a de tomaso surgiu em 1959 fruto do sonho de um argentino de fabricar supercarros como os melhores modelos italianos usando mecanica americana a receita fez sucesso e historia mas agora a fabrica da de tomaso em modena na italia nao passa de um galpao abandonado que parece mais um cemiterio de esportivos e uma visao perturbadora e ousamos dizer bonita ao mesmo tempo mas como as coisas chegaram a este ponto nascido em 1928 alejandro de tomaso era filho de um influente politico antonio de tomaso que foi ministro da agricultura na argentina nos anos 1930 enquanto sua mae vinha de uma tradicional e poderosa familia de agricultores e criadores de gado sendo assim nao faltaram recursos para que ainda jovem iniciasse uma carreira como piloto na argentina — ate que em 1955 sua familia mudou se para a italia fugindo do regime do entao presidente militar juan peron neste caso porem as motivaçoes politicas sao um mero detalhe o que importa e que um jovem alejandro de tomaso cheio de ideias havia acabado de chegar a modena um dos santuarios dos supercarros italianos na europa ele seguiu com a carreira no automobilismo chegando ate mesmo a correr na formula 1 em 1957 e em 1959 e foi em 1959 que ele decidiu fundar sua propria companhia que levava seu sobrenome e cujo emblema nao deixa duvidas de sua origem com o simbolo usado para marcar o gado da familia sobre as cores da bandeira da argentina depois de fabricar alguns prototipos e monopostos de competiçao — incluindo o carro para a equipe de frank williams que se chamava frank williams racing cars anterior a williams grand prix engineering a equipe que conhecemos hoje na temporada de 1970 da formula 1 a de tomaso lançou seu primeiro carro de rua em 1964 o de tomaso vallelunga que tinha uma bela carroceria feita pela carrozzeria fissore e usava uma exotica combinaçao de motor ford e transeixo de fusca com cambio manual de quatro ou cinco marchas [gallery columns= 4 link= file ids= 31373 31372 31347 31342 ] ainda que o motor tivesse apenas 104 cv o vallelunga pesava apenas 726 kg graças a estrutura do tipo espinha dorsal como nos lotus e a carroceria que usava fibra de vidro e aluminio [gallery columns= 4 link= file ids= 31367 31365 31366 31364 ] foram fabricadas apenas 53 unidades do cupe que em 1967 deu lugar a o mangusta como o vallelunga o mangusta tinha um chassi do tipo espinha dorsal mas o motor era um v8 tambem da ford de 302 pol³ cinco litros e 221 cv apesar do belo visual — o design ficou a cargo de giorgetto giugiaro — e dos recursos inovadores para a epoca freios a disco e suspensao independente nas quatro rodas por exemplo o mangusta nao era um carro exatamente solido e com peso distribuido em proporçao e 32/68 frente/traseira tambem nao era muito estavel apenas 401 exemplares foram fabricados ate 1971 [gallery columns= 4 link= file ids= 31366 31365 31364 31367 ] contudo o mangusta foi um carro muito importante pois abriu espaço para o maior classico da de tomaso o pantera lançado em 1970 o carro finalmente acertava na receita projetado pelo americano tom tjaarda parecia ter pegado as melhores partes dos designs italianos e juntado em um carro so com uma postura ameaçadora e stance digno de um lamborghini countach que andou exagerando na testosterona o motor novamente era americano um v8 ford de 351 pol³ 5 8 litros e potencia declarada de 330 cv embora testes posteriores tenham chegado a numeros mais proximos dos 385 cv com cambio zf de cinco marchas o pantera acelerava ate os 100 km/h em apenas 5 5 segundos [youtube id= 6cifarcvgay width= 620 height= 350 ] o pantera foi sem duvida o modelo mais longevo e de maior sucesso da de tomaso com mais de 7 000 exemplares fabricados em modena ate 1991 — 5 500 deles exportados para os eua e vendidos ate 1975 tambem e um dos carros mais queridos de sir jackie stewart que guarda um pantera em sua casa na suiça desde os anos 1970 quando ganhou o modelo de presente da propria fabricante e por fim foi o ultimo a ser um sucesso — depois disso a de tomaso entrou em uma derrocada e nunca mais conseguiu se reerguer a esquerda o guara a direita o bigua em 1993 a de tomaso apresentou o guara uma reinterpretaçao do conceito do vallelunga e do mangusta com um chassi do tipo espinha dorsal e motor central traseiro um v8 bmw para a europa e um v8 ford para os eua e apenas algo entre dez e 12 unidades fabricadas em 2000 foi a vez do bigua com um v8 ford de 4 6 litros e 324 cv na frente e traçao traseira foram fabricadas 284 unidades entre 2000 e 2002 no ano seguinte alejandro de tomaso morreu — e com ele boa parte da sua fabricante de automoveis a de tomaso ja passava por problemas financeiros havia alguns anos e a morte de seu fundador foi o que faltava para que uma crise se iniciasse em 2004 a marca entrou em liquidaçao passando de dono em dono ate ser leiloada em junho de 2008 em jogo estavam os direitos sobre os nomes de tomaso pantera e guara alem da antiga fabrica em modena tudo foi arrematado pelo empresario italiano gian mario rossignolo que anunciou em 2011 que reergueria a companhia — e seu primeiro modelo novo seria um suv/crossover chamado deauville a parte boa especialmente para os puristas foi que isto nao aconteceu a parte ruim foi que rossignolo e seus filhos foram presos por fraude em 2013 depois de desviar € 13 milhoes cerca de r$ 43 milhoes que haviam sido viabilizados pelo governo italiano para ajudar a reerguer a companhia depois disso a de tomaso foi comprada novamente por outra fabricante italiana a ats — que ainda nao se decidiu o que fazer com o que restou da fabricante que um dia fez um dos supercarros mais carismaticos do mundo um galpao abandonado carrocerias inacabadas e maltratadas pelo tempo e muitos componentes e documentos de epoca — e acima de tudo um legado que nao merece ser esquecido e sim preservado alguem se habilita [gallery columns= 4 link= file ids= 31357 31356 31355 31344 31351 31349 31348 31375 ] [ fotos de tomaso la reppublica ]
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