FlatOut!
Image default
Zero a 300

Dória confirma privatização de Interlagos, CNH para motociclistas poderá mudar, Porsche e Audi juntam-se para desenvolver novos modelos e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Dodge Demon terá modo especial para gasolina de competição

Hoje é quinta-feira, dia de mais uma das intermináveis doses homeopáticas da Dodge sobre o Demon. Desta vez a fabricante revelou que o super-muscle terá um modo especial para rodar com gasolina de competição, com mais de 100 octanas. Isso fará do Demon o primeiro carro produzido em série a ser equipado com tal sistema.

O sistema faz parte da caixa de maldades para arrancada que acompanha o Demon (aquela que vimos dez quintas-feiras atrás). Além das ferramentas e do jogo de rodas e pneus dianteiros mais estreitos, ele também terá um módulo PCM programado com um mapeamento desenvolvido para o uso de gasolina de competição, com mais de 100 octanas. Isso permitirá um avanço de ponto de ignição muito mais agressivo, permitindo uma taxa de compressão dinâmica mais elevada, o que resulta em ainda mais potência.

The high-octane (HO) engine calibration includes an HO fuel butt

O sistema será ativado por um botão no painel, mas funcionará apenas se a octanagem do combustível for elevada o bastante para não danificar o motor por detonação — algo que será medido pelos sensores de detonação. Uma vez ativado, o sistema assim permanecerá até que o motor seja desligado e religado. Logicamente um sistema desses não depende apenas de um “remap”, por isso o Demon usará duas bombas de combustível, válvulas injetoras de maior vazão e flauta de combustível de alta pressão.

 

CNH para motociclistas poderá mudar

habilitacao-de-motos

Atualmente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A permite que seu portador conduza motocicletas de qualquer cilindrada e porte. Contudo, um projeto de lei de 2015 que voltou a tramitar no Congresso nesta semana pretende mudar isso.

A proposta da lei é dividir a categoria A em outras três subcategorias: A1 para motos de até 300 cm³, A2 para motos de até 700 cm³ e A3 para motos de qualquer cilindrada. Além disso, o projeto também prevê um curso de habilitação em circuito fechado antes das aulas práticas em vias públicas. O objetivo, segundo seu autor, o deputado Ronaldo Fonseca, é impedir que os condutores façam testes em motos com potência inferior às que eles irão usar diariamente, além de estabelecer testes de habilitação de acordo com a potência da motocicleta.

O projeto foi aprovado nesta última segunda-feira (3) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Agora ele deverá passar pelas demais comissões antes de ser encaminhado ao Senado.

 

João Doria confirma privatização de Interlagos

2017324126524_BernieEcclestoneSP_II

O prefeito de São Paulo, João Doria, confirmou que o autódromo de Interlagos será privatizado em entrevista à agência Reuters nesta última terça-feira (4). Na entrevista, Doria afirmou que a privatização do autódromo ajudará a garantir a continuidade do GP do Brasil de Fórmula 1, e também que Bernie Ecclestone irá participar do leilão de venda do circuito.

“A privatização do autódromo é a garantia da continuidade da Fórmula 1”, assegurou o prefeito. “Eu entendo que Fórmula 1 é importante, mas com dinheiro privado, não com dinheiro público. E é perfeitamente possível que ela continue funcionando com dinheiro privado e com um autódromo privado”, disse à agência.

A venda do autódromo faz parte de um pacote de privatizações e concessões que a prefeitura pretende realizar a partir deste ano, e o projeto, que ainda não foi apresentado oficialmente, inclui a construção de um hotel, prédios com apartamentos “de luxo” e um museu do automobilismo.

Sobre Bernie Ecclestone, o empresário britânico também foi entrevistado pela Reuters, mas não esclareceu sua intenção: “Eu não disse ‘sim, vou comprar’, nem disse ‘não, não vou comprar’. Vamos esperar e ver”, disse à agência.

 

Porsche irá juntar forças com a Audi para desenvolver novos carros

audirs2-1

Lembra o que aconteceu na última vez que a Porsche e a Audi fizeram um carro juntas? Pois a parceria entre as duas poderá render novos modelos no futuro. Segundo o site Automotive News, o CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Mueller, pretende incentivar o desenvolvimento de veículos em parceria entre as duas empresas.

De acordo com a matéria, a Porsche e a Audi pretendem desenvolver conjuntamente plataformas, módulos e componentes, encerrando um período de concorrência interna pelos recursos de desenvolvimento. Resumidamente, em vez de dividir o orçamento as empresas agora irão dividir os projetos. Eles serão todos encabeçados por engenheiros e executivos de cada uma das fabricantes, que irão definir as áreas de atuação de cada empresa até 2025.

Embora a medida nos remeta à parceria das marcas no desenvolvimento do lendário Audi RS2, trata-se de um efeito colateral dos prejuízos do escândalo Dieselgate, que custou ao grupo Volkswagen uma quantidade enorme de dinheiro e recursos humanos.

Atualmente a Audi desenvolve as plataformas usadas pelo Macan e pelo Cayenne, enquanto a Porsche assumiu o desenvolvimento de motores V8 do Grupo.

 

Nissan 370Z ganha edição comemorativa dos 50 anos dos “Zetto” Cars

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 8

Lembra do Nissan 370Z? Pois é, ele andava meio esquecido pelo mundo e pela própria Nissan depois de quase dez anos de mercado (ele foi lançado em 2008!), mas agora acaba de ganhar uma versão comemorativa dos 50 anos dos Z Cars da Nissan. Se você ficou surpreso que os Z Cars já têm 50 anos, nós não o culpamos: o aniversário será somente em 2019, mas por algum motivo a Nissan decidiu comemorar com dois anos de antecipação.

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 2-1

Batizado Nisan 370Z Heritage Edition, a versão especial traz um pacote estético com novos faróis e lanternas, uma nova grade, novas maçanetas, uma nova embreagem de alto desempenho da Exedy e pintura exclusiva com faixas e gráficos na carroceria. A pintura exclusiva será oferecida em amarelo “Chicane Yellow” com os gráficos em preto, ou com a carroceria em preto “Magnetic Black” com gráficos em prata. Ambos usam tecido e couro amarelo e preto no interior.

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 5

O motor é o mesmo 3.7 V6 de 336 cv que equipa as demais versões do modelo, e pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de sete marchas. O modelo será apresentado ao público na próxima semana durante o Salão de Nova York.