O BMW Z3 M Coupe é certamente um dos carros mais bacanas que a BMW já vez – resumidamente, um hatchback com a mecânica do M3 E36, ou seja, um seis-em-linha de 3,2 litros e cerca de 320 cv, câmbio manual de cinco marchas e tração traseira. É o tipo de carro que não se faz mais hoje em dia, e seu visual excêntrico, com capô longo e traseira curta, que lhe rendeu o apelido clown shoe (sapato de palhaço), era só a cereja do bolo.
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Mas hoje vamos falar de um dos hot hatches mais sensacionais que a BMW não fez – mas que existiu de fato, pelas mãos da extinta preparadora Hartge: o E36 Compact com motor V8. Sim, isto mesmo que você leu. Parece bom demais para ser verdade, não?
Fundada em 1971 e extinta em 2019, a Hartge ficou conhecida por suas preparações nos modelos da BMW. Boa parte de seus projetos envolvia aumentar o deslocamento do motor, colocar carburadores maiores, trocar os comandos de válvulas, melhorar os freios, recalibrar a suspensão e acrescentar modificações discretas e de bom gosto. Mas às vezes eles iam à loucura e criavam monstrinhos como este E36 Compact.
O BMW E36 Compact era uma mistura do E36 com o E30. O primeiro fornecia boa parte dos componentes, incluindo o front clip, para-brisa, colunas “A” e portas – e até o entre-eixos era o mesmo das outras versões de carroceria, com 2,70 metros. Mas a suspensão traseira, em vez do arranjo multilink do E36, utilizava o sistema de braços arrastados do antecessor E30 – que era mais barato, já estava pronto, e de quebra proporcionava uma dinâmica mais traseira e arisca (aliás, este era o mesmo arranjo do Z3 M Coupe). Em suma, a plataforma perfeita para receber um V8, não?
O V8 em questão era o M62 da BMW, em uma versão de 4,4 litros que foi utilizada no 540i E39 e na primeira geração do SUV X5 – e o motor que deu origem ao motor S62 utilizado no BMW M5 E39. Originalmente ele entregava 285 cv e 44,8 kgfm de torque e, sinceramente, estes números já seriam absurdos em um E36 Compact.
Mas a Hartge queria mais. Para isto, a prepradora aumentou o deslocamento do V8 para 4,7 litros, ampliando o curso dos pistões de 82 mm para 89 mm (o diâmetro dos cilindros permaneceu em 92 mm), além de dar ao motor uma nova ECU e instalar coletores mais livres, feitos sob medida. O resultado: 350 cv a 5.900 rpm e 50 kgfm de torque a 4.250 rpm – em um hatchback de tração traseira.
Como se não bastasse um vê-oitão naturalmente aspirado, a Hartge ainda trocou o câmbio original pela caixa de seis marchas do BMW M3 da época, que era fornecida pela Getrag. Com isto, E36 Compact levava cerca de 5,5 segundos para ir de zero a 100 km/h e seguia acelerando até passar dos 270 km/h.
Para garantir que a dirigibilidade do carro correspondesse à nova potência, a Hartge incluiu amortecedores ajustáveis Bilstein (evidentemente, já que eles estão em nove de cada dez projetos nessa pegada) e os freios do M3.
Por fora, as rodas Hartge de 19 polegadas e os para-lamas alargados são as únicas dicas de que há algo diferente neste carro. Já o interior ganhou bancos Recaro e o painel envolvente do E36 sedã – o Compact tinha originalmente uma peça mais enxuta.
Reza a lenda que a Hartge fez apenas dois exemplares do E36 Compact V8 entre 1997 e 1999, talvez porque o mundo não suportasse tanta fodasticidade – ou talvez porque cada carro custava 146.000 marcos alemães. Para se ter ideia, na época um M3 E36 custava cerca de 90.000 marcos alemães. Dava para comprar um M3 e meio!
Agora, porém, alguém terá a oportunidade de comprá-lo novamente – no dia 11 de junho a agência RM Sotheby’s vai vender um dos exemplares em um leilão online, sem reserva. Atualmente ele só tem 37.500 km marcados no hodômetro, o que é praticamente um crime. Quem tem coragem?