a vitoria mais importante e aquela que ainda esta por vir passional combativo e de temperamento comparavel ao rosso corsa que tinge seus carros a alma de enzo ferrari se funde ao espirito do esporte a motor apenas na formula 1 sao quase 950 grande premios disputados e 227 vitorias sem contar os inumeros campeonatos de turismo e de prototipos se listar dez dos mais importantes pilotos da ferrari foi uma tarefa ardua e injusta pelas inevitaveis exclusoes nao teria como ser diferente ao listarmos dez das corridas mais marcantes da scuderia ferrari acelere conosco nesta reportagem e depois diga nos comentarios qual prova em sua opiniao foi a mais marcante da historia do cavallino rampante ferrari 70 anni di emozioni esta e a quarta e ultima materia veja a primeira / segunda / terceira de uma serie sobre alguns dos momentos mais marcantes dos 70 anos da ferrari um oferecimento relogios scuderia ferrari vendidos no brasil exclusivamente pela vivara em lojas fisicas ou no e commerce dica comprando um relogio scuderia ferrari voce ganha um chaveiro oficial confira as regras da promoçao no site da vivara os quatro relogios abaixo sao da familia pilota piloto em italiano mesmo nome do curso de pilotagem de diversos niveis exclusivo para proprietarios de ferrari modelo 830387 | r$ 1 050 00 dial com acabamento rosso remetendo ao conta giros de ferrari como a 488 gtb pulseira em couro com scudetto gravado em alto relevo e costuras vermelhas remetendo aos bancos de alguns modelos grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa 45 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [highlight color=green][ clique aqui para comprar ][/highlight] [highlight color=green][ ver catalogo relogios scuderia ferrari ][/highlight] modelo 830389 | r$ 1 150 00 dial com acabamento negro remetendo ao conta giros de ferrari como a 458 italia pulseira em couro com scudetto gravado em alto relevo e costuras vermelhas remetendo aos bancos de alguns modelos grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa 45 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [highlight color=green][ clique aqui para comprar ][/highlight] [highlight color=green][ ver catalogo relogios scuderia ferrari ][/highlight] modelo 830390 | r$ 1 350 00 variante com pulseira em aço inoxidavel e tema murdered out todo negro apenas arrematado com alguns detalhes em vermelho dial com acabamento remetendo ao conta giros de ferrari como a 458 italia grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa 45 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [highlight color=green][ clique aqui para comprar ][/highlight] [highlight color=green][ ver catalogo relogios scuderia ferrari ][/highlight] modelo 830393 | r$ 1 250 00 variante com pulseira em aço inoxidavel e tema classico dial com acabamento remetendo ao conta giros de ferrari como a 458 italia grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa 45 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [highlight color=green][ clique aqui 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equaçao foram duas voltas finais absolutamente epicas arnoux tinha mais potencia e pneus em melhores condiçoes entao tudo o que gilles tinha em maos para segurar sua posiçao era o arrojo frear no limite do traçado defensivo e nao dar espaço mas na volta 78 rene faz uma ultrapassagem sem defesa possivel no meio da reta dos boxes villeneuve tenta espremer arnoux por fora na freada da primeira curva mas pouco ajudou agora o canadense teria de ir alem do limite [youtube id= 8nxwn3ohkew width= 620 height= 349 ] e foi o que ele fez na penultima volta conseguindo o improvavel frear tao tarde a ponto de superar a vantagem de potencia do renault ninguem esperava a reaçao de cabeça de arnoux deixa clara a sua perplexidade a traseira da ferrari balança para todos os lados nos esses brigando com o resto de aderencia de seus pneus o sangue de rene ferve ele praticamente toca o transeixo da ferrari e isso era so o começo metade da ultima volta foi feita lado a lado entre os dois carros ignorando os limites fisicos da pista trocando de posiçoes cinco vezes e tocando rodas nada menos que sete vezes de acordo com declaraçao de arnoux para o jornalista russell atkins em 2011 mesmo tendo perdido rene se orgulha de ter tido esta batalha quem nao o faria a vitoria impossivel tazio nuvolari nurburgring 1935 28 de julho 1935 nurburgring alemanha estamos em pleno iii reich uma tropa de oficiais do fuhrer estava entre os 300 000 presentes no local esperando por uma dominaçao completa dos alemaes na prova nao sem razao seus carros eram os mais potentes e avançados recebendo farto investimento do governo os tres mercedes benz w25 8 cilindros em linha 3 990 cm³ e 375 cv e os quatro auto union tipo b v16 4 950 cm³ 375 cv tinham 110 cavalos de vantagem sobre os datados alfa romeo p3 8 cilindros em linha 3 167 cm³ de enzo ferrari lembrando que de 1929 ate 1939 a scuderia ferrari era uma equipe que competia com os carros da alfa e ainda nao fabricava seus proprios num circuito com amplitude de altitude de 300 metros e cheio de trechos de alta incluindo uma reta de mais de dois quilometros o resultado com tanta diferença tecnica seria previsivel os alemaes venceram os oito grands prix anteriores e em casa nao seria diferente mas aquele dia foi tudo menos previsivel tazio nuvolari foi o responsavel por aquilo que ficou conhecido na epoca como a vitoria impossivel foi uma superaçao completa na largada o grid foi definido por sorteio tazio saiu mal e caiu da segunda para a quinta posiçao catalisador de uma sequencia de voltas voadoras em derrapagem controlada tecnica de pilotagem cuja criaçao enzo ferrari atribui a nuvolari lembre se de que por muitas decadas nada separava os pilotos de arvores e colinas no nordschleife na parada para reabastecimento ja liderando a prova sua equipe quebrou o gatilho da bomba de reabastecimento forçando a um procedimento manual que o fez perder um caminhao de tempo e varias posiçoes nuvolari voltou e superou os alemaes na pista novamente um a um deixando um comboio de oito mercedes e auto union para tras parte deles tendo problemas nos freios e nos pneus incluindo manfred von brauchitsch que perdeu tudo na ultima volta a certeza do triunfo dos alemaes era tao grande que a organizaçao da prova sequer tinha trazido os discos com os hinos dos outros paises la prima vittoria franco cortese roma 1947 no ix gp de roma a primeira vitoria da nova ferrari 125 pilotada por cortese foram estas as palavras escolhidas pelo jornal motor de 1º de junho de 1947 para registrar o momento historico em que um carro batizado com o nome de enzo ferrari venceu pela primeira vez apesar do nome grande premio o gp de roma era uma tipica corrida de carros esporte da primeira metade do seculo 20 sem nenhum monoposto alinhado como se tornaria o padrao apos 1950 com a criaçao da formula 1 a prova fora disputada em 25 de maio de 1947 exatamente duas semanas apos a estreia da ferrari 125s uma barchetta de dois lugares equipada com um v12 de apenas um litro e meio desenvolvido pelo mestre gioacchinno colombo ao volante estava franco cortese o primeiro piloto da ferrari como construtora ele ja havia pilotado a 125s na primeira corrida do carro uma prova no circuito de piacenza na qual o carro teve um problema na bomba de combustivel e abandonou a tres voltas do fim entregando a vitoria para guido barbieri com um maserati 1500 nas ruas de roma contudo a historia foi diferente diante de quase 60 000 pessoas que se reuniram em frente as termas de caracalla uma construçao levantada pelos romanos no seculo iii e ao redor da qual foi formado o circuito do grande premio cortese foi impecavel do inicio ao fim e desta vez sem problemas mecanicos venceu a prova devolvendo o troco a barbieri e seu maserati a primeira gloria na formula 1 gonzalez silverstone 1951 dizer que a construtora ferrari e a formula 1 nasceram quase juntas nao e exagero a primeira ferrari de todas a 125 mm data de 1947 enquanto a primeira corrida da primeira de todas as temporadas da formula 1 foi realizada em 13 de maio de 1950 como vimos aqui e na materia sobre os pilotos mais importantes da scuderia a ferrari ja tinha fama nos grands prix o proprio enzo ja era destaque nos anos 1920 mas como equipe usando carros da alfa romeo a partir de 1947 a scuderia so competiria com seus proprios carros a primeira temporada foi dominada pela alfa romeo de juan manuel fangio e giuseppe farina mas os pilotos da ferrari alberto ascari e luigi villoresi nao raro se classificavam entre as cinco primeiras posiçoes e deram muito trabalho aos ex colegas e agora rivais do cuore sportivo e havia motivaçao extra alem dessa pois com a inauguraçao da formula 1 como um campeonato organizado passava a existir tambem uma competiçao entre os pilotos e nao apenas entre as equipes a vitoria veio no ano seguinte na quinta das oito etapas da temporada de 1951 parecia que aquela seria mais uma competiçao dominada pela alfa com juan manuel fangio vencendo tres provas pela equipe mas a ferrari reagiu no grande premio da gra bretanha que foi vencido por jose froilan gonzalez e isto era especialmente curioso pois assim como fangio gonzalez era argentino nos treinos de classificaçao um bom pressagio conquistou a pole position com um segundo de margem foi a primeira pole da ferrari na historia da formula 1 [youtube id= da62rri ghy width= 620 height= 349 ] no entanto a corrida nao foi tao facil gonzalez e fangio brigaram ferozmente pela liderança por 90 voltas no circuito de silverstone alternando posiçoes incontaveis vezes mas foi gonzalez quem assumiu a liderança definitiva e apenas 51 segundos depois sua ferrari 375 f1 cruzou a linha de chegada e deu inicio a uma era na formula 1 a vingança vem a cavalo bandini amon 24h de daytona 1967 entre 1960 e 1965 a ferrari havia sido imbativel nas principais corridas de endurance do planeta especialmente nas 24 horas de le mans onde a scuderia venceu cinco anos consecutivos o sucesso continuo da ferrari levou a imprensa da epoca a apostar em um dominio italiano que se estenderia por toda a decada nem tanto logo o sexto ano foi terrivel para a scuderia a ford desenvolvera o gt40 que nao havia se saido muito bem no ano anterior mas com as evoluçoes decorrentes conquistou os tres primeiros lugares nas 24 horas de daytona nas 12 horas de sebring e nas 24 horas de le mans interrompendo a sequencia de vitorias da ferrari nas provas de endurance de forma embaraçosa sendo uma equipe garagista e independente no pos guerra a ferrari nao tinha muito o que fazer contra os milhoes de dolares que henry ford ii estava despejando em sua aventura nas pistas a ferrari alias ja estava fazendo algo impressionante ao desenvolver ao mesmo tempo seus grand tourers v12 um carro de f1 um carro de f2 a dino 246gt e ainda o novo 330 de endurance ate mesmo stirling moss na epoca ja aposentado se pronunciou a respeito da investida milionaria da ford dizendo que era triste ver um verdadeiro competidor como enzo ferrari superado por uma grande fabricante interessada apenas em marketing mas enzo ferrari estava obstinado a recuperar seu lugar no topo em 1967 e para isso deu liberdade total para o jovem mauro forghieri desenvolver aquele que se tornaria o prototipo mais iconico da ferrari a 330 p4 era o mesmo carro da temporada anterior porem com algumas poucas modificaçoes para torna lo mais competitivo o v12 de quatro litros ganhou um novo sistema de injeçao e novos cabeçotes aumentando a potencia de 420 para 450 cv o cambio zf 593 um dos maiores problemas da ferrari em 1966 foi substituido por uma caixa feita pela propria scuderia e o carro ganhou rodas campagnolo de magnesio calçadas em pneus firestone ainda mais largos que os dunlop no limite de seu orçamento a ferrari so podia produzir dois destes novos carros para competir contra seis ford gt40 a soluçao foi fazer um terceiro carro mais simples com carburadores em vez de injeçao mecanica que foi usado pela equipe nart de seu importador americano luigi chinetti e ficou conhecida como ferrari 412 p a primeira oportunidade de dar o troco nos americanos seria em seu proprio territorio as 24 horas de daytona de 1967 para garantir que a vingança funcionasse enzo ferrari ate mesmo negociou com a firestone o financiamento de uma serie de testes nos eua no final de 1966 no sabado 4 de fevereiro de 1967 precisamente as 15 09 as duas ferrari p4 alinhavam em daytona com lorenzo bandini e chris amon no carro #23 e ludovico scarfiotti e mike parkes no carro #24 ao lado a 412p dividida entre pedro rodriguez e jean gichet no #26 a corrida ao longo de duas voltas no relogio seria contra nao apenas os seis ford gt40 mkii mas tambem contra os porsche 906 e os chaparral 2d e 2f logo nos primeiros minutos de corrida o chaparral 2f de phil hill assumiu a ponta e estabeleceu um ritmo muito superior ao dos rivais com uma pequena ajuda da downforce produzida pela asa traseira de seu chaparral logo atras os porsche e os ford alternavam as posiçoes seguintes volta apos volta um dos gt40 pilotado por mario andretti e richie ghinter tinha como objetivo estabelecer um ritmo forte para forçar os carros que vinham logo atras as ferrari nao cairam na armadilha e mantiveram um ritmo proprio como se estivessem correndo outra corrida enzo sabia muito bem que para terminar em primeiro primeiro voce tem que terminar a prova a estrategia começou a se mostrar certeira a partir do anoitecer phil hill que liderava a prova com folga em seu chaparral acabou se acidentando apos perder aderencia na entrada da curva 6 ele conseguiu levar o carro aos boxes e os mecanicos ate chegaram a conserta lo mas ao voltar para a pista ficou claro que nao seria possivel seguir em frente as 19 15 ele abandonou a prova depois foram os ford gt40 o carro de andretti/ghinter começou a apresentar problemas no cambio o que lhes custou a segunda posiçao o mesmo problema aconteceu com o gt40 de peter revson e mark donohue ao inicio da madrugada as tres ferrari ocupavam as tres primeiras posiçoes sempre mantendo seu ritmo constante e sem grandes problemas na ponta estava a 330 p3 de mike parkes e ludovico scarfiotti seguidos pela p4 de chris amon e lorenzo bandini em terceiro estava o ultimo dos ford gt40 de dan gurney e a j foyt gurney e foyt ate chegaram a ameaçar as ferrari mas adivinhe so o cambio começou a apresentar problemas e o carro teve que ir para a garagem perdendo tempo demais para ameaçar a ferrari a ford ate conseguiu manter um dos seis gt40 na pista o carro de bruce mclaren e lucien bianchi mas eles ja estavam longe demais dos lideres para esboçar uma reaçao a tempo com quatro horas para acabar a prova a liderança estava com a p4 de amon/bandini que impos uma vantagem de 16 km da p4 de parkes e scarfiotti e de 160 km em relaçao a ferrari 412p de rodriguez/guichet a vantagem era tao grante que os pilotos reduziram o ritmo para conservar os carros e assim se mantiveram ate o tremular da bandeira quadriculada a vitoria da ferrari foi uma vingança friamente calculada de enzo ferrari tres carros italianos com o novo cambio italiano feito pela propria ferrari deram um show de confiabilidade regularidade e velocidade no quintal da ford uma resposta a altura da provocaçao da ford — e feita com muito menos dinheiro e mais paixao dança na chuva michael schumacher catalunha 1996 ja se sabia que a temporada de estreia de schumacher na ferrari nao seria boa sua ida e de todo o staff tecnico que o assessorava na benetton incluindo ross brawn era justamente o plano de ressurreiçao da escuderia que nao conquistou nenhuma vitoria entre 1991 e 1993 e apenas uma por ano em 1994 e 1995 titulo o ultimo tinha sido em 1979 com jody scheckter o f310 carro de 1996 era um projeto inacabado aerodinamicamente a equipe investiu muito tempo na mudança de powertrain abandonando os v12 em prol dos v10 mais economicos o que permitiria tanques menores e que permitiriam melhor balanço dinamico ninguem esperava muita coisa em 1996 mas da mesma forma ninguem esperava o gp da espanha daquele ano o dia começou extremamente chuvoso mas havia a possibilidade da chuva parar durante a prova schumacher colocou todas as fichas na mesa e requereu a sua equipe um setup completo de chuva carga de suspensao mais macia altura sensivelmente maior muita asa menos bloqueio no diferencial geometria conservadora seria uma ignorancia contudo atribuir esta performance epica de michael apenas a regulagem do monoposto quem assistiu a prova viu o alemao desenhar um traçado diferente dos demais todo piloto profissional sabe o que fazer na chuva cruzar o traçado emborrachado para nao andar sobre ele buscar entradas de curva tardias para ter saidas retas em muitas delas contudo schumacher fez completamente por fora sua leitura de superficie estava em outra categoria em relaçao aos demais do grid e de forma muito parecida com senna michael tinha enorme sensibilidade para procurar o limite de aderencia com o pe direito na chuva sua ferrari dançava com sutileza a todo instante nas saidas de curva sempre procurando o limite extremo de grip [youtube id= jsqabsr6uam width= 620 height= 349 ] nao e que ele estava mais rapido que os outros foi um massacre no começo da prova ele era dois segundos por volta mais rapido que o lider jacques villeneuve williams pouco tempo depois estava na casa de 4 s mais rapido que todos os outros repito quatro segundos por volta em seu segundo pit stop ele estava 90 segundos adiante um minuto e meio nem mesmo uma largada problematica e uma trinca severa no coletor de escape que surgiu na metade da prova e consumiu parte desta vantagem foi capaz de impedir sua primeira vitoria pela ferrari james robinson um dos engenheiros senior da williams cumprimentou publicamente a performance o mais longo dos dias hill gendebien le mans 1958 o ano de 1958 trouxe mudanças importantes no regulamento do mundial de carros esporte wsc nao apenas por causa da tragedia das 24 horas de le mans de 1955 mas tambem por conta da triste ocorrencia na ediçao de 1957 da mille miglia veja mais abaixo os carros agora nao podiam ter motores de mais de tres litros e era este o deslocamento do motor v12 da ferrari 250 tr/58 de que olivier gendebien e phil hill dividiram a equipe de enzo ferrari porem mantinha se competitiva para a disputa em la sarthe que tambem tinha como favoritas as britanicas aston martin e jaguar bem como a porsche mas a ediçao de 1958 das 24 horas de le mans castigou o asfalto e os mais de 150 mil espectadores com 15 horas seguidas de chuva os cockpits se tornaram banheiras imagine entao a condiçao de visibilidade pelas viseiras encharcadas e engorduradas de oleo ao longo da prova os rivais foram caindo um a um stirling moss da aston martin liderava a prova com quase 2 minutos de folga quando uma biela colapsou os jaguar de duncan hamilton e jean marie brussin se acidentaram a batida de brussin infelizmente foi fatal hamilton topou com uma barra panhard perdida na pista foi ajudado por dois espectadores e continuou na prova a pilotagem suave e com ritmo forte na chuva de hill em sua ferrari foi o que fez a diferença na hora de superar hamilton as 2 30 da manha para nao mais perder a liderança a escolha pela 250 tr/58 foi feita pelo proprio enzo ferrari e mostrou se acertada alem da vitoria com dez voltas de vantagem sobre o aston martin que chegou em segundo 305 voltas no total mike hawthorn foi o responsavel pela volta mais rapida na corrida cumprida em 4 08 alem do limite andretti giunti vaccarella 12h de sebring 1970 [youtube id= g1sihpc otm width= 620 height= 349 ] na decada de 1970 a ferrari era a unica equipe que fornecia algum desafio a porsche e a ford boa parte disto tinha a ver com o desempenho da ferrari 512s o prototipo que ignazio giunti nino vaccarella e mario andretti guiaram ate a vitoria nas 12 horas de sebring segunda etapa do mundial de endurance de 1970 quer dizer originalmente era uma dupla mario andretti so entrou depois mas como assim na verdade quem largou na ponta e dominou por boa parte da corrida foi a dupla formada por mario andretti e arturo merzario na ferrari 512s #19 as investidas do porsche 917k de jo siffert e pedro rodriguez nao foram suficientes para tira lo da primeira posiçao mas problemas com o carro sim faltando pouco menos de uma hora para o fim da corrida aquela altura a 512s de jacky ickx e peter schetty #20 tambem ja havia abandonado a prova de forma que apenas a ferrari #21 de ignazio giunti e nino vaccarella estava em condiçoes de terminar a corrida faltando menos de meia hora para o fim da prova o chefe de equipe mauro forghieri nao teve duvidas e colocou mario andretti seu piloto mais veloz ao volante foi certeiro o carro que estava na terceira colocaçao e uma volta atras de jo siffert em seu porsche conseguiu descontar a volta e estava engolindo toda a diferença em relaçao ao 917k que acabou abandonando pouco tempo depois com problemas em um cubo de roda com este abandono quem assumiu a liderança foi peter revson colega de steve mcqueen na equipe solar productions ao volante do porsche 908 algo surpreendente pois este carro era da categoria de tres litros mas andretti o alcançou minutos depois ultrapassando o em pista tudo resolvido nada feito na entrada da ultima volta andretti entra nos pits para um splash n go forçado pois sua ferrari estava tao sem combustivel que ja estava começando a falhar o porsche 908 o ultrapassa novamente michael sai ensandecido dos boxes atravessando sua 512s para uma flying lap arrasadora e conquistando a vitoria nos ultimos metros gloria e tragedia taruffi mille miglia 1957 mille miglia arredondava para cima a corrida de longa duraçao disputada na italia passou por exatamente 992 332 milhas ou 1 597 004 km de vias publicas entre brescia capital da provincia de mesmo nome e roma a capital da italia como de costume era uma corrida contra o relogio com um carro largando por minuto os numeros de cada carro marcavam o horario de saida taruffi portanto largou as 5 35 da manha e foram os italianos que dominaram a linha de largada apenas ferrari e maserati levaram suas equipes de fabrica para aquela que seria a terceira etapa do wsc com quatro carros cada uma a ferrari atacou com cinco carros quatro prototipos com piero taruffi wolfgang von trips peter collins e alfonso de portago ao volante; e um gt a 250 gt lwb scaglietti de olivier gendebien ja a maserati passava por uma fase ruim dos quatro pilotos que levou a mille miglia apenas dois stirling moss e jean behra representavam algum risco para a equipe de maranello para facilitar as coisas para enzo as maserati abandonaram a prova logo no inicio por problemas mecanicos com isto taruffi conseguiu vencer ao completar a distancia de 992 km em 10 horas 27 minutos e 47 segundos a uma velocidade media de 94 841 km/h tres minutos depois veio o colega de equipe von trips enquanto gendebien o unico dos tres a levar um navegador jacques washer foi o terceiro vitoria tripla da scuderia mas a comemoraçao teve um gosto bastante amargo pouco mais de 60 minutos depois de largar o pneu dianteiro do carro de affonso de portago explodiu ele perdeu o controle acertou um poste de luz e tambem alguns dos espectadores resultado dez mortos cinco deles crianças e outros 20 feridos tanto portago quanto seu navegador edmont nelson faleceram instantaneamente no local a tragedia levou o governo da italia a decretar o fim da mille miglia como competiçao e a proibir qualquer atividade automobilistica nas estradas do pais por muito tempo assim a ediçao de 1957 foi a ultima da lendaria competiçao de velocidade e a ferrari foi a ultima vencedora desde 1982 contudo a mille miglia voltou a ser realizada so que como uma prova de regularidade de classicos rito de passagem rubens barrichello hockenheim 2000 o sabado havia sido um desastre barrichello chegara a alemanha assistindo a briga pelo campeonato do quarto lugar na classificaçao a 20 pontos do lider schumacher os treinos da manha foram apenas razoaveis com o quarto melhor tempo seis decimos atras do alemao para piorar na classificaçao da tarde o f1 2000 teve problemas eletricos e impediram que rubens conseguisse algo melhor que um 18º lugar no grid de largada com praticamente tudo perdido ousar demais na estrategia deixa de ser fator de risco rubens sugeriu largar com menos combustivel e usar os pit stops para ao menos terminar entre os seis primeiros e beliscar alguns pontos [youtube id= zntxqifccps width= 620 height= 350 ] no domingo a historia começou a mudar antes mesmo da largada jenson button teve um problema com a partida de seu carro e largou do fundo do grid um a menos pela frente na primeira curva da prova schumacher e fisichella bateram e abandonaram menos dois com o carro mais leve e tres carros a menos a sua frente barrichello terminou a primeira volta na decima posiçao mas isso foi so o começo de um espetaculo de pilotagem na 15ª volta rubens ja estava em terceiro atras apenas das mclaren de mika hakkinen e david coulthard hora de reabastecer e trocar pneus entrou nos pits saiu em sexto e logo subiu para quinto quando algo improvavel aconteceu um ex funcionario insatisfeito da mercedes benz invadiu a pista para protestar contra a fabricante alema a invasao acionou o safety car e barrichello colou na dupla da mclaren na relargada jean alesi e pedro paulo diniz bateram e trouxeram o safety car de volta a pista nova relargada o tempo fecha a chuva cai com 33 voltas hakkinen e coulthard logo entram nos pits para trocar os pneus apostando na parada de barrichello em seguida so que a parada nao aconteceu a chuva nao foi forte nem suficientemente extensa para encharcar os 6 8 km do traçado antigo de hockenheim e por isso somente parte da pista estava molhada rubens agora liderando decidiu apostar nos slicks para as 12 voltas seguintes um risco grande que ele se dispos a encarar [youtube id= nxdoxoai4hm width= 620 height= 350 ] trazendo o carro com cuidado — e causando crises de ansidedade ate mesmo no mais tranquilo dos torcedores — barrichello entrou na penultima volta com 11 4 longos segundos de vantagem sobre mika hakkinen depois de sair do fundo do grid barrichello recebia a bandeira quadriculada sete segundos e meio antes do finlandes conquistando a primeira de suas 11 vitorias com uma combinaçao admiravel de talento estrategia e uma pitada de sorte clique nos modelos para mais detalhes ou aqui para ver o catalogo completo
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