ja faz algum tempo que os responsaveis pelo canal oficial da best motoring international selecionam alguns de seus melhores videos e incluem legendas em ingles facilitando a vida de quem curte as demonstraçoes de pilotagem e explicaçoes tecnicas de keiichi tsuchiya max orido e todo o time de pilotos do programa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o ultimo video que os caras legendaram por exemplo traz uma comparaçao entre um honda civic type r original e um exemplar preparado pelos magos da spoon para girar a 11 000 rpm quem e fa dos honda certamente conhece a spoon preparadora fundada ha exatos 30 anos por tatsuru ichishima que era piloto de testes da fabricante e tinha uma boa relaçao nao apenas com a honda mas tambem com a mugen preparadora fundada pelo filho de soichiro honda hirotoshi honda vindo das corridas de longa duraçao do jtcc o campeonato japones de turismo ichishima acredita que um bom carro esportivo precisa ter um motor duravel para ele isto e mais importante que potencia bruta seu civic de terceira geraçao com o qual competiu no jtcc era um otimo exemplo com um motor 1 6 16v de 230 cv e componentes reforçados no motor e no cambio o hatch de corrida com pintura azul e amarelo ajudou o sr ichishima a fazer seu nome entre os hondeiros hoje a spoon e referencia em preparaçao e acerto dos esportivos da honda com v tec nao apenas em termos de motor e cambio mas tambem suspensao eletronica e estetica em 1999 quando a spoon tinha apenas 11 anos de existencia o proprio ichishima foi mostrar seu novo civic type r ek9 cujo motor b16b foi preparado para render 200 cv a 10 000 rpm numeros de torque nao foram revelados com corte de giro a 11 000 rpm o motor b16 com diametro x curso de 81x77 4 mm 1 595 cm³ ja e naturalmente girador entrega sua potencia maxima 185 cv a 8 200 rpm com redline em 8 400 rpm e rotaçoes limitadas a 9 000 rpm de acordo com ichishima o carro foi meio que uma experiencia da spoon sports para conferir o potencial do motor b16 com o aumento do limite de giro conseguido atraves de uma reprogramaçao eletronica sem ampliar o deslocamento o resultado foi um ganho de 15 cv pouca coisa no papel fato mas definitivamente perceptivel [youtube id= gce84wdojos width= 620 height= 350 ] de acordo com ichishima alem da reprogramaçao eletronica o motor recebeu um reforço no bloco justamente para lidar com a vibraçao do motor a 11 000 rpm um block girdle que se encaixa na parte inferior do motor sem ele o b16 poderia perder um ou mais pistoes e ate sofrer trincas no bloco e ha imagens bem dolorosas para provar o cambio do type r nao passou por modificaçoes mantendo o mesmo escalonamento a ideia era mesmo testar como o conjunto se comportaria caso as rotaçoes nao fossem limitadas a 9 000 rpm como de fabrica os dois carros sao colocados para disputar uma arrancada na entrada de uma curva a esquerda em um aclive de inclinaçao consideravel o civic preparado pela spoon nao precisa de mais que alguns segundos para saltar a frente do original e diferentemente dele sobe a ladeira toda em segunda marcha o carro que nao recebeu modificaçoes precisa ser colocado em terceira marcha na metade da curva o que reduz as rotaçoes do motor para menos de 5 800 rpm no momento da troca com isto alem da perda de tempo natural da troca de marcha ha outro fator no caso do b16b que tinha o comando v tec a moda antiga no inicio da terceira marcha o comando esta no perfil mais manso voltado a economia com menor levante das valvulas de admissao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] no caso do civic da spoon o motor esta o tempo todo acima das 5 800 rpm o tempo todo com o v tec ativado e nao se atrasa trocando de marcha a vantagem sai do papel e pode ser vista na pratica agora havia um problema quando keiichi tsuchiya leva o carro para dar uma esticada no circuito sem leva lo ao limite e mal chegando as 10 000 rpm a ecu apresenta uma falha e o carro e colocado no modo de baixo desempenho uma programaçao secundaria ajustada para baixo rendimento a fim de prever danos ao motor nao e so subir o giro entao e claro que estamos falando de um experimento meio suicida ao que tudo indica o reforço no bloco foi a unica modificaçao estrutural no motor sem a adiçao de componentes reforçados e a ecu na verdade pode apenas ter tentado avisar que levar o motor acima das 10 000 rpm nao seria uma boa ideia ou talvez a ecu de 20 anos atras so tenha demonstrado o quanto a eletronica automotiva evoluiu nos ultimos 20 anos em todo caso ouvir um quatro cilindros ronda girando alto e sempre uma coisa boa bonus tracks em tsukuba [youtube id= am3gb8s8_a0 width= 620 height= 350 ] que tal outro type r girando alto entao este aqui recebeu um motor k20 preparado pela spoon o video nao tem legendas mas da para entender que o motor recebeu uma ecu spoon vale a pena mesmo pelo ronco mais encorpado do k20 [youtube id= clbzrtpamvm width= 620 height= 350 ] neste outro video keiichi tsuchia conduz um civic type r que recebeu um kit stroker da spoon para o motor b16 que passou a deslocar 1 8 litro e com componentes reforçados e nova ecu passou a entregar 280 cv alem disso teve o interior aliviado para chegar aos 900 kg originalmente sao 1 040 kg em ordem de marcha no caso do type r ek9
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