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El matador de toros: o Golf VR6 HGP turbo de 745 cv que almoça Lamborghini!

O potencial do motor VR6 já é bem conhecido: no Passat CC, por exemplo, o motor de 3,6 litros entrega saudáveis 300 cv sem indução forçada. Mas os caras da preparadora alemã HGP apelam para a ignorância. Este Golf, preparado por eles, entrega nada menos que 745 cv — mais do que o Lamborghini Aventador!

Naturalmente, quando o assunto é preparação extrema, números assim brotam com muita frequência — quantas vezes não vimos carros com motores de quatro cilindros modificados para render 700, 800 cv? Levar toda esta potência para o chão de forma aproveitável é outra história. Só que o Golf da HGP parece conseguir fazer isso muito bem.

No vídeo acima, o carro — um Golf R de sexta geração — disputa em uma reta com um Lamborghini Gallardo Tricolore, edição especial de 550 cv e tração traseira. Estamos falando de um supercarro, feito para acelerar até os 100 km/h em menos de quatro segundos e chegar aos 320 km/h de fábrica. E ele foi deixado para trás por um Golf.

Mas este não é um Golf R qualquer. O modelo original já é um belo monstrinho, com motor 2.0 turbo de 271 cv, tração integral 4Motion e câmbio manual ou DRSG, capaz de chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos. O modelo preparado pela HGP pode ter quase o triplo da potência, graças à troca do motor 2.0 turbo pelo VR6 3.6, que recebe uma série de atualizações para entregar até 745 cv!

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Na verdade, existem duas versões do Golf modificado pela HGP. A primeira rende “só” 530 cv e 71,4 mkgf de torque, graças a um turbocompressor HGP R35, dois intercoolers, módulo de controle do motor recalibrado, bomba de combustível de alta pressão, novos coletores de admissão, e escape de aço inoxidável. O câmbio é o mesmo DSG, com dupla embreagem e seis marchas — se você quer um carro com câmbio manual, que o Golf R original oferece, a má notícia é que a transmissão não suporta a cavalaria.

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Boa parte das modificações da versão de 530 cv também estão no modelo de 745 cv — este, porém, usa dois turbocompressores HGP R38, operando a 1,6 BAR de pressão. A transmissão DSG também é outra — a mesma do Audi RS3, que tem sete marchas e embreagem reforçada com dois discos de platô duplo para suportar o torque do motor turbinado. Completam o pacote freios com discos ventilados de 390 mm na dianteira e 330 mm na traseira e pneus 235/35 R19 nos quatro cantos.

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E se você acha que estes carros são só números e o vídeo da disputa com o Lamborghini — em que aparece a versão de 745 cv — não foi o suficiente, saiba que publicações importantes já testaram e comprovaram que estes Golf andam mesmo. Em um comparativo com um Lamborghini Aventador original e um Nissan GT-R preparado com 800 cv, a revista alemã Autobild constatou que todos os três chegam aos 100 km/h em menos de três segundos e, se o Lamborghini foi o mais rápido, com 2,94 s, o Golf ficou apenas 3 centésimos atrás, com 2,97 s. O GT-R? 2,99 s. A velocidade máxima do Golf é de 345 km/h — o Aventador tem máxima de 350 km/h e o GT-R, 315 km/h!

Você quer um Golf que dispute de igual para igual com um Lamborghini V12 na arrancada? Pois a HGP não revela o preço de seus brinquedos — os interessados devem consultar a preparadora (e saber falar alemão). Ou então comprar logo um Aventador de uma vez — mas não deve ter a mesma graça.

E uma Ferrari F430 não vai  dar conta…

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