Esta é uma daquelas situações em que não é preciso dizer muito para chamar a atenção dos leitores. Um hot rod com motor V8 de quase dez litros e tração nas quatro rodas? É claro que você vai querer saber mais a respeito! O hot rod se chama Double Down, e foi encomendado por uma empresa especializada em pintura eletrostática (powder coating) chamada Jet Hot.
Um dos principais serviços da Jet Hot é a pintura em coletores de escape — e agora você deve ter começado a entender por que eles queriam um hot rod para usar como vitrine para seu trabalho. Olha só os coletores brotando das laterais dianteiras
A oficina responsável por sua criação foi a Fuller Hot Rods, oficina chefiada por Bryan Fuller — que também é apresentador do programa Naked Speed, do canal Velocity, dedicado a motos antigas e de competição. Fuller é um experiente construtor de veículos customizados e, de fato, o Double Down não impressiona apenas por seu conceito, mas por cada aspecto do projeto.
Pneus slick: serious business
A inspiração de Brian foram os hot rods que brigavam por recordes de velocidade nas planícies de sal de Bonneville (nós contamos a história em duas partes aqui e aqui) e nos caças da Segunda Guerra Mundial — isto fica claro na pintura fosca e nos letreiros da carroceria, com direito a pin stripes autênticos. O Double Down um dia foi um Ford 1932 mas, como tantos outros hot rods que já vimos por aí, do original não sobrou muito mais que o nome e parte da carroceria.
De qualquer forma, a verdadeira estrela aqui é o conjunto mecânico. Diferentemente daqueles hot rods que deixam o motor exposto o tempo todo, este aqui só tem o diferencial dianteiro brotando da grade do radiador. Debaixo do capô está um V8 de 576 pol³, ou 9,4 litros construído pela Jon Kaase Racing Engines. Trata-se de uma versão de deslocamento ampliado do famoso V8 Boss 429, usado pela Ford na Nascar na virada dos anos 1980. Por causa de seu deslocamento, o motor foi batizado como Boss 9. O ronco é simplesmente absurdo:
E a versão de 576 pol³ nem é a maior de todas — a Jon Kaase oferece uma versão de 600 pol³, ou 9,8 litros. A potência destes motores direto da caixa pode chegar aos 1.000 cv, dependendo dos opcionais que você escolher. É possível optar pelo bloco de ferro fundido ou alumínio; escolher qual será o sistema de alimentação (carburador, injeção monoponto ou multiponto); colocar um compressor mecânico e instalar componentes internos forjados ou billet… a variedade é bem grande.
A potência do Double Down jamais foi divulgada com exatidão — no SEMA de 2013, quando o carro ainda nem estava finalizado, falava-se em cerca de 750 cv, mas agora são cerca de 900 cv. De qualquer forma, a potência é só uma das coisas que impressionam no hot rod.
A outra é o sistema de tração integral, que faz dele um dos únicos Ford 32 do mundo com força nas quatro rodas. A inspiração veio do mais famoso deles: o QuadraDeuce, feito pela Summit Racing em 2000.
O sistema foi feito sob medida e o diferencial dianteiro fica exposto entre os faróis, causando um efeito bem interessante. Atrás da grade do radiador fica a caixa de transferência, também projetada especialmente para o Double Down, enquanto o radiador de verdade fica no “porta-malas”.
O hot rod QuadraDeuce, da Summit Racing
O plano da Fuller Hot Rods e da Jet Hot era levar o carro para algumas esticadas em Bonneville e exibi-lo em eventos de customização. No entanto, como costuma acontecer com estes projetos feitos para eventos, o Double Down acabou indo parar em mãos particulares, e agora será leiloado novamente — pela Barrett Jackson, em Scottsdale, no início de 2016.
Esperamos que o próximo dono tenha coragem de descobrir quanto este mostro leva para chegar aos 100 km/h — aparentemente, até agora ninguém teve coragem de fazê-lo. A Barrett Jackson só diz que é “de explodir miolos”. A gente acredita.