Onze em cada dez entusiastas sonham em visitar o Nürburgring — exceto James May do Top Gear, que não é muito fã do circuito —, mas para aqueles que têm a sorte de morar na Alemanha ou mesmo na Europa, um passeio no Inferno Verde é algo bem mais acessível, quase banal (quase!). Este cara, por exemplo, decidiu que era uma boa ideia ir até o ‘Ring e dar algumas voltas… andando de lado!
É uma ideia estúpida — e também sensacional, mas principalmente estúpida. E o responsável por isto não é exatamente um cara anônimo no meio entusiasta: trata-se do norueguês Fredrik Sørlie, que é dono de um Toyota Cressida de terceira geração modificado que já apareceu no Speedhunters e em outros sites especializados. Talvez a foto abaixo te ajude a lembrar:
O Cressida é um sedã médio que, no Japão, é chamado de Mark II, e suas gerações mais antigas — como a terceira, fabricada entre 1976 e 1980 — são muito populares entre os adeptos da customização e personalização. Eles costumam restaurar estes carros com muito capricho, rebaixar a suspensão, colocar um jogo de rodas old school e desfilar por aí. Contudo, com motor dianteiro e tração traseira, eles também são muito queridos pelos caras que praticam o drift.
Fredrik é um destes caras — e este vídeo, que traz os melhores momentos de duas de suas voltas no Nordschleife, mostra que ele não só curte, mas entende do riscado.
A habilidade de Fredrik ao volante é inquestionável — ele tem o timing exato dos melhores pilotos de dorifuto profissionais. O carro também é perfeito para isto: preparado pela Underground Garage e equipado com o motor seis-em-linha aspirado 2JZ-GE mais o câmbio manual de cinco marchas de um Toyota Supra, montado em amortecedores Öhlins, rodas de 14×7 polegadas e pneus Falken 185/60, o carro se sente muito à vontade rabeando pelas 73 curvas do Inferno Verde. Seu visual também não é dos piores — pelo contrário.
E ele também pode ser visto em ação em outras ocasiões: o vídeo abaixo (que já postamos aqui) é uma ode às touges, as estradas nas montanhas no Japão, mas foi feito na Noruega — e nos dá algumas belas tomadas do Cressida de Fredrik andando de lado em slow motion.
Além disso, Fredrik usa o Cressida em de competições regionais de drift pela Escandinávia — e vale dizer que o carro fica bem à vontade ao lado de adversários (ou seria “colegas”?) mais modernos e potentes:
Agora, drifting extremo, com as rodas totalmente esterçadas para o lado oposto da curva e o motor girando no limite, pode não ser a maneira mais eficiente de conseguir um bom tempo de volta, mas certamente é uma das mais divertidas.
Mas tem um problema: ao que tudo indica, Fredrik aprontou esta durante um Tourist Drive, quando a pista é aberta a todos que paguem o bilhete e, por isto, está cheia de carros diferentes, com motoristas em diferentes níveis de habilidade. É extremamente arriscado fazer manobras como as que ele faz e, por isto, a administração da pista fica bem esperta quanto a isto. Sendo assim, a chances de Fredrik ter sido banido de Nürburgring depois disso são bem grandes — afinal, queira ou não, ele colocou outras pessoas (e motoristas menos experientes) em risco, e isto nunca é legal.
Se a ousadia e alegria compensou, não sabemos — mas talvez Fredrik não precise do ‘Ring para se divertir ao volante de seu Cressida.
[ Fotos: Dino Dalle Carbonare, Fredrik Sørlie ]