nao faltam empresas especializadas em trazer carros antigos velhos e cansados de volta a sua velha forma as vezes ate melhores do que eram quando novos e recentemente as proprias fabricantes tem mordido este nicho com todos os dentes dedicando divisoes inteiras a buscar carros com potencial para serem restaurados a nada menos que a perfeiçao a jaguar land rover vem investindo pesado nesta frente no começo do mes passado a land rover anunciou a serie de inauguraçao do programa range rover reborn que envolveu o garimpo e a restauraçao completa de dez exemplares do range rover de 1978 os carros foram desmontados e reconstruidos do zero com direito a repintura recuperaçao do interior e motor totalmente refeito e tudo isto com componentes originais novos ou quando possivel retirados do proprio exemplar recondicionados e reinstalados o resultado dez exemplares daquilo que na pratica e um range rover 1978 zero quilometro agora pouco mais de um mes depois chegou a vez do jaguar e type do ponto de vista entusiasta um carro ainda mais iconico para começar muita gente o considera o carro mais bonito ja feito em todos os tempos ate mesmo enzo ferrari que disse exatamente estas palavras quando o e type foi lançado e a parte das opinioes pessoais que todos temos fica dificil argumentar contra o e type suas formas longilineas e suaves com um longo capo habitaculo recuado e traseira curta os farois circulares que ladeiam a pequena grade oval as lanternas displicentemente penduradas no para choque traseiro as rodas raiadas e a harmonica area envidraçada as portas pequenas e o modo como se acessa o motor levantando toda a porçao dianteira nao negam a origem nas pistas como dissemos neste post o e type e a evoluçao final de uma receita que começou com o jaguar d type vencedor das 24 horas de le mans de 1955 a 1957 tal qual o d type o jaguar e type usa uma estrutura monobloco com subchassi tubular na dianteira a diferença e que o jaguar e type foi planejado para ser capaz de viajar nas rodovias e encarar algumas curvas em uma estradinha rural quando o dono estivesse a fim com a mesma desenvoltura na dianteira o motor servia como componente estrutural e o resultado era um carro leve com 1 315 kg e bastante rigido um detalhe importante e que apesar de tudo isto o jaguar e type era um carro barato para sua proposta e vendeu muito bem mais de 72 5 mil unidades foram fabricadas em 14 anos de 1961 a 1975 em tres geraçoes distintas series i cerca de 38 000 carros ii aprox 19 000 carros e iii cerca de 15 mil carros o e type da serie i e o mais valioso de todos apesar de tambem ser o mais comum com mais de 38 mil unidades feitas entre 1961 e 1968 isto porque ele tem o visual original do jaguar e type somado ao classico motor de seis cilindros em linha com 3 8 ou 4 2 litros de deslocamento a serie ii fabricada entre 1968 e 1971 manteve o seis em linha mas recebeu algumas alteraçoes esteticas como a perda das lentes de acrilico sobre os farois uma grade maior lanternas dianteiras e traseiras tambem maiores e um para choque traseiro envolvente a serie iii feita de 1971 ate 1975 trocou o seis em linha por um v12 de 5 3 litros o que alguns consideram quase um sacrilegio visto que o motor de seis cilindros e mais leve e quase tao potente quanto acontece que com o passar das decadas o jaguar e type passou por uma valorizaçao muito grande muitos carros foram convertidos para uso nas pistas e muitos outros foram restaurados nos ultimos anos isto tornou a tarefa de encontrar um exemplar em estado mediano a um preço bacana na medida para uma restauraçao bastante dificil se quiser comprar um e type hoje em dia e bem provavel que voce va gastar uma fortuna por um carro impecavel talvez tenha sido esta a motivaçao para que a jaguar tenha escolhido a serie i do e type como base para o programa reborn o esquema e o mesmo que foi feito com o range rover dez exemplares foram garimpados pela jaguar classics e simplesmente reconstruidos do zero sendo realizados quaisquer reparos necessarios para que o carro fique no mesmo nivel de quando era novo ou ate melhor sendo uma restauraçao feita in house os especialistas tem acesso aos blueprints e projetos originais da decada de 1960 o que assegura a fidelidade de qualquer componente que precise ser reproduzido o primeiro carro ficou pronto recentemente um jaguar e type fabricado em 1965 e exportado para a california em maio daquele ano seu dono rodou aproximadamente 78 mil milhas cerca de 125 5 mil km com o carro ate 1983 antes de ser guardado e ficar parado por decadas motor cambio e carroceria sao matching numbers isto e sao os mesmos desde que o dia em que o carro saiu da fabrica e tudo foi completamente refeito pelos tecnicos da jaguar classic a pintura carrega o tom de cinza original chamado opalascent gunmetal grey o motor e um seis em linha de 4 2 litros adotado a partir de 1964 e o motor mais cobiçado pois apesar de ter a mesma potencia do 3 8 270 cv o 4 2 tem mais torque 39 1 mkgf contra 33 1 mkgf a vantagem no desempenho era sutil tanto o 3 8 quanto o 4 2 podiam levar o e type ate os 100 km/h em cerca de 6 5 segundos enquanto a velocidade maxima era de 241 km/h para as duas motorizaçoes porem a potencia maxima do 4 2 chegava mais cedo as 5 400 rpm em vez de 5 500 rpm o que somado ao aumento no torque significava respostas mais rapidas do acelerador e menor necessidade de reduzir marchas a transmissao manual de quatro marchas passou pelo mesmo tratamento do motor e foi totalmente remanufaturada a carroceria do e type conservou tantos paineis originais quanto foi possivel e os que tiveram de ser refeitos usaram os moldes originais ate mesmo as soldas que unem os paineis foram feitas de acordo com a epoca do carro o mesmo vale para o interior onde as peças de acabamento originais foram recuperadas e aproveitadas quando possivel enquanto o revestimento dos bancos e portas foi refeito no padrao original para todos os efeitos exceto na documentaçao e um carro novo a jaguar oferece ate mesmo a opçao por alguns upgrades disponiveis na epoca como um sistema de arrefecimento otimizado usando componentes do e type lightweight a rarissima versao com carroceria de aluminio e teto hard top e freios do e type serie ii caso voce queira gastar so o minimo necessario e dispense melhorias o preço de cada carro sera de £ 285 mil ou r$ 1 1 milhao em conversao direta o primeiro dos jaguar e type renascidos sera apresentado durante o techno classica evento de carros antigos que ocorre todos os anos em essen na alemanha e em 2017 sera realizado entre os dias 5 e 9 de abril na ocasiao sera lançado o programa e type reborn e os interessados poderao fazer suas encomendas [youtube id= pymeuep8efy width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.