FlatOut!
Image default
Técnica

É verdade que um intercooler preto é mais eficiente que um intercooler sem pintura?

Há algumas semanas, os australianos com sotaque impossível do canal Mighty Car Mods decidiram colocar à prova uma discussão que se estende por anos pelos fóruns de preparação na internet: intercoolers pintados de preto são mesmo mais eficientes que os intercoolers sem pintura? Como você aprendeu na escola, o ar quente é menos denso que o ar frio pois há menos moléculas por metro quadrado. Quando o turbo comprime o ar, ele também o aquece e o torna menos denso. Quanto mais frio o ar, mais denso ele será, e maior será seu fluxo na admissão — o que aumenta a potência do motor. Aqui entram os intercoolers. Eles são trocadores de calor que têm a função de resfriar o ar pressurizado para que sua densidade seja maior. O ar é pressurizado pela turbina, e em seguida passa pelo intercooler, onde é resfriado antes de ser admitido pelo motor — daí o seu nome "inter-resfriador". Assim surgiu uma teoria um tanto bizarra, mas com algum fundo científico: segundo alguns preparadores,