Se voc… digo, seu filho ou seu sobrinho ficou preocupado com o acidente de Relâmpago McQueen no primeiro teaser do novo “Carros 3”, uma boa notícia: o que acontece com o herói vermelho não é nada grave. Como sabemos disso? É que nesta última segunda-feira a Disney Pixar lançou o primeiro trailer do filme, e também um “sneak peak” durante o Salão de Detroit. Na verdade, as duas prévias revelam um pouco mais sobre a história do filme. É exatamente isso o que veremos neste post.
A história gira em torno de uma crise de autoconfiança (e de meia-idade, por que não?) de Relâmpago McQueen. Ele já não é mais o jovem corredor pronto para conquistar o mundo como era no dia em que caiu em Radiator Springs e começa a ser desafiado por uma nova geração de carros muito mais modernos, como Jackson Storm, um modelo de corrida moderno que em sua temporada de estreia começa a vencer corridas em sequência, o que abala profundamente McQueen.
Segundo uma entrevista do diretor da Pixar Brian Fee ao site Entertainment Weekly, Jackson Storm é um millenial nascido em berço de ouro: “Para ele tudo foi fácil e ele sempre se diz mais rápido que tudo. Ele acha que é dono do mundo e que está chegando para ficar”.
Para piorar, Jackson Storm é um tanto arrogante e não dá a mínima para o status de McQueen. Para ele, McQueen é apenas um carro decadente e antiquado, que insiste em continuar disputando apesar da idade acumulada, e não vê problemas em usar isso em provocações para abalar emocionalmente o rival. Em uma das corridas, por exemplo, Storm pergunta a McQueen “onde estão seus amigos?” logo na volta de apresentação, como se dissesse que ele é o único de sua geração que insiste em continuar.
Quando a corrida chega às últimas voltas os dois estão disputando a liderança. Ambos fazem um último stop e McQueen sai dos pits à frente de Storm, porém com o peso da idade na carroceria ele já não consegue manter o ritmo. É quando Storm aparece para dar seu golpe de misericórdia: “McQueen, você está bem? Não se preocupe: você fez uma boa corrida. Aproveite sua aposentadoria”. Abalado, McQueen perde o ritmo e ao tentar recuperá-lo, acaba se esforçando demais, o que resulta na perda de um pneu e em um capotamento digno de “Dias de Trovão”.
Agora… você talvez tenha percebido que o capotamento do primeiro teaser, de novembro do ano passado, aconteceu durante o dia e McQueen estava envolto por fumaça e atirando pedaços seus para todos os lados. Neste capotamento da prévia exibida no Salão de Detroit, a corrida acontece durante a noite, o que significa que McQueen capotou em duas corridas diferentes — para desespero das… hmm… crianças. Ou seria uma delas algum tipo de sonho premonitório?
Seja o que for, McQueen se vê exatamente como Rocky Balboa após a derrota para o arrogante Clubber Lang em “Rocky III”: abalado emocionalmente, porém disposto a dar uma lição no cara. Também como Rocky, McQueen é questionado, porém se recusa a abandonar o esporte (‘Eu decido quando parar”, como ele diz no trailer). Para isso, McQueen tem a seu favor a experiência e astúcia, além da ajuda de uma nova parceira, a jovem Cruz Ramirez, que também faz parte da nova geração, porém é humilde e otimista. E aqui há outra semelhança com “Rocky III”: a ajuda de Cruz Ramirez lembra o retorno de Apollo Creed, que ajuda Rocky em sua recuperação para derrotar Clubber Lang.
Juntando as pontas espalhadas pelos teasers e trailers, nossa aposta sobre a ordem dos fatos do filme é que McQueen capota gravemente em uma das primeiras corridas (o capotamento na corrida durante o dia) e volta para Radiator Springs para pensar na carreira. Na cidadezinha onde ele aprendeu a ser um verdadeiro ídolo, ele encontra inspiração ao lembrar do amigo Doc Hudson e conhece sua nova treinadora, Cruz Ramirez. Seu retorno às pistas acaba surpreendendo o público, que achava que ele estivesse acabado. É quando deve acontecer a última corrida, disputada até a última curva com Jackson Storm — e que talvez tenha um novo capotamento e uma recuperação incrível do herói vermelho. Mas… é apenas nosso palpite, por ora.
Agora, você deve ter o seu. Compartilhe com a gente: a caixa de comentários é sua.