Já faz quase dois anos que ouvimos a promessa de que a Honda voltará, um dia, a trazer o Civic Si para o Brasil — desde que o modelo da geração anterior deixou de ser fabricado por aqui, em 2012, ficamos órfãos de esportivos da Honda. Só que agora esta situação já tem data para mudar: outubro de 2014.
A Honda apresentou ontem à imprensa a linha 2015 de seu sedã médio, que recebeu leves alterações visuais para brigar com o novo Corolla. Durante o evento, a Honda também revelou que o Civic Si importado do Canadá chega em outubro, com preço “na faixa dos R$ 100.000”.
O Civic Si 2014 é uma reestilização do modelo lançado em 2011. No processo, ganhou uma nova dianteira, mais agressiva, para-choque traseiro mais robusto, interior com design levemente atualizado e equipado com uma tela multimídia de 7 polegadas e um novo sistema de escape, que garantiu um aumento da potência do motor K24 — um quatro-cilindros de 2,4 litros com comando de válvulas variável i-VTEC — de 204 para 208 cv a 7.000 rpm, com torque crescendo de 23,5 para 24 mkgf a 4.400 rpm.
Apresentado durante o SEMA Show 2013, o Civic Si 2014 começou a ser vendido em março do ano passado dos EUA, e tudo indica que o carro importado para o Brasil será idêntico ao modelo americano. Sendo assim, podemos esperar um 0-100 km/h de menos de 7 segundos e velocidade máxima de 220 km/h — para se ter uma ideia, a geração anterior leva 7,9 segundos e chega aos 207 km/h.
O único câmbio disponível será o manual de seis marchas. Além disso, o Civic Si já virá equipado de série com a central multimídia de 7 polegadas, rodas de liga leve de 18 polegadas, seis airbags, controles de tração e estabilidade e diferencial de deslizamento limitado.
Nos EUA, o Civic Si custa a partir de US$ 22.790, ou quase R$ 50 mil. Ainda não foi divulgado o preço exato no Brasil, mas a Honda já adiantou uma cifra na casa dos R$ 100 mil — o que o colocaria no mesmo patamar que o Golf GTI, seu rival, que vem com motor 2.0 turbo de 230 cv e opção por câmbio manual ou DSG, de dupla embreagem, ambos com seis velocidades.
Desta vez, contudo, o duelo não será para ver quem é nacional o mais potente do mercado, até porque ambos são importados e o GTI é claramente mais potente, mas para ver qual dos dois tem as melhores armas para conquistar o público fã de esportivos. Nosso palpite: a briga vai ser feia — e vamos querer acompanhar bem de perto!
[ Foto: jagimaging.com ]