uma vez que voce da seu primeiro passeio de moto por lazer o estrago esta feito e voce nao quer mais parar o que começa com pequenas expediçoes pelos arredores da cidade explorando estradinhas que talvez voce ate ja conhecesse porem agora sob outra perspectiva e evolui para trajetos cada vez mais longos e demorados entao um dia voce decide fazer sua primeira viagem de verdade e dizem e um caminho sem volta e por isso que para muita gente andar de moto e mais que um passatempo ou um momento de lazer e literalmente um estilo de vida ha pessoas que jamais trocariam as viagens de moto por viagens de carro sao pessoas que acreditam que estar a merce dos elementos em um veiculo muito mais leve cuja conduçao depende muito mais dos movimentos do seu corpo traz uma sensaçao de conquista muito maior do que qualquer carro poderia sonhar em fazer e isto ate certo ponto e verdade nao apenas porque a moto te permite se conectar de forma muito mais direta ao mundo a seu redor mas tambem por causa dos desafios extras como o mau tempo e a limitaçao de espaço nao da para viajar com a familia de moto no maximo com mais uma pessoa e claro levando somente o necessario em um carro voce pode levar muito mais coisas e ele pode ate te servir de abrigo uma picape ou furgao podem ser transformados em pequenas casas sobre rodas com tudo o que e preciso para ter conforto lazer e comodidade mesmo longe de um hotel ha pessoas que dirigem caminhoes ou onibus completamente equipados e acabam morando neles para sempre um estilo de vida nomade que claro tem seus atrativos e meritos a moto por outro lado e puramente um veiculo e como um cavalo com motor e rodas voce pode ir a qualquer lugar com ela claro mas eventualmente vai precisar parar em algum lugar para descansar ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ou ao menos e o que a maioria das pessoas faz mas ha quem leve a ideia de viajar de moto ate extremos encarando as limitaçoes como desafios a superar otimizando rotas e inventando novas formas de carregar toda a tralha necessaria em cima da motocicleta gente como emilio scotto um argentino nascido em 1954 que na decada de 1980 fez a viagem de moto mais longa da historia certificada pela guinness world records 735 000 km em cima de uma honda gold wing apelidada princesa negra que foi sua companheira de viagem por dez anos ele ate escreveu um livro sobre sua aventura the longest ride my 10 year 500 000 mile motorcycle journey que ainda nao tem ediçao em portugues emilio fez aquilo que muitos ja sonharam em fazer uma ideia que a esta altura ja virou um cliche espalhado aos quatro ventos por postagem nas redes sociais largou tudo e partiu para conhecer o mundo e a si mesmo naquilo que acreditava ser sua missao nesta vida e desde o primeiro instante ele estava determinado a registrar no papel suas aventuras contudo emilio acredita que fez algo diferente dos demais em entrevista ao periodico equatoriano el comercio emilio conta que nao precisou pensar muito na decisao ele tinha 29 anos de idade quando abandonou seu emprego e partiu sem roteiro sem dinheiro e sem data para voltar tudo o que ele tinha eram suas roupas sua moto e o equivalente a us$ 300 no bolso nao foi uma decisao dificil porque nao deixei nada para tras pensando em voltar deixei para sempre decidi deixar o caminho que estava trilhando na vida dar um salto no ar e cair em outro caminho desconhecido que nao sabia onde iria me levar mas sabia que nunca mais seria a mesma pessoa em suas memorias emilio diz que começou a planejar sua viagem ao mundo aos oito anos de idade quando ainda nao fazia ideia da profissao que seguiria mas ja sabia que queria conhecer tudo o que fosse possivel a gold wing foi sua primeira moto ele diz que ela a escolheu uma moto preta com carenagem radio antena e alforjes nas laterais perto dela uma placa dizia sobre duas rodas o mundo e seu e aquilo virou meu lema eu sabia que aquela moto era a moto certa na epoca a gold wing ainda nao era sinonimo de moto estradeira ela havia acabado de chegar a sua segunda geraçao que trocava o motor boxer de 999 cm³ por uma unidade maior de 1 085 cm³ quatro tempos com comando nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro era um motor sofisticado e robusto capaz de entregar 81 cv a 7 000 rpm e 8 97 kgfm de torque a 5 700 rpm e que provou sua durabilidade niponica ao rodar cerca de 400 000 km antes de abrir o bico e ser substituido por um novo que ainda rodou pelo menos 300 000 km quando a viagem terminou emilio decidiu que sua gold wing ja havia lhe servido o suficiente desligou o motor pela ultima vez e enviou a moto a um museu antes de se aposentar a gold wing consumiu 42 000 litros de combustivel 700 litros de oleo 86 pneus 12 baterias e nove bancos no fim da jornada a motocicleta ostentava diversos adesivos incluindo de patrocinadores pepsi agip e a fabricante de pneus metzeler emilio porem sente certo orgulho quando lembra que estes apoios so foram acontecer em 1992 em 1985 quando partiu este tipo de negocio nao existia ninguem patrocinava viajantes nao existiam as redes sociais ou blogs para que seu diario de viagem viralizasse o conceito de conteudo viral em si nao havia sido desenvolvido ainda mas emilio começou a atrair atençao e virou noticia saindo de buenos aires ele partiu para o uruguai e em seguida chegou ao brasil estava no rio de janeiro duas semanas depois de deixar a capital argentina e la teve todos os seus pertences levados por ladroes o perrengue foi superado com a ajuda da populaçao local que doava dinheiro e roupas pagava por trocas de oleo e combustivel oferecia estadia ou no minimo pagava uma refeiçao quente e foi assim outras incontaveis vezes emilio disse varias vezes que o povo de cada pais visitado foi a principal força que lhe ajudou a percorrer tantos quilometros emilio atravessou o brasil de sul a norte chegou a venezuela e de la atravessou a amazonia para chegar a america central mexico estados unidos canada e estados unidos novamente para saindo de nova york pegar um voo ate a europa embora segundo o proprio emilio ele tenha passado praticamente despercebido pela grande midia nos eua na europa a situaçao foi diferente o aventureiro chegou a alemanha e seguiu ao sul chegando a italia emilio encontrou o idolo maradona o jogador o havia reconhecido de uma materia de revista e perguntou o que podia fazer para ajuda lo emilio disse que uma diaria em um quarto seria o suficiente e maradona lhe pagou tres diarias em um hotel cinco estrelas mas eu perguntei se podia em vez disto alugar um quarto em uma pensao com o valor das tres diarias do hotel consegui dormir na pensao por um mes contou em uma entrevista ao the guardian da italia emilio seguiu para a espanha onde passou uma temporada escrevendo relatos de sua viagem para uma revista e conseguiu ganhar algum dinheiro o suficiente para seguir viagem pelo continente africano levou dois anos para atravessar a africa passando por terras desoladas presenciando guerras civis e adoecendo quase morreu de malaria quase foi capturado por piratas na somalia voltou para a europa para consertar sua moto e partiu novamente desta vez para a asia na china os fiscais da fronteira queriam lhe cobrar ilegalmente uma taxa para entrar no pais e so conseguiu se livrar por interferencia do motoclube de pequim na india em nova delhi ele casou se com sua noiva monica pino que havia ficado na argentina mas decidiu acompanha lo na volta o continente americano atravessando as ilhas do pacifico de navio emilio chegou a los angeles nove anos depois de deixar a argentina tinha atravessado percorrido 580 000 km e visitado 190 paises mas seu objetivo era completar todos os 214 paises de sua lista ele o fez quase imediatamente atravessou o oceano pacifico outra vez desembarcou no japao e seguiu para a russia e os outros paises do leste europeu depois atravessou a escandinavia e pegou carona em um cargueiro para chegar ate a islandia de la mais uma viagem de barco levou emilio e sua moto ate a america do norte montado na moto emilio desceu novamente pela america central e passou pelos paises que faltavam na america do sul peru equador chile e paraguai e entao em 1995 sua honda goldwing entrou novamente em solo argentino aquela altura emilio estava em seu 13º passaporte de 64 paginas na alfandega sua moto foi retida ele havia ficado 10 anos com ela fora do pais e o limite era de apenas um ano oficialmente a viagem terminou ali 735 000 km percorridos de moto sem voltar ao pais de origem era esta a definiçao oficial do recorde para a guinness world records duas voltas ao mundo ou quase uma viagem de ida e volta para a lua a marca ainda nao foi superada mas emilio ainda viajou mais um pouco fez uma turne pela argentina e depois viajou com a gold wing para a espanha onde fez um encerramento simbolico para sua expediçao apesar da certificaçao oficial o recorde de emilio tem seus detratores ha quem diga por exemplo que a ultima porçao de sua viagem 155 000 km em dez meses so seria possivel se ele rodasse 516 km por dia todos os dias sem contar paradas e eventuais quebras um site chamado horizons unlimited possui uma pagina bastante antiga que aponta algumas inconsistencias nos relatos de emilio para diferentes veiculos quanto a distancias e momentos marcantes da viagem como a troca do motor de sua gold wing e tambem menciona que o trajeto descrito por emilio na ultima etapa de sua jornada deveria ter apenas 36 000 km os pontos sao pertinentes especialmente ao lembrar que a unica fonte de informaçao sobre a viagem de emilio sao suas fotos em outros paises em seu livro ha mais de 200 nas mais variadas locaçoes ao redor do mundo e seus relatos escritos ou verbais e fato porem que ele viajou o mundo de moto e atravessou centenas de milhares de quilometros apos a viagem emilio conta que ficou um tempo sem saber o que fazer ate se mudar para os estados unidos e abrir uma agencia de turismo especializada em viagens de motocicleta ajudando outras pessoas a fazer algo parecido com o que ele proprio fez
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