ola amigos flatouters primeiramente gostaria de dizer escrever que e um imenso prazer poder dividir essa tao grandiosa experiencia com os colegas leitores daqui depois que eu espero poder traduzir em palavras a emoçao unica desta viagem a realizaçao de um sonho e ate de superaçao meu nome e wagner tenho 34 anos engenheiro e sou mais conhecido pelo meu apelido jeep ainda estou sem meu 4x4 mas isso e outra historia como toda grande aventura a minha começou com um sonho quando se compra sua primeira moto a minha foi uma xlx 250r que eu dizia ser meu engesa de duas rodas e realmente a paixao entra pelas suas veias começa se a achar que o seu mundo esta ficando pequeno acredito que muitos aqui ja passaram por esse sentimento quando começaram a andar de bicicleta no começo era so em frente de casa depois ate a esquina depois ate a rua de cima depois ate seu mundo começa a expandir e sua vontade de conhecer o que tem alem cresce na mesma proporçao sem me estender muito nesta parte mas desde criança gostava de pegar estrada com meus pais dirigi numa rodovia a primeira vez aos 13 anos e inclusive alguns amigos diziam que eu era o renegado pois tudo o que eu falava sobre carros e motos fazia mençao a estrada sem trocadilhos sobre jeep renegade ok voltando ao sonho acredito que praticamente 10 entre 10 motociclistas sonham com uma viagem longa ao desconhecido e que para a nossa realidade acaba sendo quase que inevitavelmente conhecer o deserto do atacama esse era o meu tambem claro hoje ao ler esse texto ficara um pouco a impressao de que e facil corriqueiro e principalmente barato fazer uma viagem dessas e esse e o principal motivo de nao ter realizado essa trip antes dos meus 34 anos muito eu falava sobre fazer mas a realidade nao permitia ate que um dia voila vamos ao atacama vamos ver passo a passo como isso aconteceu estava a algum tempo sem moto minha penultima moto foi roubada sao paulo ah sao paulo e por segurança decidi que ficaria sem minha paixao nesse espaço de tempo duas hernias de disco afastaram temporariamente o meu sonho de voltar a ter uma moto e ainda mais de fazer grandes viagens no final de 2013 dois meses antes do meu casamento operei as hernias de disco e dentro de alguns meses mais uma vez nao pensem que foi facil eu estava em condiçoes de voltar a andar de moto meu amigo luiz felipe abraçou a ideia de viajarmos alias a sugestao partiu dele e começaram os preparativos mas e a moto minha esposa fernanda cedeu o carro dela ah o amor mas ela herdou o meu que era mais novo e comprei a moto pronto o maior passo ja foi dado data marcada abril/2015 e la vamos nos aos preparativos uma viagem como essa nao e complicada burocraticamente falando mas requer alguns cuidados o veiculo precisa estar em seu nome ou ter uma procuraçao do proprietario do mesmo com o acordo do mercosul nao e necessario passaporte levamos os nossos para facilitar a tramitaçao alfandegaria entre argentina e chile mas apesar deste ultimo nao fazer parte do mercosul ele tambem nao exige passaporte o rg serve como identificaçao precisa estar regularmente habilitado no brasil e nao precisa ter habilitaçao internacional os paises exigem um seguro para terceiros mesmo que seu seguro vigente o faça para o mercosul existe a famosa carta verde que pode ser obtida com um corretor de seguros aqui no brasil; ja o chile exige o soapex que deve ser comprado com uma corretora chilena via internet documentos em maos motocicletas revisadas vou falar um pouquinho mais delas abaixo grupo definido começaram os preparativos do roteiro nesse momento nosso amigo rubens que ja tinha feito o roteiro foi de extrema importancia sempre procurem alguem que tenha feito a viagem pretendida seja qual for o destino rubao mais uma vez muito obrigado por toda ajuda e paciencia nosso trajeto definido foi sao paulo — foz do iguaçu corrientes ar chaco salta purmamarca jujuy andes paso de jama ch andes chilenos san pedro de atacama antofagasta depois seguiriamos em direçao ao sul passariamos proximo a santiago retornariamos para a argentina cruzariamos os caracoles depois mendoza rosario buenos aires cruzariamos o mar del plata de navio e uma vez no uruguai visitariamos montevideo punta del este e de volta a terra brasilis aproximadamente 10 000km nos aguardavam fazendo um adendo as motocicletas minha r 1200 gs e a f 800 gs do felipe receberam pneus e pastilhas de freio novas farois auxiliares embora nossa pretensao nao fosse andar a noite alguns itens de conforto e proteçao foram revisadas receberam fluidos e pneus novos e bora pra estrada nem tudo sai como planejado infelizmente mas precisamos estar prontos pra enfrentar as adversidades da vida o grupo que inicialmente teria quatro motos ficou com apenas duas ok vamos viajar mesmo assim mas ainda tinha mais esperando pela frente coloquem seus capacetes e luvas que agora começa a viagem dia 1 deslocamento de sumare/sp onde mora o luiz felipe a cascavel/pr um belo percurso e com belas paisagens sendo o principal percurso de sao paulo a foz do iguaçu/pr aproximadamente 950km e uns 400 deles com chuva alias essa nos acompanharia por varios dias de viagem dia 2 deslocamento ate foz do iguaçu cerca de 160km cambio de dinheiro e vamos pra argentina a malha rodoviaria da argentina e composta basicamente por vias de pista simples poucos sao os trechos duplicados mas de um modo geral rodovias bem conservadas e bem sinalizadas nesse dia tomamos bastante chuva na regiao de missiones rodamos uns 500km sob chuva pesada pelo intercomunicador que ajuda pacas falei ao felipe agora tenho certeza que estamos na argentina passamos por um caminhao renault tambem rodamos por uma das rodovias mais insanas que eu ja conheci apos passar por posadas temos uns trechos de planicie com retas interminaveis uma delas tinha 26km cruzeiro elevado reta que some no horizonte chegamos a corrientes total 750km [gallery columns= 4 link= file ids= 99291 99290 99292 99293 ] rodovia na regiao de posadas/ar e suas planicies quarto de hotel de motociclistas dia 3 acima eu afirmei que nem tudo sai como a gente planeja nesse dia acordei com uma dor de cabeça horrivel enxaqueca mesmo isso retardou nossa saida e começamos a rodar praticamente 11h da manha saindo de corrientes em direçao ao chaco outra provincia temos uma avenida bastante confusa e que na pista principal nao podem circular motocicletas na tentativa de seguir o caminho correto estavamos seguindo um amarok local e eis que senao quando o hermano entrou na contra mao e fomos juntos a policia nos parou um pouco de enchessao de saco mas depois de aproximadamente 40 minutos seguimos viagem e ali seria o pior trecho da viagem o chaco essa regiao no norte da argentina e uma enorme planicie quente pra burro 34°c na media com o pior asfalto da argentina e com toda a fauna local solta desde galinhas e cachorros ate porcos e cavalos muito perigoso mas cruzamos a noite começou a cair a chuva tambem seguiamos em direçao a salta ja na regiao serrana quando faltando 7km para chegar no hotel tivemos um problema tinha uma emenda de asfalto no meio do caminho no meio do caminho tinha uma emenda de asfalto diria o poeta a via estava sendo recapeada e apenas uma faixa de rolagem estava com o asfalto novo com um degrau maior que um maço de cigarros ao mudar de pista a noite e com chuva ficou invisivel e la vai o jeep e sua gs para o chao nada grave pra mim mas a moto teve algumas avarias leves seguimos de guincho para o hotel e no dia seguinte seguimos a uma concessionaria bmw em salta mesmo esse foi um dos momentos mais tensos pois havia uma chance muito grande de nao conseguirmos as peças necessarias para o reparo e de ter que despachar a moto para o brasil ou seja nossa viagem poderia acabar ali precisei de muito apoio do felipe e da minha esposa que por telefone fez o possivel e o impossivel para me encorajar esse apoio foi essencial e nao tenho vergonha em assumir que derramei algumas lagrimas nesses dias pelo medo e incerteza pois a viagem dos sonhos poderia acabar ali ainda nesse periodo ficamos sabendo que um vulcao entrou em erupçao no sul do chile e que suas cinzas chegaram ao sul da argentina tava tudo a favor alguns motociclistas ficaram presos em bariloche por causa das cinzas tres dias alguns passeios e muitos bifes de chourizo depois salta e tambem uma estancia turistica a moto estava pronta e seguiamos viagem desta vez parando em purmamarca na entrada dos andes e a cerca de 2000m de altitude total 950km bife em salta/ar dia 6 pulando os dias parados acordamos em purmamarca e a paisagem vista da janela do quarto no hotel e indescritivel vamos cruzar os andes a sensaçao de se estar em uma das regioes mais inospitas do planeta e sensacional paisagens indescritiveis emoçoes unicas tivemos que nos policiar para nao parar toda hora pra tirar fotos pois a cada curva a paisagem salta a vista chegamos a pouco mais de 4000m cruzamos um salar em san salvador de jujuy outra experiencia unica e chegamos a paso de jama fronteira com o chile a argentina havia ficado para tras e ter um carimbo dessa aduana no passaporte nao tem preço tramites aduaneiros tranquilos inspeçao das motos e mais uns kms ate san pedro cruzando o ponto mais alto de toda a viagem com 4700m de altitude mais uma vez deus nos contemplou com belissimas paisagens e a sensaçao de sermos infimos frente ao planeta que espetacular pegamos um frio consideravel 3°c mas a beleza das montanhas com neve em seus cumes afasta qualquer dificuldade [gallery link= file ids= 99296 99297 99298 99299 99300 99301 ] cruzando os andes detalhe da altitude e essa nem foi a maior [gallery columns= 4 link= file ids= 99303 99304 99305 99306 ] salar de san salvador de jujuy mais uns trechos de andes carimbo no passaporte de paso de jama [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 99310 99311 ] fronteira e aduana do chile em paso de jama a partir dos 3300m os motores começam a perder desempenho de maneira bastante sensivel mas nada que proiba de se seguir viagem em compensaçao o consumo que na media da viagem ficou em 17 5km/l nos trechos andinos ficou em 22km/l muito bom para uma 1 200cc total 800km observaçao interessante muito se fala sobre a dificuldade de se respirar e passar mal nas altitudes realmente fica dificil respirar a partir dos 3 000m sendo que a partir dos 3 500 começa a incomodar bastante pilotando nao se nota nada de anormal mas em uma das cenas hilarias da viagem eu coloquei a camera no tripe disparei o timer e tentei correr para sair na foto mas nao consegui chegar faltou ar a dica e ir parando brevemente otimos momentos para tirar fotos ir bebendo liquido regularmente nas paradas e claro um pouco de preparo fisico antes da viagem ajuda tambem dia 7 hora de conhecer san pedro de atacama a cidade chilena esta situada a cerca de 2 500m de altitude e pequena e praticamente nao tem vias pavimentadas mas e bem aconchegante e segura alem de oferecer uma boa infraestrutura de restaurantes e lazer fomos conhecer o sitio geologico el tatio com seus geiseres e belas paisagens e o maior parque de geiseres na america do sul tomamos cafe da manha no meio do nada e com leite aquecido no geiser vale a visita na volta a van parou para comermos churrasco de lhama e bom e segundo o guia e mais saudavel que carne bovina nao rodamos de moto nesse dia san pedro de atacama a noite ponto salvo no gps [gallery size= medium columns= 2 link= file ids= 99422 99423 ] chegando em el tatio tava tao frio que formou gelo no protetor do rosto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 99425 99426 ] cafe da manha mais inusitado do mundo [gallery columns= 5 link= file ids= 99427 99428 99429 99430 99432 ] el tatio geiseres e paisagens churrasco de lhama dia 8 decidimos que nossa viagem nao teria mais a parte sul do percurso vai ficar pra uma proxima mas tinhamos que seguir viagem ate o pacifico mais 450km e chegamos na praia de antofagasta que por sinal e uma bela cidade maos molhadas nas geladas aguas pausa para umas empanadas e vamos conhecer esse que seria o apice de nossa viagem a mano del desierto trata se de uma escultura feita na parte desertica de antofagasta e que e point obrigatorio para os motociclistas que se aventuram pela america do sul a emoçao e indescritivel e mais uma vez algumas lagrimas pela conquista pois essa era nossa principal meta lembro me de estarmos indo embora da atraçao e eu ficava olhando pelo retrovisor aquela mao como eu sonhava com aquilo voltamos a san pedro vimos paisagens lunares lindas por sinal e pernoitamos mais uma vez total 900km [gallery columns= 4 link= file ids= 99433 99434 99435 99436 ] chegamos no oceano pacifico [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 99437 99438 ] la mano del desierto homenagem a minha esposa em la mano del desierto paisagem lunar proximo a sp atacama dia 9 hora de começar a voltar pra casa saimos cedo do hotel nao muito mesmo porque la o dia amanhece quase 8h da manha abastecemos as motos no unico posto da cidade e bora cruzar os andes por volta das 10 30 estavamos num dos pontos mais altos do percurso 4700m e apesar do sol que brilhava intensamente e do ceu azul enfrentamos a menor temperatura da viagem 5 5°c negativos tivemos que parar para aquecer as maos no escapamento mesmo com os aquecedores de punho ligados e com duas luvas em cada mao chegando a salta fomos direto no restaurante no qual comemos o melhor bife de chorizo da viagem total 950km ponto mais frio da viagem posto de gasolina proximo a purmamarca sierra de las 7 colores proximo a salta dia 10 hora de enfrentar o @#$% do chaco de novo muito calor um pneu furado tinha um kit de reparo na bagagem alias recomendo um bom kit de ferramentas para uma viagem como essa e chegamos a corrientes a noite total 950km dia 11 cada vez mais perto de casa esse seria um dia de deslocamento por belas paisagens retoes interminaveis e fronteira com o brasil vale lembrar que o chaco possui retas maiores de aproximadamente 50km mas que e impossivel andar rapido devido as condiçoes da pista e a quantidade de animais soltos chegando a puerto iguazu na fronteira com o br parada para o ultimo bifao genuinamente argentino e entramos no brasil como e bom chegar num hotel que o atendente fala portugues total 750km dia 12 tiramos um dia para passear no paraguai e descansar apesar do dolar ja estar assolando muamba e bom e todo mundo gosta nao andamos de moto nesse dia dia 13 hora de me despedir do meu amigo felipe apos aproximadamente 7 000 km rodados juntos ele iria seguir para registro via curitiba e eu seguiria para londrina onde visitaria outro amigo total rodado meu 650km dia 14 parti cedinho de londrina pois era retorno do feriado de 1º de maio o que normalmente deixa as rodovias lotadas e paradas essa foi a parte que mais me entristeceu nao porque era o fim da viagem mas pela situaçao em que vivemos como estava com a moto carregada duas cameras tablet roupas equipamentos ferramentas documentos etc decidi que nao chegaria em sao paulo com a moto cheia minha esposa se deslocou ate itu a 90km de sao paulo onde passei toda a bagagem para o carro e cheguei em sp vazio e triste essa situaçao para nos motociclistas estarmos a merce da violencia e como disse a alguns amigos cruzei o continente e o local onde tive mais medo de rodar foi na marginal pinheiros mas cheguei bem em casa os amantes de duas rodas deverao concordar comigo num ponto voce faz uma viagem dessas chega em casa quebrado toma um banho senta no sofa e ja começa a pensar quando sera a proxima o nome disso e paixao sei que muitas coisas aconteceram conhecemos muitas pessoas interessantes visitamos lugares fantasticos e o que eu relatei aqui nao reporta nem 10% de toda a alegria e o sentimento que nos acompanhou por toda a viagem fantastico no sentido mais pleno da palavra as paisagens gravadas na memoria serao eternas foto de encerramento no salar mais uma vez queria agradecer a todos os envolvidos na realizaçao desse sonho em especial ao meu companheiro de asfalto luiz felipe e a minha esposa fernanda agradeço tambem o flatout pela oportunidade de expor aqui minha experiencia e aos leitores pela paciencia de acompanhar essa historia grande abraço wagner jeep
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