FlatOut!
Image default
Car Culture

É possível que os carros elétricos sejam mesmo mais “poluentes” que os carros a combustão?

Um estudo alemão apresentado nesta semana no Ifo Institute for Economic Research em Munique, Alemanha, revelou que carros elétricos podem ter um volume de emissões maiores que os carros a diesel, se considerarmos a produção de energia elétrica e a produção das baterias, e que os carros movidos a gás natural são a tecnologia ideal para este momento de transição da matriz energética da mobilidade. O estudo foi organizado pelo professor Christoph Buchal, da Universidade de Colônia, e coletou informações de emissões da produção das baterias dos veículos elétricos (e de sua eventual reposição ao fim da vida útil) e da energia usada por eles, para compará-las às emissões de veículos a diesel. A conclusão é que, na melhor das hipóteses, elas são sutilmente superiores às dos motores a diesel. A pesquisa baseou seus cálculos em exemplos concretos de veículos elétricos e veículos a diesel modernos, como níveis de emissões medidos pelos testes europeu. Além das emissões de