ola galera do flatout ja faz um bom tempo desde o meu ultimo post mas finalmente o assunto da vez nao sera perfumaria mas sim motor so para relembra los a proposta do meu projeto e criar o que poderia ter sido uma versao de fabrica mais apimentada do c4 de cinco portas seguindo o estilo oem+ e dai veio o nome do projeto c4 hatch vts sigla de vitesse que e velocidade em frances sans recettes desde os primordios do forum c4clube com em 2008 quando eu ainda nem possuia cnh e muito menos o c4 a preparaçao do motor 2 0 ew10a foi um assunto polemico e pouco explorado na pratica ao longo dos anos sempre houve mais ansiedade no forum acerca do turbo que tambem demorou muito ate ser feito por alguem que compartilhasse as informaçoes atualmente ja pode se tomar como um bom exemplo o mateus do pc #119 durante esse tempo a preparaçao aspirada do ew10a se resumiu basicamente em coisas como colocar filtro de ar conico com tomada de ar frio redimensionamento apenas da tubulaçao do escapamento mantendo o coletor original e remap da injeçao aumentando o corte de giro sem querer menosprezar as realizaçoes de diversos membros do c4c mas para mim os resultados alcançados ou eram muito poucos ou em alguns casos apresentavam numeros suspeitos como a minha intençao sempre foi deixar o carro com o aspecto de original nunca cogitei muito em turbinar e confesso que tambem pesou bastante o fato de eu ser marinheiro de primeira viagem afinal nunca tive carro preparado ou qualquer contato real com preparaçao antes do c4 e trincar um bloco ou quebrar um cambio seria um pesadelo mas sabendo que existe uma versao de fabrica com aproximadamente 180 cv o c4 vts de verdade cujo motor e da mesma familia do meu ew me intrigava se os componentes seriam intercambiaveis a medida em que fui pesquisando descobri que haviam relatos de pessoas no exterior que utilizaram peças do tal motor do c4 vts que equipa tambem os 206 rc ou 206 gti180 o nome muda conforme o pais em que foi comercializado o ew10j4s em motores ew10j4 sem o s no final que e o 2 0 de 138 cv que aqui no brasil equipou por exemplo os citroen xsara picasso 2 0 e la fora os 206 s16 ou gti contudo em meados de 2012 nem o pai dos burros vulgo google sabia da existencia de nenhum ew10a preparado no exterior pois la fora a maioria dos psa com esse motor foram equipados com cambios automaticos o que inibiu de certa forma o publico mexedo alem de que no velho mundo ha a possibilidade de se começar com o ew10j4s mais forte ou ate mesmo o ew10j4 mais abundante e barato assim ficou evidente que tentar utilizar peças do motor de c4 vts no meu c4 hatch exclusive seria um baita tiro no escuro le pontape em dezembro de 2012 no embalo das pesquisas sobre utilizar as peças do vts em meu carro deparei com um anuncio nos classificados do c4clube que chamou a minha atençao um membro do clube peugeot havia importado um corpo de borboleta original de ew10j4s para utilizar em seu 206 com swap 2 0 mas resolveu turbinar e devido a injeçao aftermarket mudou para acelerador a cabo colocando a tbi do vts a venda alias quem conhece a historia desse 206 swap sabe que daria um project car excepcional aqui no flatout entao eu analisei e comparei inumeras vezes os esquemas e desenhos tecnicos no portal citroen service chegando a conclusao de que a hora e agora comprei a tbi e me preparei para começar a caçar as outras peças com a convicçao de que tudo daria certo facilmente daquela epoca ate agora consegui juntar praticamente tudo o que eu queria coletor de admissao em aluminio coletor de escapamento 4x1 e volante do motor originais do ew10j4s cabeçote extra do ew10a para ser retrabalhado um par de comandos catcams pinças de freio brembo com quatro pistoes do peugeot 406 coupe v6 meio overkill mas sao lindas alem das diversas modificaçoes detalhadas nos meus posts anteriores como o cambio manual de seis marchas do peugeot 306 gti 6 bancos eletricos de c5 painel de couro etc no apice da caça as peças ainda sem montar quase nada alguns amigos me sacaneavam falando que tenho um carro da prateleira e que ele e mais potente e equipado do que o meu carro em si hehehe com a ansiedade a mil em março de 2013 resolvi tentar a montagem da segunda peça da coleçao o coletor de admissao do j4s mas eu e o mecanico levamos um balde de agua fria logo de cara com o surgimento de dois problemas o primeiro foi literalmente cortado pela raiz esse coletor traz um tanquinho de arrefecimento parafusado embaixo de seu corpo que atraves do flange e alimentado por duas saidas no cabeçote como o cabeçote do ew10a nao possui as duas as saidas desparafusei o tanquinho e fui obrigado a serrar a conexao do flange pois ela colidia com uma mangueira rigida do trocador de calor do oleo ja o segundo problema porem so ficou evidente apos poder encaixar o coletor corretamente no cabeçote sendo meio frustrante o bocal dos bicos possui formato diferente entre o ew10a e o ew10j4s ficando parcialmente obstruido como pode se ver nas fotos abaixo dessa forma a montagem de todo o novo sistema de admissao foi postergada e ate hoje essas peças continuam na tal prateleira esperando para serem usadas apenas com a montagem do novo cabeçote preparado junto com os comandos catcams mas veremos isso mais adiante vroooom vroom vroom logo que comecei a conhecer melhor o ew10a uma das coisas que me chamou mais a atençao foi o coletor de escapamento a peça original constitui em uma subita junçao entre dutos curtos provenientes dos cilindros 1 com 2 e 3 com 4 desembocando diretamente em um bojo que atua como um pre catalisador logo na saida do cabeçote esse bojo por sua vez possui a saida virada para baixo devido ao espaço apertado conectando se a um cano em formato similar ao de um sifao de pia que desemboca no flexivel retornando a tubulaçao a posiçao horizontal do restante do escapamento em contraste o coletor do j4s dispensa o pre catalisador e o sifao resumindo se a um 4x1 curto mas harmonico isto e todos os tubos possuem o mesmo comprimento e com exceçao ao seu posicionamento no carro atras do motor foi muito facil de adaptar bastando realizar um furo a mais no flange para ser parafusado ao cabeçote dessa maneira em julho de 2013 eu desbanquei o mito de que o coletor 4x1 do c4 vts nao serviria no ew10a e depois disso diversos colegas do c4c passaram a seguir o mesmo caminho aproveitando o assunto do escape pularemos diretamente ate dezembro de 2014 quando eu finalmente refiz o escapamento por completo boa parte dos relatos c4clube indicam a substituiçao da tubulaçao original de 2 polegadas por uma de 2 5 polegadas mas raramente fundamentam o porque apos pesquisar muito e ouvir diversas opinioes resolvi refazer meu escapamento em 2 25 uma medida infeliz para se conseguir tubos o que acabou me privando do escapamento em inox; mas em contrapartida dentro do meu limitado conhecimento sobre o assunto penso que foi uma escolha melhor pois por nao deixar os gases do escapamento tao soltos como ocorreria em uma tubulaçao de diametro maior o novo setup acabou favorecendo mais o baixa e media rotaçao em contraste com o coletor 4x1 que naturalmente ja favorece as faixas mais elevadas de rpm para se ter ideia no cenario europeu dos 206 rc os kits de escapamento mais utilizados sao os de 60 mm o que da aproximadamente 2 36 polegadas e isso porque o escape original dos rc ew10j4s ja possui diametro um pouco maior do que o dos ew10a para compor o escapamento utilizei tres peças todas da magnaflow ninguem mandou assistir a horas e mais horas de chip foose no discovery channel sendo um polemico catalisador de alto fluxo na mesma posiçao do bojo original logo apos o flexivel seguido por um ressonador foi na verdade a ultima peça a ser colocada agora em maio pois o barulho estava muito alto terminando em um abafador final rente a ponteira chamo o pequeno catalisador de alto fluxo de polemico pois foi alvo de criticas de varios amigos e conhecidos sendo o principal argumento que eu estaria perdendo alguns cavalos e matando o proprio motor bem eu prefiro prejudicar alguns cavalos do motor do meu carro do que prejudicar o ar no qual eu mesmo respiro afinal o carro nao e voltado para track days nem competiçoes combinado ao filtro de ar conico montado rente a tbi vulgo pegador de bafo quente do motor necessita de uma tomada de ar frio urgentemente o ronco do carro ficou bem encorpado com o novo escapamento com o escapamento pronto foi a vez de trocar o volante do motor na familia ew com exceçao dos ew10j4s todos os outros motores usam um mesmo volante incluindo os ew12 versao 2 2 litros que infelizmente nao existe em nossas terras de acordo com minhas pesquisas baseadas em foruns franceses de 206 s16 e rc o volante do motor j4s seria aproximadamente 600 g mais leve do que o original do meu carro mas novamente na pratica a coisa foi outra 6 600 g o volante original contra 6 450 g o volante j4s uma diferença minima praticamente como se tivesse removido um iphone de dentro do volante mesmo assim pedi ao mecanico para colocar o volante novo e ao dirigir minha impressao e que o aumento de giro passou a ser um pouquinho mais ligeiro sim sendo sincero mesmo a peça apresentando uma diferença quase insignificante frente a original achei que o conjunto todo volante + cambio curto de 6 marchas ficou muito bom e claro que se fosse um volante aliviado ou forjado de uns 5 kg seria bem mais interessante mas por enquanto isso esta fora de cogitaçao animado com o conjunto atual do carro resolvi que era hora do primeiro remapeamento e levei o carro ao reprogramador mais conceituado aqui da regiao o wendel do candotti powerchips optei por fazer o remap na propria central do carro devido ao custo mais adequado ao projeto e para preservar a originalidade do veiculo ja que nao estou disposto a perder as funçoes que dependem da ie original como o esp farois direcionais na verdade eles dependem e do calculador do esp e o piloto automatico vulgo controle de cruzeiro ou rvv na linguagem psa que alias necessita ser reajustado para o cambio de seis marchas de acordo com o dinamometro a potencia do carro passou dos aproximados 117 cv originais na roda para 134 cv o que pode ser estimado em 160 cv no motor tambem houve uma melhora na curva de torque apresentando um pequeno aumento em seu valor maximo e ficando mais linear entre 3750 e 4500 rpm infelizmente nao tenho aqui os graficos antes da reprogramaçao e de mediçoes na roda em si somente o grafico estimado no motor que segue abaixo independentemente dos numeros apresentados pelo dinamometro serem precisos ou nao e embora eu nao tenha realizado mediçoes de tempo para constatar como ficou a performance do carro na pratica nos curtos trajetos semiurbanos do dia a dia que tenho realizado desde a reprogramaçao feita agora na primeira quinzena de maio senti uma diferença evidente ao conduzi lo e estou bem satisfeito com o resultado a diminuiçao do atraso de resposta do acelerador tambem contribui bastante com o novo feeling do carro ce n’est pas fini dutos otimizados sedes retrabalhadas port match com o novo coletor valvetrain reforçada e valvulas maiores de agora em diante a peça chave e o cabeçote e tudo depende de ele ficar pronto para reduzir os gastos montarei o novo sistema de admissao os comandos catcams e detalhes como velas mais frias e bicos de maior vazao caso necessarios apenas quando for realizar a sua montagem mas os detalhes disso tudo sao assuntos para o proximo post au revoir por luiz filipe vasconcelos project cars #120
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