o sonho de todo entusiasta e ter um project car para chamar de seu — ter um carro para modificar do seu jeito seja para as ruas para pista ou ate os dois perguntamos aos leitores que carro seria a melhor base para começar e agora temos a lista com as respostas nossa ideia era conseguir sugestoes variadas e que os leitores levassem em consideraçao criterios como preço relativamente acessivel viabilidade de modificaçoes facilidade para encontrar peças e potencial de preparaçao obviamente o carros nao precisam ter todas estas caracteristicas mas como voce vai ver os nomes sugeridos equilibram bem estes criterios um detalhe legal quase 100 % das sugestoes foram de carros nacionais volkswagen fusca o fusca e um carro peculiar no mercado — nao e incomum um exemplar integro e bem cuidado custar o mesmo que um carro em mau estado cheio de coisas para fazer a verdade e que cada um cobra pelo fusca o preço que quer o que pode tornar a busca por um carro bom a um preço justo bem cansativa encontrado o carro ideal contudo voce tem um carro versatil de manutençao conhecida e capaz de se tornar tanto um daily driver estiloso quanto um monstrinho rapido potente e barulhento o motor boxer e um dos que oferecem mais opçoes de preparaçao e peças de manutençao e existem diversas fontes de peças de acabamento estrutura e mecanica do besouro alem de componentes novos feitos com materiais melhores e tecnologia moderna porem e preciso dar atençao especial a suspensao a configuraçao original com braços arrastados na dianteira e semi eixos oscilantes na traseira pode ser suficiente para um carro comportado mas e antiquada e perigosa para andar forte — a variaçao na cambagem que acompanha a inclinaçao da carroceria em curvas atrapalha e pode ate causar um acidente por isso para um carro preparado e altamente recomendavel a adoçao de um sistema mais moderno como a propria vw fez com a variant ii ha quem adapte um sistema parecido com o da perua na traseira do fusca melhorando bastante seu comportamento dinamico e algumas empresas ja fazem um sistema de braços triangulares sobrepostos para a dianteira quer algo mais extremo com adaptaçoes maiores e possivel colocar um boxer subaru na traseira do fusca ha projetos que escondem totalmente o radiador criando verdadeiros sleepers familia volkswagen bx nao e a toa que gol voyage e parati de primeira geraçao sao tao populares apesar do projeto antigo e da ergonomia desajeitada impossivel nao lembrar do volante desalinhado em relaçao aos pedais sao carros faceis de encontrar ficam estilosos quando personalizados com bom gosto e oferecem uma ampla gama de opçoes de preparaçao e modificaçao especialmente os equipados com motor ap o que nao e tao bacana e o preço justamente por sua popularidade os preços sao mais altos do que os de outros carros de mesmo ano e estado de conservaçao [youtube id= lizh3yc1xq8 width= 620 height= 350 ] um projeto que pode ser uma boa referencia e o gol glr do tiago kfouri com motor ap turbinado que ja apareceu aqui no flatout dodge 1800/polara pense nele como um chevette um pouco mais exotico a concepçao mecanica e a mesma motor dianteiro de quatro cilindros montado em posiçao longitudinal e traçao traseira suas peças nao sao tao faceis de encontrar mas com sorte podem ser trazidas da argentina onde tambem foi fabricado e no fim da vida virou um volkswagen da para encontrar um exemplar inteiro por cerca de r$ 9 mil se quiser uma referencia bacana para seu projeto com um dodginho saiba que o hillman avenger o ingles que lhe deu origem a hillman pertencia a chrysler na epoca tem muita tradiçao nos ralis pela europa obvio demais que tal entao um polara de arrancada como o de alexandre polycarpo ele concorre na categoria turbo traseira com o motor original gaiola de proteçao integral e suspensao retrabalhada lada laika o lada laika começou a ser importado logo que o mercado nacional foio aberto em 1990 ja era um carro defasado o projeto original e o fiat 124 de 1966 porem notavel por sua robustez e baixo preço que chegavam a compensar o acabamento ruim e a baixa qualidade de construçao como o chevette ele pode ser um daily driver estiloso ou um carro de pista com motor mais potente — basta lembrar do lada lotus do top gear ou do meianov do jornalista flavio gomes [youtube id= pql1j00adpm width= 620 height= 350 ] como ele nao e um carro muito cultuado voce pode escolher qualquer motor sem medo de comprar briga com ninguem motor ap manda ver c20xe demorou um wankel e so achar um ford ka xr poderiamos falar so do ford ka xr o pequeno esportivo brasileiro foi em 2001 aproveitava a dinamica acertada do ka com um motor 1 6 de 95 cv o comportamento esportivo ficava por conta da suspensao mais firme e com barra estabilizadora e das rodas de 14 polegadas com pneus 185/60 se voce achar os xr meio inflacionados nao tem problema na verdade as demais versoes mantem a boa dinamica graças ao baixo peso e as rodas nas extremidades da carroceria e isto vale ate para o modelo reestilizado que ficou maior mas nao perdeu a vocaçao para divertir e um dos melhores compactos relativamente modernos para um project car period chevrolet astra [youtube id= fxrwtzjtcxo width= 620 height= 350 ] quando falamos no astra pensamos no primeiro modelo a desembarcar no brasil o chamado astra belga a partir de 1995 ele nao e muito bonito mas oferece uma bela base para modificaçoes ergonomia correta mecanica robusta — o bom e velho familia ii da gm que facilita a procura por peças de preparaçao — e dimensoes comedidas um reflexo da epoca em que foi lançado um bom acerto de suspensao pode transformar um astra em um devorador de curvas absurdo — lembra do astra deste post puma quando alguem fala em puma esta pessoa pode estar se referindo a um classico baseado nos dkw um classico com mecanica volkswagen ou um classico com o motor 4 1 do opala em todos os casos voce esta lidando com um carro raro e que se modificado pode causar revolta entre alguns mais conservadores se o trabalho nao for bem feito e de muito bom gosto contudo se voce sabe o que tem nas maos e o que esta fazendo um puma pode ser um belo project car talvez voce deva deixar os dkw quietos pois eles sao os mais raros mas os carros com mecanica volkswagen oferecem a mesma variedade de preparaçao que o fusca com uma carroceria mais elegante e esportiva — e um detalhe muito importante — centro de gravidade mais baixo no caso do gtb com motor dianteiro de origem chevrolet a preparaçao no seis em linha pode render alta cavalaria em um carro confortavel e raro — e tambem bastante traiçoeiro por causa do motor torcudo somado ao entre eixos curto tenha em mente porem que em qualquer um dos casos dificilmente voce tera um projeto barato nas maos fiat uno o pau para toda obra da fiat que inaugurou o segmento popular e foi por anos o carro mais barato do brasil tambem e um excelente ponto de partida para um hot hatch bom acerto dinamico — graças as suspensao independente nas quatro rodas — preço relativamente em conta e peso naturalmente baixo sao so alguns predicados que o tornam um bom candidato a primeiro e segundo e terceiro project car a propria fiat sabe disso ou nao teria lançado uma sequencia de versoes esportivas legais — 1 5 r 1 6 r 1 6r mpi e uno turbo se voce quer algo old school pode tentar repetir do seu jeito a receita destes carros — motor fiasa com carburaçao dupla motor sevel 1 6 turbinado ou voce pode tentar algo mais moderno — um uno com motor fire 1 4 com injeçao multiponto e 86 cv etanol ja deve ser bem divertido e que tal turbina lo honda civic quinta geraçao se dinheiro nao for um problema muito grande um honda civic importado lançado no brasil em 1992 pode ser um bom começo de projeto nao precisa nem mesmo ser um dos mais potentes com comando vtec — mesmo os basicos tem visual legal com muitas referencias na internet dinamica bem acertada para um carro de traçao dianteira preço razoavel e mecanica resistente e claro que um civic vti com seu motor b16 1 6 de 160 cv seria o ponto de partida ideal a boa noticia e que o civic da decada de 90 o que tambem inclui a geraçao seguinte e um dos carros mais populares do mundo para preparaçao e modificaçao isto se traduz em uma oferta de peças gigantesca que da a possibilidade de no brasil se importar peças pelo ebay ou nas seçoes de classificados de foruns e uma faca de dois gumes e o risco de ser taxado pela receita sem do e bem grande mas a canseira certamente compensa se voce quiser algo um pouco bem pouco mais simples da para adaptar o motor k20 de 192 cv do nosso civic si no cofre do modelo de quinta geraçao volkswagen gol / voyage a ultima e mais nova sugestao da lista e o volkswagen gol atual carros usados e antigos sao legais mas tambem e bacana ter um carro mais moderno e confiavel como base para um projeto goste ou nao dele o gol e um carro bem acertado com acabamento simples porem de qualidade e bem atraente — a versao de duas portas praticamente implora para virar um hot hatch uma ideia o motor 2 5 do jetta da geraçao anterior que ronca bonito e tem 170 cv de fabrica vai um voyajetta ai outra sugestao que tal o 1 8 turbo do antigo golf gti ou quem sabe um motor 20v da audi [ fotos w3i_yu marcio murta pavel kuneev leonardo contesini dpwphotography ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.