Todo entusiasta é fascinado por versões raras e especiais, o que é perfeitamente compreensível — ter na garagem um automóvel naturalmente mais valioso e cobiçado apetece a qualquer um, isto é fato. E, por razões óbvias, carros como estes não aparecem à venda por aí com tanta frequência. Dito isto, não é difícil entender por que colocamos este Ford Escort XR3 Fórmula 1 Pace Car no “Achados Meio Perdidos” de hoje, é?
Admiradores do Escort certamente sabem o motivo do loooongo nome do carro. A primeira geração do Escort no Brasil (que era a terceira na Europa, e por isto costuma ser chamada de “Mk3”) foi lançada em agosto de 1983. Meses depois, em dezembro, foi apresentada a versão esportiva XR3, equipada com um motor 1.6 com comando no bloco e 83 cv — já como modelo 1984.
Aproveitando que, em março, o Grande Prêmio do Brasil abriria a temporada de 1984 de Fórmula 1, a Ford conseguiu firmar uma parceria com a FOCA (a Associação dos Construtores da F1) para colocar o XR3 como carro madrinha da prova, que seria realizada no Autódromo de Jacarepaguá — afinal, o esportivo havia acabado de ser lançado e qualquer divulgação seria bem-vinda.
Ainda naquele ano, a Ford decidiu aproveitar o evento para lançar uma série especial limitada do XR3, que era vendida como réplica oficial do carro madrinha da prova. O Escort XR3 Fórmula 1 Pace Car teve apenas 30 unidades fabricadas, sendo uma das versões especiais mais raras produzidas no Brasil.
De acordo com o anunciante, menos da metade dos exemplares têm seu paradeiro conhecido, e não é de se duvidar que este seja o único exemplar bem conservado à venda atualmente.
O vendedor faz questão de frisar que este é um autêntico Pace Car, e não uma XR3 comum caracterizado — com plaqueta no monobloco e documentação para comprovar. Todas as diferenças do XR3 Fórmula-1 Pace Car, que eram basicamente estéticas, estão presentes: ele era pintado na cor Branco Diamante, que até então era exclusiva do modelo, e tinha a inscrição “Pace Car Fórmula 1 – Brasil” sobre faixas laterais em dois tons de azul. Na tampa do porta-malas ele ganhava a inscrição “Pace Car” sob o logotipo “Escort XR3” e um adesivo Ford Motorsport no outro lado.
Ele também usava os para-choques da versão L, tinha vidros em tom bronze, além de grade e rodas de 14 polegadas pintadas em Branco Diamante, como a carroceria. O motor, no entanto era o mesmo CHT 1.6 de 83 cv do XR3 comum.
O anunciante diz que o carro foi restaurado pelo dono anterior, conhecido seu, há menos de três meses. No entanto, a restauração foi apenas externa — a carroceria foi repintada; os decalques, recuperados, e itens de acabamento, como faróis, lanternas e emblemas, substituídos por peças novas originais. Por dentro, tudo está como saiu da fábrica e, com exceção de alguns pontos de desgate comuns em carros com esta idade.
Aliás, não se trata de nenhuma garage queen: o carro tem 125.000 km rodados — quilometragem razoável que, em carros mais antigos, pode até ser interpretada como um bom sinal. E, de acordo com o anunciante, mecânica e sistemas elétricos funcionam perfeitamente. O carro é perfeitamente utilizável no dia-a-dia.
O valor pedido é de R$ 35 mil — não muito distante do preço médio que vem sendo cobrado por exemplares “comuns” do Escort XR3 em estado de conservação semelhante. Sendo assim, considerando que este é um dos carros mais raros do Brasil, dá para entender o apelo para um entusiasta ou colecionador.
O carro está em Santo André/SP, no showroom da concessionária Século 20 Antigos. Se você se interessou, pode entrar em contato pelos telefones (11) 3939-0147 e (11) 7816-5862, ou pelo email [email protected].
[ Mercado Livre / Dica do leitor Tiago Yama ]
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.