2026 é incerto devido ao aperto das regulamentações de emissões.

O atual Suzuki Swift Sport existe desde 2017 praticamente inalterado, e inclusive foi vendido no Brasil, com motor 1.6 litro aspirado, e onde ainda tem muitos fãs. Depois que o novo Swift chegou no início deste ano, todos pensaram que uma versão hot hatch apareceria mais cedo ou mais tarde. Infelizmente não foi este o caso.

 

Na Europa e em alguns outros mercados, o Suzuki Swift Sport vem com um motor de 1,4 litros turbo-híbrido de 48v, e 129 cv. Na Austrália, é também turbo 1.4 litros, mas sem eletrificação, com 140 cv.

Michael Pachota, gerente geral da Suzuki Austrália, falou à mídia local Drive, dizendo que os planos para um novo Swift Sport não foram confirmados pela sede da Suzuki no Japão. Disse que efetivamente, este tipo de carro está limitado pelas legislações de emissão cada vez mais restritas.

Os hot hatches realmente estão se tornando uma raridade no segmento subcompacto na Europa (e na Austrália), após o desaparecimento do Hyundai i20 N, Ford Fiesta ST, Peugeot 208 GTI e Renault Clio RS nos últimos anos. A próxima descontinuação da série Abarth 595/695 significa que os únicos rivais restantes do Suzuki Swift Sport serão o VW Polo GTI e o Abarth 500e totalmente elétrico.

É uma categoria que efetivamente substituiu o carro esporte barato nos anos 1980, com carros que podiam ser os únicos de uma família. Mas esportividade parece cada vez mais raro entre carros de preço razoável; aqui mesmo sensacional Sandero RS, e até o Swift Sport, não duraram muito. Uma pena. Mas como podemos ver nesse caso do Swift, se há demanda, alguém vai suprir; nem que seja com um carro de geração mais antiga. Veremos. (MAO)

 

Próximo Lamborghini deverá se chamar “Temerario”

Você conhece a tradição da Lamborghini em batizar seus carros com nomes de touros de combate ou termos relacionados às “corridas de toros”. Foi assim com praticamente todos os carros lançados pela marca desde o Miura — que foi o primeiro dessa linhagem — e será assim com o novo modelo da marca, que deve ser apresentado em agosto para substituir o Huracán. Seu nome será Temerario.

A informação ainda não foi confirmada pela Lamborghini, mas o pessoal do site Carbuzz descobriu que a marca registrou junto ao escritório europeu de patentes o nome “Temerario” com a grafia típica usada em seus carros, com chifres nas bordas da primeira e da última letra do nome. Além disso, Temerario é o nome de um dos mais impressionantes touros de combate dos últimos anos, um animal de 526 kg que foi poupado pelo toureiro após o combate.

O substituto do Huracán terá um novo V8 biturbo eletrificado, diferente do V8 usado pelo Urus. Ele será um motor exclusivo da Lamborghini, com virabrequim plano, deslocamento de 4 litros — como quase todo V8 biturbo do momento — e configuração “hot V”(com os turbos entre as bancadas de cilindros). Apesar dos dois turbos, ele terá sua potência máxima de 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm, com limite de rotações em 10.000 rpm. O torque será de 74,2 kgfm entre 4.000 e 7.000 rpm.

O segredo da velocidade angular tão elevada está, principalmente, no conjunto reciprocante que usa bielas de titânio e balancins rígidos para o acionamento das válvulas. É o mesmo tipo de configuração usado pelo V12 da Ferrari e pelas motos esportivas. Além disso, ele será pareado ao sistema elétrico usado no conjunto híbrido do Revuelto, que consiste em um motor elétrico de 150 cv e 30,5 kgfm, mas em vez de set instalado sobre a transmissão (de oito marchas e duas embreagens) ele será instalado entre o motor e o câmbio, uma instalação mais convencional. (Leo Contesini)

 

BMW lança 420i Cabrio M Sport no Brasil

Enquanto o mundo estava de olho no “novo” Série 2/M2, a BMW no Brasil anunciou a chegada da atualização do Série 4 Conversível. Ele continua a ser oferecido somente na versão 420i M Sport, mas agora com teto de tecido em vez da estrutura rígida retrátil.

Com a mudança, a estrutura ficou 40% mais leve e liberou 15 litros no porta-malas, que agora conta com 300 litros (ou 385 litros com os bancos traseiros rebatidos). O sistema leva 18 segundos para abrir ou fechar a capota, e a operação pode ser feita a até 50 km/h.

Além da capota de tecido, o 420i Cabrio M Sport agora também tem o conjunto óptico das demais versões da Série 4, com luzes LED verticais e lanternas com arranjo interno redesenhado, novas rodas de 19 polegadas “double spoke” e volante M Sport com base reta.

O motor é o mesmo 2.0 com turbo de duplo fluxo (que a BMW chama de TwinPower), com 184 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e 30,6 kgfm entre 1.350 rpm e 4.000 rpm), combinado ao câmbio automático de oito marchas (sim, o ZF 8HP). Com esse conjunto, o carro vai do zero aos 100 km/h em 8,2 segundos.  (Leo Contesini)