Depois de voltar às telas com o novo “The Grand Tour”, Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May agora querem conquistar os fãs de carros na internet. Talvez você não lembre, mas o site oficial de Top Gear nunca foi muito além de uma revista digital, mais voltada ao mercado e quase sem relação alguma com o programa de TV além do nome.
Desta vez o negócio será bem diferente. O trio de apresentadores decidiu lançar algo muito mais ambicioso… but not rubbish. O projeto chama-se Drivetribe, uma rede social capitaneada pelo trio mais influente da cultura automotiva atual. Nele, entusiastas de todo o mundo irão produzir, compartilhar e receber conteúdo 100% entusiasta — e futuramente poderão até ser remunerados por isso.
A rede foi anunciada em maio deste ano e tem como principais investidores um cara chamado Ernesto Schmitt, que foi vice-presidente da EMI Music em duas ocasiões na década passada, e a 21st Century Fox. Diferentemente do site Top Gear, que tinha relação com o programa em seu nome e em parte do conteúdo publicado, Drivetribe só compartilha com “The Grand Tour” o trio de apresentadores — não há nenhuma outra relação entre o programa da Amazon e a rede social.
Depois de meses de espera, Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May anunciaram o lançamento de Drivetribe nesta última segunda-feira (28) às 16:00 (no horário de Brasília) por meio de um live streaming que explicou o que é, como funciona e para onde vai a rede social.
Como funciona?
O Drivetribe é como o Facebook, porém sem posts de política, gatinhos, gente morta, parentes publicando fotos constrangedoras da sua adolescência, nem uma página ou um mural pessoal.
Para acessar você precisa ter uma conta no Facebook — sua foto e seu nome serão os mesmos nas duas redes; a única forma de mudá-los é fazendo a alteração no Facebook. Segundo o Drivetribe, o vínculo com a rede de Mark Zuckerberg é fundamental para que as pessoas sejam responsáveis pelo que publicam.
Este é um perfil do Drivetribe: seu nome e foto, suas tribos, seus posts e… só isso
A rede é formada unicamente por grupos chamados tribos, onde os usuários podem publicar vídeos, imagens ou textos (ou tudo junto) sobre um determinado tema automotivo. Algumas tribos, contudo, funcionam mais como blogs pessoais, e são atualizadas somente por seu líder. É o caso das tribos oficiais de James May, Richard Hammond, Jeremy Clarkson, Porsche, Jethro Bovington entre outras.
Esta é a página inicial de Drivetribe
Em seu primeiro acesso você deve selecionar ao menos seis tribos. Sua timeline será formada pelas atualizações publicadas nestas tribos. Por não ter uma página pessoal, você só poderá fazer publicações nas tribos que você selecionou — algumas permitem publicações de todos os usuários, outras só podem ser atualizadas por seus líderes, como são chamados os criadores das tribos. Você pode fazer parte de quantas tribos quiser, e pode entrar ou sair destas tribos quando quiser. O FlatOut tem duas tribos: a FlatOut Brasil e a FlatOuters, e você pode fazer suas publicações em ambas.
Clique nas imagens para visitar as Tribos
A interação com a tribo e seus integrantes é semelhante à do Facebook: comentários, compartilhamentos e curtidas. Os nomes, porém, são diferentes no Drivetribe: os compartilhamentos são “reposts”, as curtidas são “bumps” (algo como “trombada”) e os comentários são comentários mesmo.
Dá para acessar no celular?
Sim. Drivetribe tem aplicativos para iOS e Android. O site também usa layout responsivo, o que significa que você pode salvar o atalho na página inicial caso tenha cometido o erro de comprar um smartphone com 8GB de memória como eu prefira não baixar os apps.