quando se pensa em restomod logo vem a mente imagens de um carro antigo restaurado com todo o capricho do mundo e mecanica toda moderna — do motor a suspensao acontece que a definiçao de restomod e mais flexivel — o dodge challenger e max da hotchkis por exemplo e um muscle car puro completo com motor 340 six pak — old school mesmo o mod do resto foi feito embaixo suspensao e freios e com esta receita relativamente simples eles fizeram um dos mopar mais legais do planeta o carro começou a vida como muitos outros restomods por ai sendo encontrado no ebay a hotchkis sport suspension fundada em los angeles por john hotchkis em 1993 e especializada em componentes aftermarket de suspensao deu ao challenger a capacidade de devorar curvas sem recorrer a transformaçoes radicais — basicamente com um bom trabalho de suspensao freios e direçao mas nao restritas a isto [gallery link= file columns= 4 ids= 12563 12564 12560 12553 ] naturalmente o visual tambem recebeu atençao — o carro foi todo restaurado e a hotchkis deu a ele o visual do challenger t/a vendido apenas em 1970 o challenger t/a era um especial de homologaçao para o carro de corrida da trans am e tinha um capo preto fosco com scoop funcional faixas na lateral e spoilers de fibra de vidro na dianteira e na traseira o motor era um 340 com tres carburadores de corpo duplo — 340 six pack como deixado claro pelos dizeres na lateral — e cerca de 320 cv o challenger da hotchkis tambem tem um 340 six pack porem com diametro dos cilindros ampliado em 0 8 mm outras modificaçoes incluem carter moroso radiador de aluminio be cool escapamento flowmaster e igniçao eletronica msd nao e uma lista muito extensa mas o suficiente para tornar o motor mais confiavel — e barulhento o que de forma alguma e um defeito [youtube id= 7yml0lwlekm width= 620 height= 350 ] a açao começa aos 2 minutos com as trocas no cambio tremec de cinco marchas com trambulador hurst feitas no tempo certo o challenger vai de 0 a 100 km/h em 5 3 segundos e o quarto de milha e feito em 14 segundos redondos conforme aferido pela revista car and driver em 2012 so que no caso deste carro aceleraçao em linha reta nao e a maior prioridade — e por isto mesmo temos muito mais detalhes do que foi feito para ajudar o carro a fazer curvas melhor do que muito hot hatch por ai a hotchkis e uma companhia especializada em suspensoes e eles desenvolveram um kit especificamente para o challenger fabricado entre 1970 e 1974 e o chamado total vehicle system ou simplesmente tvs que substitui componentes de suspensao para torna la mais firme e da direçao para respostas mais diretas [youtube id= 8fhj0b ey5y width= 620 height= 350 ] os componentes desenvolvidos pela propria hotchkis incluem braços de controle tubulares do tipo duplo a barras estabilizadoras ajustaveis barras anti torçao dianteiras e traseiras e feixes de molas com geometria otimizada com o novo setup a hotchkis conseguiu eliminar a tendencia ao subesterço — uma caracteristica de fabrica do challenger — e os amortecedores ajustaveis da bilstein calibrados especialmente para este carro ajudam a reduzir significativamente a rolagem da carroceria o mal de todo muscle car original o tvs tambem conta com melhorias na direçao — barras ajustaveis e uma relaçao mais direta tornam tudo mais comunicativo e firme completam o pacote de modificaçoes os freios de alto desempenho da stoptech cobertos por rodas forgeline zx3 de 18 polegadas estas por sua vez sao calçadas com pneus falken azenis rt 615k [youtube id= 4swrwy6pdde width= 620 height= 350 ] note como o carro praticamente nao rola e ao volante esta ninguem menos do que mary pozzi cujo camaro restomod tambem teve a suspensao feita pela hotchkis — duas vezes — leia tudo sobre ele aqui o lado de dentro traz uma gaiola de proteçao e o banco do motorista foi substituido por um sparco milano de competiçao com cinto de cinco pontos e o volante original deu lugar a um grant de diametro bem menor o resto do interior e praticamente original — o painel por exemplo so traz tres relogios a mais — conta giros e medidores para a temperatura da agua e a pressao do oleo [gallery columns= 4 link= file ids= 12567 12566 12565 12568 ] nos ultimos anos o challenger e max foi testado por publicaçoes como o o autoblog e a revista car and driver alem de aparecer em programas como tuned do canal /drive — e impressionou a todos os que tiveram a oportunidade de pilota lo e e com este carro que a propria companhia define como manso em comparaçao a outros restomods e pro tourings mais extremos que a hotchkis se promove em eventos de pista pelos eua — especialmente provas de autocross e pro solo que exigem um carro bem desenvolto e eles sabem o que estao fazendo [youtube id= 3ufepb_wir0 width= 620 height= 350 ] [ fotos jeff glucker ]
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