FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos

Elekta: o BMW M5 E34 mais raro e chique de todos só podia ser italiano

O BMW M5 E34 é um dos melhores modelos M de todos os tempos – especialmente para quem considera que os modelos atuais são grandes e potentes além da conta. Afinal (pergunta retórica a seguir), quem precisa de um V10 de 500 cv em um sedã? Falando sério agora, a fase clássica da BMW, quando os seis-em-linha naturalmente aspirados dominavam a linha da marca bávara, é lembrada com carinho por muitos entusiastas. E o M5 E34, lançado em 1988, era movido pelo seis-em-linha M88, derivado do motor do BMW M1. Tinha 3,5 litros, cabeçote de 24 válvulas, coletor de admissão de geometria variável, seis corpos de borboleta individuais, injeção Bosch Motronic e taxa de compressão de 10:1. Uma obra-prima da engenharia alemã capaz de entregar 319 cv a 6.900 rpm e 36,7 mkgf de torque a 4.750 rpm. Era o suficiente para que o sedã de 1.750 kg fosse de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e tinha velocidade máxima limitada em 250 km/h. Mais do que isto, o E34 foi o último BMW M5 realmente exclusivo: tal com