Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Dodge pode ter SUV com base Alfa Romeo
Desde que concretizou-se a fusão entre FCA e PSA, formando assim a Stellantis, uma série de mudanças estratégicas vem sendo anunciada. Uma das mais importantes tem a ver com o futuro das 14 marcas do grupo – todas elas terão dez anos para definir os passos que serão tomados daqui em diante, colocá-los em prática e conseguir gerar lucro. E, ao que parece, a cúpula da Stellantis garantiu que as marcas poderão usar tudo o que estiver à mão na hora de desenvolver novos produtos – e poderão cooperar entre si, inclusive.
Com isso, não é tão estranho assim imaginar um SUV da Dodge com plataforma Alfa Romeo, por exemplo. E é exatamente isso que deve acontecer em breve, de acordo com o site Passione Auto Italiane.
A publicação diz que o SUV será feito sobre a plataforma do Alfa Romeo Tonale, usando um motor 2.0 turbo, mais um sistema híbrido plug-in – que foi a razão pela qual o Tonale teve seu lançamento atrasado. A revista afirma também que ele será produzido na mesma fábrica do Tonale, e que a própria Stellantis já confirmou esta informação. Contudo, ainda não há um pronunciamento oficial.
O que existe, porém, é a necessidade urgente de uma renovação no portfólio da Dodge, que hoje conta apenas com Charger, Challenger e Durango em sua linha. Nos últimos meses a Dodge tem falado bastante no fim da era a combustão e em como devemos curtir seus V8 clássicos enquanto eles ainda existem – dando a entender que, apesar do sucesso de seus muscle cars mais extremos, não dá para contar com eles para sempre na hora de garantir sucesso nos negócios.
Os rumores publicados na Itália vão além, e dizem que até o nome do SUV já está definido: Hornet – herança da década de 1980, quando a Chrysler comprou a AMC, e que foi registrado nos Estados Unidos Em 2006, um crossover compacto conceitual chamado Dodge Hornet foi revelado no Salão de Genebra – um carro compacto, com motor 1.6 Tritec, que deveria ser lançado em 2010. Já naquela época falava-se em uma cooperação com a Fiat para usar a base do Alfa Romeo MiTo, então esta colaboração não é exatamente uma ideia nova.
Forza Horizon 5 se passa no México e chega em 9 de novembro
Quem disse que a gente só liga para Gran Turismo? A notícia “gamística” de hoje tem a ver com Forza Motorsport, maior rival da série da Sony. Ou melhor: com Forza Horizon 5, mais novo título da franquia spin off de corridas em mundo aberto, que foi anunciado no último fim de semana.
O novo Forza Horizon se passa no México, e a Microsoft diz que o mapa do jogo será “o maior, mais divertido e mais bonito” mundo aberto já visto na série. E isto é visível no trailer e no gameplay revelados – os gráficos da nova geração, com efeitos de ray tracing (que permite iluminação dinâmica mais realista), estão mais realistas que em Forza Horizon 4, e os ambientes são visivelmente mais ricos e repletos de detalhes – como a vegetação, por exemplo, que está mais abundante e se comporta de maneira mais convincente; e também as construções, casas, prédios e murais, a fim de criar uma paisagem mexicana autêntica e detalhada. Há uma enorme variedade de cenários – desertos, pistas de corrida (de asfalto e terra), florestas, cidades e vilarejos. Em todos os locais há ciclos dinâmicos de dia e noite, e também de condições climáticas (uma delas, a tempestade de areia, é inédita).
Os modos de jogo clássicos continuarão existindo – corridas contra a a máquina e online, além de outros tipos de competições que acontecem no Horizon Festival.
Forza Horizon 5 tem lançamento previsto para 9 de novembro no XBox Series S/X e Windows 10.
Nova Ford Transit pode ser lançada no Brasil em 2021
A Ford deverá trazer em breve a nova Transit ao Brasil – possivelmente ainda neste ano . Em versões de passageiros e de carga, a van virá importada do Uruguai, onde a fabricante firmou, no ano passado, um acordo com a empresa local Nordex para produzir o veículo.
Vendida no Brasil entre 2008 e 2014, a Ford Transit já tem seu retorno anunciado desde o fim de 2020, antes do anúncio de que a Ford deixaria de produzir carros aqui para forcar-se em SUVs, picapes e modelos mais exclusivos. Com a mudança de direcionamento da marca, o futuro da Transit por aqui era incerto, mas parece que agora é apenas uma questão de tempo até sua chegada.
De acordo com os colegas do Autos Segredos, a Transit será vendida como van de passageiros e furgão – mas também existe a possibilidade de a variante chassi-cabine seja comercializada no Brasil.
Vale lembrar que a Nordex já produz outros veículos comerciais vendidos aqui, como os gêmeos Citroën Jumpy e Peugeot Expert.
Transport T7 Multivan é a “nova Kombi” com plataforma MQB
A Volkswagen apresentou na Europa a sétima geração da Volkswagen Transporter – adequadamente chamada T7. Tecnicamente, trata-se da nova Kombi. Só que agora, ela está mais parecida com um carrode passeio do que nunca.
Chamada também Multivan em alguns mercados, a Transporter T7 é o mais novo veículo a usar a plataforma MQB – que, em sua última evolução, foi preparada para receber powertrains híbridos. O capô ficou mais longo, o habitáculo ficou mais baixo, e o acabamento externo ganhou sofisticação com faróis afilados com luzes de LED, frisos cromados nas laterais e lanternas horizontais. O toque nostálgico fica pelo esquema de cores que a T7 exibe nas imagens de divulgação – branco em cima e laranja embaixo, uma combinação popular na Kombi original.
Por dentro, a proposta car-like continua. O painel de instrumentos adota o estilo dos mais recentes lançamentos da VW, com quadro de instrumentos digital, sistema de infotainment logo ao lado, também com uma tela generosa, iluminação ambiente e acabamento mais refinado que a geração anterior, a T6. A versão de passageiros, com pelo menos oito lugares, conta com bancos traseiros giratórios. A versão furgão, por sua vez, tem espaço para até 4.053 litros de bagagem – um número próximo pode ser atingido pela versão de passageiros ao removerem-se os bancos.
Mecanicamente, a T7 adota por padrão o motor 1.4 turbo TSI de 150 cv, mais um motor elétrico de 85 kW para chegar aos 218 cv de potência combinada. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 13 kWh, e o câmbio é de dupla embreagem e seis marchas. Há também versões não-híbridas – seja com o 1.5 TSI de 136 cv ou o 2.0 TSi de 204 cv, ambos ligados à caixa DSG de sete marchas da Volkswagen.
Honda Biz chega a 4 milhões de unidades produzidas
A Honda já tem na urbana CG o veículo mais vendido do Brasil – entre motos, carros, caminhões, picapes, tudo –, com mais de 25 milhões de unidades produzidas. Mas outra moto pequena da fabricante também atingiu uma marca histórica: a underbone Biz, que chegou aos 4 milhões de exemplares produzidos em junho de 2021.
A Honda C-100 Biz foi lançada em 1998 como sucessora da C-100 Dream, aproveitando seu conjunto mecânico (motor de 100cc e e câmbio semi-automático, que dispensa o manete de embregem), mas dando a ela mais praticidade com um bagageiro sob o banco – foi a primeira moto da categoria a contar com o recurso. Em 2005 foi adotado o motor de 125cc, que conviveu com a versão de 100cc até 2016 – quando a Biz 100 deu lugar à Biz 110i, com o mesmo motor injetado usado pela Honda Pop 110i.
Atualmente, junto da street CG e da trail Bros, a Honda Biz completa o top três de motocicletas mais vendidas do Brasil, e não deve deixar o mercado tão cedo.