quem diria que um dia estariamos falando da chrysler e da fiat como uma empresa so na cobertura de um evento importante como o salao de detroit pois as duas fabricantes se fundiram oficialmente no dia 12 de outubro de 2014 e agora toda a familia italo americana foi ao primeiro grande salao do ano para mostrar as novidades e o que ha de novo na verdade nao muita coisa — todos os grandes lançamentos aconteceram mais cedo no ano passado como os dodge challenger e charger hellcat e o jeep renegade ainda assim havia muito o que ver nos estandes o maior lançamento de fato foi uma picape para nos nao faz muito sentido mas os americanos como ja dissemos acham normal usar utilitarios e caminhonetes grandalhoes no transito urbano a ideia por tras da ram rebel e oferecer um veiculo com grande capacidade offroad e apelo jovem sendo assim o visual e bastante diferente do encontrado nas outras picapes da ram a começar pela grade preta que em vez do classico formato de cruz ostenta a inscriçao ram em letras garrafais — algo semelhante ao ford na grade da raptor os para lamas tambem trazem apliques em preto o que contribui para o visual agressivo da rebel alias muito se comentou sobre o alvo da ram rebel ser a ford raptor mas este nao e bem o caso o v6 ecoboost da picape ford prometeu ser ainda mais potente do que o antigo v8 de 6 2 litros e 416 cv enquanto a rebel vira equipada com um v6 pentastar de 3 6 litros 309 cv e 37 2 mkgf de torque ou um v8 hemi de 5 7 litros 400 cv e 56 7 mkgf de torque quando equipada com o motor hemi a rebel pode ter traçao 4x4 ou 4x2 alem de relaçao final de diferencial de 3 92 1 ou 3 21 1 ja com o v6 apenas traçao 4x4 e a relaçao 3 92 1 estao disponiveis [gallery columns= 4 link= file ids= 34509 34512 34511 34510 ] isto mostra que o foco e uma picape de visual agressivo e preço mais acessivel ainda que nao tenham sido revelados valores alem do mais importante boa capacidade offroad com suspensao elevada em 2 5 cm e equipada com amortecedores bilstein de calibragem exclusiva e pneus toyo open country a/t de 33 polegadas de diametro e medidas 285/70 calçando rodas de 17 polegadas ja a jeep investiu em exemplares modificados de sua grande aposta para 2015 — no brasil inclusive o jeep renegade que usa plataforma da fiat e sera produzido na nova fabrica da fiat em goiana/pe nosso renegade sera equipado com motores 1 8 etor q de 140 cv e 2 0 a diesel multijet de 170 cv como nos foi dito no salao do automovel de sao paulo ele tambem sera fabricado em melfi na italia sendo assim dois renegade customizados com acessorios mopar foram levados ao salao de detroit cada um com uma personalidade distinta offroad e urbano o primeiro deles usa como base o renegade trailhawk versao com suspensao elevada traçao 4x4 e reduzida que nos eua usa um motor de 2 4 litros de 184 cv ele recebeu diversos acessorios como protetor para o assoalho skid plate estribos rack no teto e estribos — estes prototipos que poderao ou nao se tornar acessorios comerciais a carroceria verde comando green e decorada com grafismos em x repetindo o tema das lanternas ja o modelo de apelo urbano foi feito sobre o renegade limited versao topo de linha com visual mais refinado e rodas de 18 polegadas mas aqui ganhou um visual mais aventureiro com detalhes em laranja nas rodas pretas e ate um rack para bicicleta com a bike inclusa na traseira ambos sao modelos conceituais que deverao dar origem a novos acessorios no futuro alem do renegade a jeep tambem levou o grand cherokee srt a detroit — e pudemos dar uma conferida de perto nas belas formas do utilitario equipado com o v8 hemi 6 4 de 476 cv e 64 3 mkgf de torque suficientes para chegar aos 100 km/h em 4 8 segundos o outro modelo customizado pela mopar era um dodge o challenger t/a que resgata o nome e o visual do especial de homologaçao feito para a trans am em 1970 feito sobre o challenger scat pack — ou seja dotado de um v8 hemi 392 6 4 litros de 492 cv e 65 7 mkgf de torque — o t/a ganhou a classica pintura verde sublime e um capo preto com travas e scoop inspirado pelo viper que tambem estava no recinto alem de farois dos dois lados com dutos de admissao de ar a estrutura recebeu reforços estruturais para aumentar a rigidez as rodas sao enormes de 20x9 5 pol calçadas com pneus pirelli p zero trofeo e cobrem freios brembo com discos slotados e ventilados enquanto o interior recebeu bancos dianteiros de fibra de carbono com cintos de competiçao e perdeu o banco traseiro em nome da reduçao de peso como nao poderia deixar de ser o challenger t/a recebeu a companhia de seus irmaos de sangue challenger e charger hellcat com o motor hemi de 6 2 litros e 717 cv graças a um compressor mecanico alias o proprio motor hellcat estava exposto — um belo v8 por sinal a esta altura voce ja deve ter decorado as razoes para o hellcat ser fantastico mas nao custa relembrar trata se de uma versao de curso reduzido do hemi 6 4 deslocando 6 2 litros — segundo a dodge para preservar o virabrequim a companhia tambem diz que 90% dos componentes do motor sao novos o que inclui pistoes de aço e bielas de liga ambos forjados no topo de tudo um compressor mecanico de 2 4 litros o resultado sao os tao falados 717 cv que fazem do challenger e do charger hellcat respectivamente o muscle car e o seda produzidos em serie mais potentes do mundo mas vamos ao que interessa eles vem para o brasil dificil dizer ha a intençao mas os engenheiros da chrysler ainda tem duvidas sobre a qualidade de nosso combustivel por fim o lado italiano da força a fiat ainda atua de forma limitada nos eua e por isso o salao de detroit recebeu apenas o fiat 500 — com destaque para o abarth com seu 1 4 turbo de 167 cv leia a avaliaçao completa aqui e o 1957 edition uma ediçao retro de um carro que ja e retro com carroceria azul claro teto branco e calotas de metal sobre as rodas que tambem sao azuis o 1957 edition vem com motor 1 4 de 101 cv acoplado a um cambio manual de cinco marchas ou automatico de seis alem do 500 a fiat fez questao de mostrar o 500x seu crossover com o estilo do fiat 500 que compartilha a plataforma com o jeep renegade e teve sua versao americana revelada no ano passado durante o salao de los angeles sua estreia no mercado esta prevista para este ano em versoes com motor 1 4 multiair turbo de 162 cv e 2 4 tigershark de 184 cv — o mesmo do renegade ainda sobre os italianos a maserati tambem marcou presença com o conceito alfieri que ha tempos bate cartao no circuito de saloes mundial — para se ter uma ideia sua estreia aconteceu no salao de genebra em março do ano passado de qualquer forma e um carro belissimo que antecipa a nova identidade visual da maserati ao mesmo tempo em que homenageia um dos fundadores da marca alfieri maserati ele ainda e um conceito feito sobre a plataforma encurtada do maserati granturismo mas e possivel que se torne um modelo de produçao ate 2016 nesse caso passaria a usar a plataforma do quattroporte e do seda ghibli as fotos do alfa romeo 4c o spider foi apresentado ontem e do 33 stradale encarem nas como um bonus
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.