muito se fala aqui no flatout inclusive sobre o talento natural dos pilotos finlandeses principalmente porem nao exclusivamente para os ralis mas a lenda do wrc sobre a qual vamos falar hoje vem de outro pais nordico a noruega pais que faz fronteira com o norte da finlandia e com o oeste da suecia a noruega e conhecida mundialmente pelo fenomeno natural do sol da meia noite que deixa o sol visivel no ceu 24 horas por dia por causa da circunferencia da terra; pelas bandas de black metal subgenero agressivo e rustico do heavy metal; pelo trio de synthpop a ha; e pela pesca de bacalhau o pais e um dos maiores fornecedores do peixe salgado do planeta mas a noruega tambem e a terra natal de petter solberg um dos maiores e mais conhecidos pilotos de rali da era moderna petter solberg nasceu em 18 de novembro de 1974 aos 13 anos de idade em 1987 solberg venceu seu primeiro campeonato uma competiçao nacional de carros de controle remoto promovida pela tamiya a norwegian tamiya cup parece pouco mas os carros de controle remoto mais sofisticados exigem habilidade para serem conduzidos da forma correta alem disso foram os r/c que despertaram no jovem solberg o interesse pelo automobilismo com carros de verdade quer dizer isto e o hobby de seu pai terje e sua mae tove solberg eles eram pilotos de bilcross uma versao de baixo orçamento das provas de ralicross parecida com a jokamiesluokka finlandesa ou com a folk race sueca com carros baratos disputadas em estradas de terra enquanto era novo demais para pilotar petter solberg ajudava os pais na construçao dos carros em 1992 ele entrou em sua primeira competiçao de bilcross tres dias depois de completar 18 anos de idade e apenas um dia depois de tirar sua carteira de habilitaçao tres anos depois ele ja era campeao nacional noruegues de rallycross e hillclimb nas subidas de montanha alias petter mostrou se um talento imbativel em 1995 ele venceu 19 das 21 etapas do campeonato e em 1996 venceu 15 das 19 etapas tambem foi em 1995 que petter solberg participou de seu primeiro rali de verdade o norwegian rally bjørkelangen ao volante de um volvo 240 em uma categoria especifica para os carros da marca foi quando ele soube que queria seguir fazendo aquilo pelo resto de sua vida em 1996 e 1997 solberg correu em provas nacionais com o toyota celica turbo 4wd conquistando sua primeira vitoria no rally solør em agosto daquele ano em uma ascensao absurdamente rapida na temporada de 1998 do campeonato noruegues de rali petter solberg conquistou seu primeiro titulo novamente com o toyota celica em sua versao gt four o desempenho de solberg chamou a atençao da ford que ofereceu a ele um contrato como piloto reserva para a temporada de 1999 entre seus colegas de equipe na ford estava colin mcrae um dos maiores pilotos de rali do planeta aquela altura recem saido da subaru a passagem de mcrae pela ford como contamos no post dedicado a ele foi sem brilho e marcada por problemas mecanicos solberg por outro lado terminou na quinta colocaçao em sua segunda prova nada menos que o safari rally no quenia uma das mais desafiadoras etapas do campeonato a temporada de 2000 começou com petter solberg ainda na ford e foi assim ate a 10ª etapa quando insatisfeito com os termos do contrato o piloto decidiu mudar de equipe e assinou com a subaru os pilotos principais eram richard burns e juha kankkunen solberg disputou as quatro ultimas etapas do campeonato e ao final deste substituiu kankkunen como colega de burns em sua primeira temporada cheia por uma equipe de elite petter solberg teve como melhor resultado um segundo lugar no rali da acropole na grecia a setima etapa do campeonato seu primeiro podio no wrc ele poderia ter conseguido um resultado como este antes mas voluntariamente cedeu seu lugar a richard burns em mais de uma ocasiao a fim de ajuda lo a conquistar o titulo naquele ano em 2002 foi a vez de richard burns deixar a subaru sendo substituido o tommi makinen o finlandes tetracampeao pela mitsubishi com quatro titulos consecutivos entre 1996 e 1999 fez uma temporada mediana pela equipe das pleiades com uma unica vitoria em monte carlo a primeira etapa quem brilhou mesmo foi petter solberg que embora tenha conquistado sua primeira vitoria na ultima etapa o rali da gra bretanha apresentou desempenho extremamente consistente subindo ao podio quatro vezes e pontuando em nove das 14 etapas ao fim da competiçao petter solberg foi o segundo colocado atras apenas do finlandes marcus gronholm foi em 2003 porem que petter solberg atingiu o auge de sua carreira como piloto no wrc conquistando seu primeiro titulo nao que tenha sido facil aquele ano foi o primeiro no qual o frances sebastien loeb disputou uma temporada completa e ele ja dava sinais de que seria o maior vencedor da decada para começar loeb venceu em monte carlo o primeiro evento do ano enquanto solberg teve de abandonar a prova depois de um acidente ambos alias compartilham o mesmo estilo de pilotagem suave e preciso nas etapas seguintes solberg e loeb disputaram ponto a ponto a liderança no campeonato ambos subiram ao podio sete vezes mas com quatro vitorias contra tres do piloto da citroen petter solberg levou o titulo para casa com 72 pontos sebastien loeb terminou o ano com 71 pontos https //www youtube com/watch v=egcj7i1oido nos anos que se seguiram como e bem sabido loeb simplesmente monopolizou o campeonato mundial de rali conquistando nove titulos consecutivos entre 2004 e 2012 sempre pela citroen mas petter solberg que acabou se tornando o ultimo piloto nao frances a conquistar um titulo no wrc ate hoje tambem foi fiel a sua equipe permanecendo no posto de piloto principal da subaru ate o fim de 2008 quando a companhia anunciou que sua equipe de fabrica deixaria o campeonato mundial de rali apos 28 anos todas as vitorias de petter solberg no wrc foram conquistadas com a subaru 13 delas no total sedo que a ultima foi no rali da gra bretanha de 2005 se a subaru tivesse continuado na competiçao talvez solberg tivesse continuado no time sua relaçao com a marca japonesa era excelente e alem de conduzir seus carros de rali ele ajudou no desenvolvimento de diversas ediçoes especiais do impreza wrx de rua a fim de assegurar que seu comportamento dinamico fosse proximo do que se via nos bolidos de competiçao solberg nao ficou muito tempo sem um carro para correr no wrc contudo em 2009 apos pesquisar algumas opçoes ele decidiu alugar um citroen xsara wrc e fundou sua propria equipe a petter solberg world rally team a equipe competiu entre 2009 e 2011 e teve desempenho razoavel embora nao tenha conquistado nenhuma vitoria solberg conseguiu o terceiro lugar na temporada de 2010 ja com o citroen c4 wrc subindo ao podio em oito das 13 etapas https //www youtube com/watch v=lfljuzdawwk petter solberg ainda correu pela ford em 2012 ao volante do fiesta rs wrc com o qual subiu ao podio cinco vezes e conquistou o quinto lugar no campeonato
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.