entre os varios perfis de motoristas o mais detestado em todo o mundo talvez seja o chamado dono da esquerda aquele cara que dirige na faixa da esquerda das rodovias e so sai dali quando precisa abastecer ou sair da rodovia mas existe um outro tipo de dono da faixa esquerda que raramente e percebido ou atingido pela opiniao publica o motorista que acredita que todos devem lhe ceder passagem imediatamente so porque a lei diz que e obrigatorio e acaba tornando se agressivo quando contrariado e um comportamento tao comum quanto amarrar a faixa da esquerda mas igualmente inadequado e ate perigoso esse tipo de conflito acontece majoritariamente devido a uma ma interpretaçao de algumas definiçoes do codigo de transito brasileiro a primeira diz respeito as normas de circulaçao em vias com varias faixas art 29 o transito de veiculos nas vias terrestres abertas a circulaçao obedecera as seguintes normas [ ] iv quando uma pista de rolamento comportar varias faixas de circulaçao no mesmo sentido sao as da direita destinadas ao deslocamento dos veiculos mais lentos e de maior porte quando nao houver faixa especial a eles destinada e as da esquerda destinadas a ultrapassagem e ao deslocamento dos veiculos de maior velocidade; a outra dispoe sobre a conduta dos motoristas durante manobras de ultrapassagens art 30 todo condutor ao perceber que outro que o segue tem o proposito de ultrapassa lo devera i se estiver circulando pela faixa da esquerda deslocar se para a faixa da direita sem acelerar a marcha; a interpretaçao mais comum destes dois artigos e que a faixa de esquerda serve para ultrapassagens e veiculos em maior velocidade e quem esta circulando pela esquerda tem o dever de sair da frente imediatamente quando um veiculo mais rapido solicitar a passagem voce esta fazendo isso errado para alguns o carro a frente nao tem a obrigaçao de ceder passagem pois ele esta na faixa destinada aos veiculos de maior velocidade — e na velocidade maxima permitida para outros ele deve ceder a passagem imediatamente independentemente de estar no limite de velocidade pois a lei determina isso o conflito acontece quando o motorista a frente pensa nao ter a obrigaçao de ceder passagem e o motorista que vem atras acha que ele precisa sair imediatamente o negocio e que as duas opinioes estao equivocadas a lei nao determina que o motorista mais lento deve ceder passagem imediatamente e tambem nao desobriga ninguem de ceder passagem por estar no limite de velocidade se voce continuar lendo os dois artigos encontrara as seguintes definiçoes art 29 [ ] x todo condutor devera antes de efetuar uma ultrapassagem certificar se de que a nenhum condutor que venha atras haja começado uma manobra para ultrapassa lo; b quem o precede na mesma faixa de transito nao haja indicado o proposito de ultrapassar um terceiro; c a faixa de transito que vai tomar esteja livre numa extensao suficiente para que sua manobra nao ponha em perigo ou obstrua o transito que venha em sentido contrario; em outras palavras o item b diz que voce nao deve iniciar uma ultrapassagem se o veiculo a sua frente ja estiver indicado a intençao de ultrapassar isso nao se aplica somente a situaçoes de pista simples mas tambem a faixa da esquerda se o veiculo da frente estiver ultrapassando um terceiro veiculo antes de solicitar a passagem voce deve esperar ele concluir sua ultrapassagem embora nao esteja escrito ipsis litteris isso significa na pratica que o motorista a sua frente so sera obrigado a ceder passagem quando concluir sua ultrapassagem alem disso releia o artigo 30 a faixa da esquerda e destinada aos veiculos de maior velocidade e as ultrapassagens isso tambem significa que um veiculo lento ao se aproximar de outro veiculo mais lento devera usar a faixa da esquerda para sua ultrapassagem e novamente antes de solicitar passagem voce devera esperar ele concluir a manobra em rodovias movimentadas com uma fila densa de veiculos lentos na faixa da direita os veiculos mais velozes devem realmente circular pela faixa da esquerda conforme diz a lei ainda que nao estejam ultrapassando quem esta mais rapido e se aproxima de um veiculo mais lento na faixa da esquerda que por sua vez esta mais rapido que os veiculos a direita deve manter distancia segura aguardar o termino da manobra do carro a frente e so entao solicitar a passagem forçar a passagem colando na traseira do carro a frente e infraçao de transito art 192 deixar de guardar distancia de segurança lateral e frontal entre o seu veiculo e os demais ultrapassar pela direita tambem art 199 ultrapassar pela direita salvo quando o veiculo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar a esquerda por outro lado o motorista que nao esta ultrapassando e acha que nao precisa ceder passagem por estar no limite de velocidade estara deixando de seguir os deveres previstos no artigo 30 alem de estar cometendo uma infraçao art 198 deixar de dar passagem pela esquerda quando solicitado alem disso ha ainda uma ultima recomendaçao no artigo 30 que pode implicar na infraçao prevista pelo artigo 192 distancia segura art 30 [ ] paragrafo unico os veiculos mais lentos quando em fila deverao manter distancia suficiente entre si para permitir que veiculos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança ou seja os veiculos a direita devem manter distancia suficiente para que um veiculo que lhe ultrapassa ocupe o espaço a sua frente infelizmente a teoria e a pratica sempre acabam diferentes nem sempre se encontra o cenario ideal previsto pelo codigo nem sempre voce encontrara motoristas que conhecem plenamente a legislaçao de transito embora isso seja fundamental para conviver no transito e por isso voce deve colocar em pratica a direçao defensiva quando todos acham que tem razao forçar passagem empurrar o carro da frente permanecer na faixa da esquerda fazer frenagens bruscas desnecessarias gesticular etc so servira para esquentar os animos e iniciar um episodio de road rage que na pior das hipoteses terminara assim o motorista de tras nao guarda distancia segura do carro a sua frente talvez para nao perder velocidade o motorista a frente nao cede a passagem imediatamente talvez por estar mais rapido que o fluxo de veiculos a direita o motorista de tras se aproxima demais e o motorista da frente freia bruscamente nesse momento o motorista do carro de tras desvia para a direita e acaba surpreendido por uma motocicleta nesta faixa que ele nao viu antes por nao guardar a distancia segura do carro preto a frente ele tenta entao voltar para a faixa da esquerda porem ao frear forte para evitar a batida ele transferiu o peso do carro para a dianteira deixando a traseira leve some isso a guinada brusca e o resultado nao poderia ser outro o carro rodou e bateu na mureta e uma versao potencializada do lift off oversteer que e a transferencia diagonal de peso em um carro de traseira leve e com freio motor atuante no eixo dianteiro o que multiplica o efeito e acontece quando voce alivia o acelerador bruscamente em alta velocidade dentro uma curva em um carro de traçao dianteira se voce nao quiser arruinar sua viagem de fim de semana ou uma semana de trabalho tampouco destruir seu amigo de quatro rodas seja mais paciente nao faz sentido ter razao quando voce acaba internado no hospital e com um carro destruido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.