FlatOut!
Image default
Técnica Vídeo

É assim que se dá a partida em um carro de Fórmula 1 dos anos 1990

Quando você acorda depois de uma longa noite de sono, você consegue caminhar até a padaria ou ao trabalho sem muitos problemas, mas jamais conseguiria disputar uma corrida de 400 metros sem distender músculos ou ter uma arritmia cardíaca se não reservar alguns minutos para o aquecimento. Com os carros é a mesma coisa. Você pode ligar seu carro e sair andando com ele sem problemas, mas um carro de corrida exige alguns procedimentos bem mais complexos — e isso não vem de hoje, como mostra esse vídeo abaixo, da equipe Leyton House/March (pela qual Maurício Gugelmin conquistou seu terceiro lugar no GP do Brasil de 1989). O carro é o CG901 com motor Judd EV V8 de 3,5 litros, usado na temporada de 1990, e foi um dos primeiros projetos assinados por Adrian Newey na Fórmula 1. Diferentemente de carros de passeio, os motores de alto desempenho são projetados para trabalhar em condições extremas de temperatura, assim como seus sistemas hidráulicos suportam pressões bem mais elevadas. Com isso