FlatOut!
Image default
Notícias

Downsizing, mas não muito: fabricantes voltarão a aumentar cilindrada para reduzir emissões

Esqueça quase tudo o que te disseram sobre downsizing nos últimos anos. Parece que as coisas não eram exatamente como todos achavam, e um motor pequeno demais pode ter tantas emissões indesejadas quanto um motor convencional. Até agora acreditava-se que um motor sobrealimentado de baixa cilindrada poderia ser mais eficiente que um motor aspirado de cilindrada maior e com desempenho semelhante em termos de torque e potência. Essa noção levou os fabricantes a encolher seus motores nos últimos dez anos em busca de níveis aceitáveis de emissões. Então veio o Dieselgate, o escândalo das fraudes em testes de emissões praticadas pelo grupo Volkswagen em seus motores a diesel. A ECU destes motores usava um software ilegal que colocava o motor em modo de teste para que ele fosse aprovado no laboratório. Nas ruas, o gerenciamento se comportava de outra forma, que provavelmente não seria aprovada nos testes. Isso levou as autoridades a adotar testes mais severos, chamados "testes do mundo re