este belissimo gt e o aston martin db11 — o primeiro modelo de serie da marca desde o virage de 2011 o primeiro aston martin biturbo e o mais recente membro da linhagem iniciada em 1948 pelo db1 ah e ele tambem e o aston martin mais potente mais eficiente e mais refinado dinamicamente ja feito pela fabricante em seus 103 anos de vida mas acima de tudo isso ele e o tipo de esportivo que faz a gente ficar sem palavras [youtube id= fzmkf_amn8i width= 620 height= 350 ] ou nao pois temos muito a falar sobre o db11 para começar vamos com o visual do carro como em toda a historia da aston martin as mudanças foram sutis em relaçao ao antecessor os farois ganharam um novo formato inspirado no conjunto optico do conceito db10 e dao ao carro um olhar bravo o enorme capo envolvente e feito em uma unica peça de aluminio e cobre aquela que talvez seja a novidade mais importante deste modelo o novo motor v12 biturbo diferentemente do que se pensava quando surgiram os primeiros rumores sobre a parceria da aston com a amg o motor v12 foi totalmente desenvolvido pela propria aston sao precisamente 5 204 cm³ deslocados com a ajuda de dois turbos para produzir 608 cv e 71 2 mkgf — a maior potencia ja vista em um modelo db de rua os dois turbos foram adotados pelo mesmo motivo de todos os outros fabricantes de supercarros a reduçao de emissoes e do consumo de combustivel mesmo sendo o db mais potente da historia ele e 20% mais economico que seu antecessor podendo rodar mais de 10 km/l em percurso misto alem disso o motor tambem tem o recurso de desativaçao de cilindros e sistema start stop para moderar a força enviada as rodas traseiras o db11 usa um cambio automatico de oito marchas com conversor de torque fornecido pela zf com o cambio no comando o db11 chega aos 100 km/h em 3 9 segundos e segue acelerando ate os 320 km/h parece pouco para os padroes modernos mas os gentlemen que preferem a tradiçao do aston certamente acham vulgar essa competiçao para ver quem tem o velocimetro maior voltando ao visual alem dos farois invocados e de led a dianteira traz uma reinterpretaçao mais moderna da tradicional grade da marca mas embora pareça mais do mesmo o restante do carro traz mudanças significativas com vincos mais marcantes superficies aerodinamicas e elementos modernos e elegantes como o arco continuo que integra as colunas a e c a traseira e bem mais fluida que a do seu antecessor formando uma linha continua do topo do teto ate a extremidade do carro algo que tambem reforça a elegancia tipica dos aston martin com ajuda das lanternas minimalistas de led na traseira tambem esta um dos recursos mais interessantes do db11 um efeito aerodinamico chamado aeroblade trata se de um recorte na superficie da traseira onde normalmente haveria um spoiler ou uma borda elevada com a mesma funçao que usa o fluxo de ar de alta velocidade para criar um spoiler virtual [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 94309 94306 ] funciona da seguinte forma o ar e captado por dutos na coluna c e canalizado por dentro da carroceria ate sair em alta velocidade por esse recorte esse jato de ar de alta pressao reduz a sustentaçao aerodinamica e elimina a necessidade do spoiler somente em velocidades mais elevadas a aston nao divulgou numeros exatos um pequeno spoiler se ergue no deck traseiro para otimizar o efeito da aeroblade com minimo aumento de arrasto aerodinamico segundo a aston alem da aeroblade o db11 tambem usa outros dois recursos aerodinamicos igualmente discretos o primeiro deles e o curlicue na parte superior das duas caixas de roda dianteiras ha uma grade aerodinamica que extrai o ar de alta pressao deslocando o para duas fendas/respiros nas laterais do capo o outro elemento aerodinamico sao os respiros nos para lamas que nao servem para ventilar o cofre como se imagina mas para extrair o restante de ar de alta pressao das caixas de roda [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 94316 94310 ] logicamente tudo isso precisa de um chassi a altura e para isso a aston desenvolveu uma evoluçao da plataforma vh do db9 criando estrutura 20 kg mais leve porem ainda mais rigida e mais versatil que a do seu antecessor feita com uma mistura de aluminio prensado extrudado e fundido para ser mais exato trata se de uma evoluçao como resultado o carro pode aumentar suas dimensoes se comprometer com o aumento de peso — o balanço dianteiro ficou 16 mm menor enquanto o traseiro aumentou 11 mm e o entre eixos ficou 65 mm mais longo com isso a distribuiçao de peso tambem foi otimizada com 51% sobre o eixo dianteiro e 49% sobre o eixo traseiro no total o db11 pesa 1 770 kg uma reduçao de 15 kg em relaçao ao antecessor suspensao freios direçao e sistemas eletronicos ativos foram retrabalhados por matt becker o cara responsavel pela dinamica dos lotus atuais e que agora e um dos chefes de engenharia da aston o db11 tem tres modos de conduçao — gt sport e sport plus — que alteram as respostas do motor cambio direçao e vetorizaçao de torque baseada na atuaçao independente dos freios a suspensao adaptativa usa amortecedores bilstein e pode ser ajustada por um botao separado dos modos de conduçao as rodas de 20 polegadas sao calçadas em pneus bridgestone com desenho exclusivo da banda de rodagem por dentro o console central tem a mesma distribuiçao a qual estamos acostumados saidas de ar no topo botoes de partida e do cambio logo abaixo e comandos do ar condicionado e do sistema multimidia da bang & olufsen na parte inferior o quadro de instrumentos infelizmente abandonou os instrumentos de metal escovado e com funcionamento espelhado e agora usa mostradores tft com instrumentos virtuais porem nao configuraveis o conta giros fica em destaque com a velocidade indicada por digitos no centro o aumento do entre eixos tambem resultou em mais espaço na cabine — ha 87 mm a mais de espaço para as pernas isso e basicamente o espaço necessario para que seus joelhos deixem de encostar no banco da frente e como agora o carro pode levar duas pessoas com mais conforto o porta malas tambem cresceu para acomodar a bagagem extra chegando a 270 litros aqui na redaçao do flatout notamos que os aston martin nao comovem tanto nossos leitores como os mercedes bmw porsche e ferraris mas seja sincero voce consegue ficar indiferente a um grand tourer desse
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