houve uma epoca em que os nomes dos carros da mercedes e bmw explicavam tudo o que voce precisava saber sobre eles bmw 323 facil e um serie 3 com motor 2 3 mercedes c180 moleza um classe c com motor 1 8 m3 esportivo da serie 3 c36 amg classe c com motor 3 6 feito pela amg simples pratico e racional como uma boa criaçao alema infelizmente com a evoluçao dos motores e a chegada do downsizing a partir do inicio da decada passada o negocio começou a desandar e tudo começou a ficar um pouco confuso para ajudar a organizar as coisas vamos relembrar a metodologia da nomenclatura das duas marcas que consagraram esse sistema alfanumerico e mostrar como ele evoluiu ate chegar onde esta — e tambem explicar como tudo funciona hoje preparado para a salada de letras e numeros entao vamos para a segunda parte os nomes da mercedes benz o inicio como voce deve saber antes de 1926 os mercedes e os benz eram carros diferentes feitos por empresas diferentes e concorriam entre si nas ruas e nas pistas contamos a historia aqui na epoca a daimler batizava seus carros de acordo com a potencia dos motores o mercedes 40ps por exemplo era um mercedes de 40 cv — ps e a abreviatura de pferdestarke que e o jeito alemao de falar cavalo vapor a 100 quilometros da daimler karl benz batizava seus carros com seu sobrenome seguido por uma combinaçao de tres numeros o primeiro era a potencia tributaria calculada pelo governo alemao com base no numero e volume dos cilindros dos motores dos carros na epoca os outros dois eram a potencia real do motor do carro assim o benz 27/70ps estava enquadrado na faixa de tributaçao de 27 cv e seu motor produzia 70 cv este sistema tambem passou a ser utilizado pela daimler a partir dos anos 1920 quando as duas empresas se fundiram em 1926 em vez de adotar um dos dois sistemas de nomenclatura eles desenvolveram um novo sistema baseado na cilindrada em vez da potencia a cilindrada seria arredondada e identificada em centilitros — ou o volume em litro multiplicado por 100 para chegar as tres casas essa foi a base da nomenclatura mercedes ate 1997 com apenas alguns desvios ao longo destas seis decadas nome = cilindrada os primeiro mercedes benz a usar a nova nomenclatura foram o typ 400 e o typ 630 produzidos entre 1924 e 1929 originalmente feitos pela daimler eles vieram ao mundo como mercedes 15/70/100 e mercedes 24/100/140 quando a daimler juntou se a benz eles foram rebatizados como typ 400 abaixo e typ 630 em referencia aos motores de quatro litros e de 6 3 litros guarde este numero ok depois em 1927 vieram os typ 200 e typ 300 com motores de dois e tres litros respectivamente ate o final dos anos 1960 as series nao eram diferenciadas especialmente por seu design mas sim por sua motorizaçao e porte nao havia um mercedes compacto com motor seis cilindros nem motores de quatro cilindros com a mesma cilindrada de motores de seis cilindros nem motores de seis cilindros com cilindrada dos motores de oito cilindros mercedes ponton apesar da semelhança sao dois modelos diferentes o de cima e o w121 modelo 190 um ancestral da classe e o de baixo e o 220s w180 equivalente ao atual classe s a nomenclatura funcionava quanto menor o numero mais simples o carro quanto maior mais luxuoso o modelo favorito do fuhrer por exemplo era o mercedes benz 770 ja o modelo popular era o 170 letras em cena ainda nos primeiros anos da nova daimler benz a fabricante passou a adotar letras nos nomes de seus carros embora de forma um pouco diferente daquela que usaria a partir da decada seguinte em 1928 foi lançado o mercedes benz ssk batizado com a sigla de super sport kurz ou super esportivo curto mercedes benz 710 ssk count trossi esportivo curto e com motor 7 1 outros modelos da mesma epoca usaram as letras s e k com significados diferentes o s tambem passou a designar sonder especial para modelos de alto luxo o k tambem designava os modelos com motor sobrealimentado kompressor outras duas letras foram adicionadas a nomenclatura a letra d para designar os modelos a diesel; e o l usado tanto nos os modelos esportivos leves leicht quando nos modelos de chassi longo lange que nao chegavam a ser uma limousine alias falando nelas outro nome que tambem surgiu nesta epoca foi pullman que designa as limousines da marca com as letras designando as particularidades de cada carro elas passaram a ser integradas aos nomes como forma de diferenciaçao um mercedes 300 era um seda mas um mercedes 300sl era um esportivo leve com o motor 3 0 se fosse o 190sl era um esportivo leve com motor 1 9 se o 190 fosse acompanhado por um d significa que ele usa motor diesel 300sl e 190sl esportivos leves o primeiro 3 0 e o segundo 1 9 esse sistema alfanumerico com numeros seguidos de letras foi o padrao da mercedes benz ate 1993 os significados das letras neste periodo sao os seguintes s sport ou sonder usado para modelos esportivos ou especiais k kompressor eram usados para designar modelos sobrealimentados por compressor a exceçao e o ssk no qual o k significa kurz ou curto em alemao l leicht ou lange usado em esportivos significa leve leicht em sedas designa os carros com chassi longo lange r rennen usado em modelos de corrida rennen e a palavra alema para corridas d diesel c coupe e einspritzung usado nos modelos com injeçao eletronica einspritzung em alemao t touring designa as peruas te touring einspritzung designa as peruas com injeçao eletronica se sonder einspritzung modelo de luxo com injeçao eletronica sel sonder einspritzung lange modelo de luxo injetado e longo sl sport leicht esportivo leve sec sonder einspritzung coupe usado nos cupes injetados de luxo slc sport leicht coupe usado nos cupes dos modelos sl posteriores ao 300sl cabriolet designa os conversiveis derivados de sedas pulmann designa as limousines o nome vem de uma antiga fabricante de vagoes leito para trens e tambem de bondes eletricos de rua em quase sessenta anos de estrada estas siglas acabaram fortemente vinculadas aos modelos que as ostentavam e acabaram influenciando o sistema de classes adotado nos anos 1990 mas antes disso e preciso entender por que o sistema de classes foi adotado isso tem a ver com os desvios no caminho o sistema era racional mas ao longo dos anos houve situaçoes em que a mercedes achou melhor distorcer seu proprio sistema um destes casos foi o 600 seu modelo topo de linha entre 1964 e 1981 apesar do nome seu motor era um v8 de 6 3 litros a mercedes manteve o nome 600 em referencia ao seu primeiro seda de luxo dos anos 1920 quatro anos mais tarde a mercedes decidiu instalar o motor 6 3 no 300sel porem o nome 630sel faria ele parecer maior e mais luxuoso que o 600 pullman assim o 300sel foi batizado 300sel 6 3 o mesmo aconteceu com o 230 dos anos 1970 que teve uma versao 2 3 de quatro cilindros e outra de seis cilindros sem letras no nome a forma de diferencia los foi acrescentando um ponto e um numero seis no modelo com mais cilindros que ficou conhecido brevemente como 230 6 tambem nos anos 1970 o 450sel sucessor do 300sel recebeu o v8 do 600 pullman porem com cilindrada ampliada para 6 9 litros novamente para nao lançar um modelo inferior com o nome 690sel a mercedes o batizou de 450sel 6 9 para complicar ainda mais em 1981 a mercedes lançou um modelo compacto para rivalizar com a serie 3 da bmw como os modelos medios 200 e 230 ja usavam os menores motores de quatro cilindros da epoca 2 0 e 2 3 a marca trouxe de volta o nome da serie 190 dos anos 1950 e assim nasceu o 190e — que ironicamente nunca usou um motor 1 9 para diferenciar seus motores o 190e usava sua cilindrada em litros assim o 190e com motor de 1 8 litro era o 190e 1 8 o 190e com motor de 2 3 litros era o 190e 2 3 e assim por diante o mesmo aconteceu com o modelo medio da marca lançado em 1984 seu nome seguiu o conceito de series do irmao menor e trouxe de volta o nome 300 dos anos 1950 e 1960 o esquema de nomenclatura era o mesmo do 190e o nome da serie acompanhado da motorizaçao como a serie 300e tinha conversiveis peruas e cupes estas versoes eram identificadas pelas tradicionais letras 300te para a perua 300ce para o cupe e 300e cabrio para o conversivel nos modelos v8 os nomes eram 400e e 500e e eles usavam motores 4 2 e 5 0 paralelamente os modelos topo de linha e os esportivos continuavam com a nomenclatura antiga usando a cilindrada seguida das letras de identificaçao isso continuou assim mesmo apos a chegada da nova geraçao em 1991 mas durou pouco tempo pois em 1993 a mercedes instituiu um novo sistema de classes em 1993 quando a mercedes lançou o sucessor do 190e a marca instituiu o novo sistema de classes o modelo compacto passou a ser a classe c o medio virou a classe e os antigos sonder se tornaram a classe s os roadsters se tornaram a classe sl que perdeu a versao cupe mas ganhou uma versao compacta batizada slk agregando o k de kurz os modelos cupe ganharam classes proprias o cupe grande derivado do classe s era o cl e o cupe medio derivado da classe c era o clk tambem adotando o k de kurz diferentemente dos sistemas anteriores as letras passaram a ser usadas antes do nome para melhor assimilaçao da classe do modelo os numeros finalmente voltaram a designar a cilindrada arredondada em centilitros assim o slk230 e um roadster de 2 3 litros o c200 se tornou o seda compacto com motor 2 0 a antiga preparadora amg foi incorporada e se tornou divisao esportiva passando a batizar os carros com o mesmo sistema porem com a cilindrada em decilitros nesse periodo as classes foram as seguintes classe a hatch compacto de traçao dianteira classe b hatch/mpv de traçao dianteira classe c seda medio compacto classe clc hatchback/cupe medio compacto classe cls cupe de quatro portas classe e seda medio classe g utilitario classe ml suv classe gl suv de luxo classe glk crossover medio classe sl roadster classe slk roadster compacto classe cl cupe de luxo classe clk cupe compacto classe r minivan classe v van em 1998 a mercedes lançou uma nova linha de motores modulares e por algum motivo desencanou de indicar a cilindrada nos nomes a partir dali naquele ano por exemplo o c240 e o e240 adotaram um v6 de 2 6 litros depois veio os primeiros downsizings o c180 kompressor o c200 kompressor e o c230 kompressor passaram a usar o mesmo motor 1 8 com mudanças na taxa de compressao e na pressao de trabalho do compressor para obter potencias diferentes em 2005 o c230 deixou de ser 1 8 sobrealimentado e se tornou 2 5 v6 nessa mesma epoca os modelos c55 e clk55 amg usavam um 5 4 e nao um 5 5 o s600 veio com um v12 de 5 8 litros nos primeiros anos e depois adotou um v12 5 5 biturbo — que foi usado em uma variaçao de seis litros no sl65 amg licença poetica a maior das distorçoes desta epoca foram os modelos 63 amg eles eram identificados como 6 3 v8 porem o motor nao era realmente um 6 3 e sim um 6 2 6 208 cm³ mas a mercedes os batizou como 6 3 em homenagem aos 6 3 do passado lembra deles como se a confusao de motores nao fosse suficiente a mercedes ainda adotou uma serie de sobrenomes para identificar algumas particularidades 4matic modelos com traçao integral bluetec modelos diesel com tratamento de emissoes blueefficiency modelos com recursos de economia de combustivel como injeçao direta sistema start stop e aprimoramentos aerodinamicos cgi charged gasoline injection; usado em modelos com injeçao direta cdi common rail direct injection indica modelos a diesel com common rail hybrid indica modelos hibridos ngt indica modelos movidos a gas natural kompressor indica motores sobrealimentados por compressor de polia turbo indica motores turbocomprimidos amg line indica modelos com tratamento de acabamento e estetico da divisao esportiva ainda as classes mas tudo diferente esse sistema foi mantido ate 2014 quando a mercedes começou a replanejar sua linha de modelos para explorar o maximo possivel de nichos para organizar tudo de forma mais racional e estabelecer uma relaçao entre os modelos o sistema de nomenclaturas agora usa quatro classes como raiz do sistema a b c e e s designando o porte e outras tres classes para designar modelos derivados com linhas proprias g cl e sl a imagem abaixo e auto explicativa tendo no classe g a origem de seus utilitarios esportivos todos eles serao designados pelas letras gl o utilitario da classe a e o gla da classe c e o glc da classe e e o gle e da classe s e o gls se um dia a mercedes decidir derivar um crossover da classe b ele sera o glb da mesma forma o roadster da classe c antes chamado de slk e o slc e um eventual roadster da classe e se tornaria o sle se a mercedes decidisse explorar todas as possibilidades de nomes o quadro ficaria assim os nomes de versoes tambem mudaram bluetec blueefficiency cgi etc foram substituidos por um sistema mais simples e direto como mostra a imagem abaixo os numeros tal como a bmw deixaram de indicar a cilindrada e passaram a identificar faixas de potencia porem sem relaçao direta entre os numeros e a amg e a maybach voce notou que nao ha mençao alguma aos modelos amg nos quadros acima e porque a divisao esportiva virou submarca assim como a maybach ambas agora chamam se mercedes amg e mercedes maybach o que significa que os esportivos nao se chamam mais mercedes benz c63 amg e sim mercedes amg c63 da mesma forma os modelos de luxo nao sao mercedes benz s500l maybach e sim mercedes maybach s500l na amg houve ainda uma segunda mudança agora ha apenas quatro nomes para os esportivos os modelos da classe a que usam motores de quatro cilindros sao identificados pelo numero 45 — uma homenagem aos 45 anos da amg na epoca do lançamento do a45 cla45 e gla45 os modelos v8 usam o numero 63 c63 cls63 sl63 gle63 s63 etc os modelos v12 usam o numero 65 s65 g65 e sl65 o quarto nome identifica os modelos v6 anteriormente chamados amg line c43 e43 slc43 gle43 os modelos 63 45 e 65 sao 100% fabricados pela amg e usam transmissao speedshift exclusiva da submarca os modelos 43 recebem apenas um tratamento estetico acerto dinamico amg e transmissao 7 ou 9 g tronic compartilhada com os mercedes comportados os modelos amg 63 ainda sao oferecidos em duas versoes uma basica e uma s com pouco mais de potencia e alguns itens extras de serie o amg gt e o unico modelo que nao se aplica a estas regras por ser um modelo independente e proprio da mercedes amg espere ai ainda nao acabou voce deve ter notado que as geraçoes dos mercedes sao designadas por codigos como w220 w202 w196 w03 e afins a letra w e apenas uma terminologia geral a mercedes usa um sistema tecnico de codigos para cada tipo de carroceria felizmente este sistema permaneceu inalterado ao longo dos anos e por isso vai ser facil compreende lo e memoriza lo se quiser w wagen designa os sedas hatches e suvs s stationswagen designa as peruas c coupe designa os cupes derivados de sedas hatches ou suvs r roadster designa os roadsters mas nao os conversiveis de quatro lugares a cabriolet designa os conversiveis de quatro lugares derivados de cupes ou sedas x crossover designa classes derivadas de suvs/sedas/hatches v verlangerte designa os sedas alongados vf verlangertes fahrgestell designa as limousines z projetos especiais usado ate hoje somente slr mclaren stirling moss aqui e preciso cuidado para nao confundir as iniciais com as classes por exemplo s205 e o codigo da atual perua da classe c e nao um classe s o v222 nao e um viano e sim um classe s atual com chassi alongado os codigos numericos sao definidos internamente e seguem criterios nao divulgados pela mercedes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.