ah o grupo b de rali e a primeira vez em 2018 que mencionamos uma das categorias mais adoradas do esporte a motor disputada entre 1982 e 1986 com alguns dos carros mais insanos ja vistos no planeta ate que demorou nao [gt40 content search= anos 80 widget= 1 title= anos 80 no gt40 ] temos uma boa coleçao de historias a respeito dos carros do grupo b a classica serie lendas do wrc e um bom começo se quiser conferir e por uma boa razao o fato de terem competido por apenas cinco anos mais o nivel de potencia absurdo de alguns carros fala se em picos de mais de 800 cv em acerto de classificaçao inacreditavel para carros de mais de 30 anos tras e seu visual iconico dao a eles de fato status de lendas mesmo os que nunca conquistaram sequer um titulo [caption id= attachment_173328 align= aligncenter width= 1700 ] o que sobrou do lancia delta s4 de henri toivonen e sergio cresto que morreram no tour de corse de 1986[/caption] em 1986 acidentes fatais envolvendo o lancia delta s4 e o ford rs200 que tiveram espectadores e pilotos como vitimas levaram a fia a cancelar o grupo b alegando que os carros eram potentes e perigosos demais para continuar competindo foi entao que o wrc adotou as regras do grupo a com carros mais proximos dos modelos de produçao e nao tao potentes dizer que o campeonato mundial de rali perdeu a graça por conta disto e um tanto exagerado afinal foi ai que começou a era do lancia delta do escort rs cosworth e da briga entre subaru impreza wrx e mitsubishi lancer evolution mas o que aconteceu com os carros do grupo b depois que a categoria acabou a resposta nao poderia ser melhor eles viraram carros de rallycross mais que digno dignissimo e com videos para provar https //www youtube com/watch v=463azow_e4e isto e uma transmissao de 1990 de uma prova de rallycross na tv britanica o rallycross classico e isto corridas em circuitos que misturam alternam entre trechos de asfalto e chao batido incluindo variaçoes bruscas de relevo e rampas para saltar nao sao baterias cronometradas sao corridas de fato com dezenas de carros juntos na pista os carros que competem atualmente no rallycross estao entre os mais rapidos em aceleraçao alguns como o atual honda civic que compete no global rallycross da red bull sao capazes de ir de zero a 100 km/h em 1 9 segundo o civic e equipado com um motor 2 0 turbo de 600 cv https //www youtube com/watch v=ziy5pylmlyu mas repare no que aparece no video ford rs200 peugeot 205 t16 e metro 6r4 todos eles verdadeiras lendas do grupo b de rali sim ate o metro 6r4 ele foi o carro que cedeu seu motor v6 ao jaguar xj220 que adicionou dois turbos a receita ha outros carros de rali incluindo o kadett e o escort do grupo a mas quem rouba a cena sao os monstros da era de ouro do wrc neste outro video aparece tambem o audi sport quattro s1 com seu cinco cilindros em linha de 2 1 litros com turbo e mais de 650 cv https //www youtube com/watch v=hqjupvfjxac e voce notou como os carros corriam para valer era uma competiçao de verdade e uma boa forma de manter aqueles monstruosos prototipos na ativa nao e como se competiçao tivesse sido criada especialmente para carros de rali aposentados dos anos 80 o rallycross surgiu na inglaterra em 1967 quando o produtor robert reed do canal britanico abc criou um quadro para o programa world of sport no segmento pilotos de rali convidados disputavam voltas no circuito de lydden localizado entre dover e canterbury o primeiro programa foi exibido no dia 4 de fevereiro de 1967 e depois disso outros dois eventos foram realizados em março e julho daquele ano o primeiro campeonato de verdade ainda exibido na abc começou em 23 de setembro de 1967 e terminou em 6 de abril de 1968 com seis etapas no total o vencedor foi o ford escort twin cam do ingles tony chappell detalhe o escort havia sido apresentado no reino unido no fim de 1967 e começou a ser vendido logo no inicio de 1968 [youtube id= ahdm5zvqepy width= 620 height= 350 ] outros carros que eram modificados para participar das provas de ralicross eram o ford lotus cortina o mini cooper e o porsche 911 com o passar dos anos carros como o opel kadett o volkswagen golf e o peugeot 205 tambem se tornaram comuns [youtube id= zkgyrqc f q width= 620 height= 350 ] o fim do grupo b no fim dos anos 80 foi o que levou os carros do grupo b a competir no rallycross britanico o que e ironico uma vez que se descobre que em acerto de rallycross o ford rs200 continuava entregando cerca de 650 cv para as quatro rodas era o mesmo com outros bolidos como o peugeot 205 t16 que tinha quase 700 cv no motor 1 8 turbo talvez a fia considerasse que o rallycross era mais seguro que os ralis para os espectadores pois a corrida acontece em um circuito fechado e nao ha pessoas na beira da pista https //www youtube com/watch v= u zmmglxg0 pode parecer absurda a ideia de colocar um carro de competiçao tao emblematico para trocar tinta com outros carros em um circuito tao desafiador com piso misto da para ver pedacinhos da carroceria voando em varios momentos e os saltos e derrapagens sao violentos hoje em dia estes carros valem muito dinheiro e sempre ilustram materias de sites automotivos quando aparecem a venda em um leilao [caption id= attachment_135294 align= aligncenter width= 1024 ] este renault 5 turbo que competiu no grupo b em 1982 e 1983 foi arrematado em fevereiro de 2017 por € 257 000 ou cerca de r$ 1 milhao durante um leilao organizado pela rm sotheby s em paris frança[/caption] no entanto sempre foi comum usar carros de corrida ate eles acabarem acontece desde os anos 50 quando uma ferrari 250 gto ficava obsoleta com o lançamento de um novo modelo por exemplo ela nao era colocada em uma garagem e mantida em ordem sem proposio ou os carros eram vendidos a equipes independentes ou iam para o ferro velho https //www youtube com/watch v=khgd0wjgcr0 o mesmo vale para os carros do grupo b muitos deles foram vendidos para equipes particulares que continuaram correndo com eles as vezes as fabricantes ate davam suporte tecnico fornecend mao de obra especializada e componentes mecanicos e com isto puderam participar de competiçoes de rallycross pela europa ate o inicio dos nos 90 e por isso que quando sobrevivem e sao preservados estes carros valem tanto o que nao impede os sortudos proprietarios de monstros do grupo b de levar seus carros para exibiçoes em circuitos de asfalto como esta em mayenne na frança o rallycross legends 2016 https //www youtube com/watch v=a 7lr_ncm1s nao e uma competiçao selvagem com choques entre os carros e trechos de terra e mais uma exibiçao mesmo parecida com as high speed demonstrations que acontecem em goodwood na inglaterra durante o members meeting os carros andam rapido e ate soltam a traseira mas ficam distantes do limite
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.