aqui vamos tentar apaziguar um debate que e uma verdadeira jerusalem no mundo dos petrol heads raramente ha tregua ou acordo a relaçao com os simuladores de corrida se polariza entre idolatria e desprezo este ultimo frequentemente relacionado a dificuldade de alguns usuarios em se adaptar aos simuladores independentemente de suas capacidades como pilotos no mundo real por que isso acontece os argumentos se repetem dos dois lados da trincheira os defensores dizem que ajuda a desenvolver a sensibilidade que e essencial para conhecer autodromos novos desenvolve e estimula o aspecto tecnico que aumenta a capacidade de concentraçao e claro que se nao fosse importante pilotos profissionais nao o usariam de forma obsessiva como o fazem os criticos dizem que falta realismo nos programas que a interface a relaçao do piloto com o controle e a reaçao do carro nao e fiel e claro o famoso e indispensavel nao tem força g nao da referencia e inutil ou ainda algo como se bater no joguinho nao acontece nada vai dar um pancao na pista pra ver este ponto de divergencia e o inicio do nosso papo sobre simuladores e o mundo real neste post vamos falar sobre o que pode estar por tras desta divisao de opinioes e so depois poderemos falar sobre os simuladores em si limitaçao cognitiva e imersao no simulador no fundo ha razao em ambos os lados se um piloto que anda como um profissional na pista e um barbeiro descontrolado no simulador e voce sabe que isso nao e exatamente incomum principalmente com os pilotos mais velhos e obvio que existem limitaçoes que separam claramente o mundo virtual do real a questao e que em essencia estas limitaçoes nao sao tecnicas como veremos ao longo desta serie mas sim cognitivas e interativas afinal o simulador e uma tentativa de recriaçao do mundo que usa interfaces sensorialmente limitadas alem da força g um cambio ou pedal de embreagem de um controle por melhor que seja pouco tem a ver com o real e que depende da capacidade de imersao de seu usuario para ser funcional e muito dificil de se contestar o realismo na reproduçao dinamica e geografica quando vemos videos como este abaixo do aclamado rfactor 2 ainda em fase beta mas se determinada pessoa nao consegue imergir no simulador o link homem maquina no caso virtual se perde neste cenario o piloto virtual por melhor que seja no mundo real se torna incapaz de interagir apropriadamente com o programa que fica inutil nao importando a sua sofisticaçao e neste momento que as criticas e o desprezo emergem [youtube id= fylrql_m8re width= 620 height= 349 ] estas dificuldades de imersao nos simuladores sao mais frequentes com os pilotos que nasceram no começo da decada de 1970 para tras justamente a geraçao que em sua maioria experimentou apenas as fases mais embrionarias dos games do telejogo ao super nintendo bidimensionais e praticamente sem compromisso em reproduzir fisicamente o mundo isso nao acontece com todos mas nao e exatamente raro encontrar registros de pessoas mais velhas que enjoaram ao jogar games em primeira pessoa como o doom ou simuladores de corrida jovens que nao sao gamers e que nao passaram pela adaptaçao sensorial passam por exatamente o mesmo problema especialmente ao experimentar coisas extremas como o mirror s edge assista o video abaixo de tela cheia [youtube id= p ounpqrzii width= 620 height= 349 ] os idosos a medicina e os games de corrida games e simuladores de corrida estimulam uma atividade cerebral bastante intensa e requerem adaptaçao proporcional a sua complexidade para embasar isso e os paragrafos acima podemos recorrer ao neuroracer game para idosos desenvolvido pelos pesquisadores da universidade da california em sao francisco ucsf no qual o jogador pilota em uma estrada sinuosa cheia de placas ele deve apertar o botao somente quando uma determinada placa aparece e deve ignorar todas as outras a dificuldade e crescente tanto no percurso quanto a frequencia das placas [youtube id= jpbft0uyn98 width= 620 height= 465 ] o ponto central de acordo com o phd de neurologia psicologia e psiquiatria adam gazzaley idealizador do neuroracer e a multiplicidade de tarefas simultaneas manter o carro na pista observar e analisar as placas reagir que impedem que o cerebro entre no piloto automatico estimulando o constantemente geralmente quando voce fica bom em algo fica mais facil de fazer a tarefa e atividade cerebral se acomoda declarou ao science daily em setembro de 2013 mas neste jogo quanto melhor voce fica maior a dificuldade completa a dinamica e a pluralidade de tarefas muito distintas diferenciam os jogos de corrida de outros tipos como os de puzzles ou de plataforma nao por razoes qualitativas apenas categoricas agora a parte que nos interessa os dados colhidos pela ucsf com eletroencefalogramas em 174 pessoas com entre 16 e 85 anos de idade mostraram mudanças relevantes no padrao das ondas de baixa frequencia no sistema nervoso especialmente o cortex pre frontal do cerebro envolvido no controle cognitivo dos mais idosos conforme os idosos se tornaram bons no neuroracer suas atividades cerebrais durante a atividade assumiram padroes similares aos de jovens jogadores e a adaptaçao cognitiva ao simulacro combinada ao ganho de reflexos mais do que isso a capacidade de concentraçao e de se manter produtivo tanto no jogo quanto nos posteriores testes de variaveis de atençao tova se prolongaram espantosamente por ate seis meses apos o tratamento com o neuroracer o que pode implicar em consequencias positivas em outras disfunçoes cerebrais aparentemente desconexas como depressao e demencia tambem envolvidos em funçoes cognitivas esta pesquisa e um exemplo poderoso do quao elastico o cerebro idoso pode ser declarou gazzaley nunca e demais contudo assumir estes depoimentos com certa cautela ja que eles sao fonte e beneficiados em potencial ao mesmo tempo leia a reportagem completa neste link veja este outro tambem simuladores infinitamente mais complexos para o cerebro do que o neuroracer por ter vivencia tanto com games quanto com simuladores ja ha alguns anos posso falar com certo conhecimento de causa dentre todos os tipos de jogos e programas que voce pode usar em um console ou computador sem duvida o simulador de corrida e uma das atividades mais exigentes para o cerebro em intensidade para nao dizer stress mental a principio voce pode pensar em atividades basicas como acelerar sem destracionar frear sem travar as rodas decorar o traçado fazer a tangencia usando o maximo da pista procurar sentir o limite de aderencia nas curvas e claro nao errar mas como um ex sim racer entusiasta posso falar que ha muito mas muito mais coisa envolvida e a maioria delas esta no processo de começar a andar no limite e desenvolver o acerto do carro principalmente quando voce tem o know how e um paragrafo cansativo esse a seguir e ele acontece digamos on board voce vai para a pista um traçado que voce ja conhece mas em um carro cru sem ajuste algum freios e pneus estao frios entao voce precisa se lembrar de colher as impressoes dinamicas so quando eles estiverem no range operacional ao longo do aquecimento voce ja vai colhendo impressoes sobre o escalonamento das marchas e relaçao de diferencial principalmente para as curvas mais importantes as velozes ou trechos sinuosos de media e o retao claro nas freadas velozes como esta a distribuiçao de frenagem a traseira esta dançando sao os freios ou a extensao dos amortecedores traseiros a dianteira esta bloqueando facil o carro esta apontando na entrada ao seu gosto precisa de mais caster menos carga nos amortecedores ou barra estabilizadora dianteira sera que nao e o bloqueio de diferencial em coasting que esta fazendo o carro arrastar a dianteira ou e falta de cambagem na frente ou excesso de carga de suspensao na dianteira como a suspensao esta apoiando nas transiçoes transferindo muito peso em diagonal no passo de curva ele mantem a frente pregada ou foi so o placebo induzido pela entrada afiada trazida pelo caster e depois espalha no meio da curva esta usando bem os pneus da frente e de tras ou esta sobrecarregando um dos eixos ao buscar o acelerador o carro espalha sera que nao tem bloqueio demais ou de menos em power como esta a transiçao entre power e coasting no diferencial esta suave ou seca e arisca como a suspensao esta copiando quando voce pega bumps e zebras vale reduzir as cargas de alta velocidade do amortecedor na frente e atras como esta o balanço dinamico em curvas com mais aderencia aerodinamica media e alta e nas com mais aderencia mecanica de baixa como a carga de suspensao esta reagindo com o downforce esta dando batente em algum ponto da pista como estao se comportando os pneus precisa de mais grip em saidas de curvas lentas ou mais estabilidade nas de alta e ai voce começa a mapear a pista tentando desenvolver uma regulagem que privilegie mais os pontos importantes pois e impossivel ter um acerto que cubra tudo e uma eterna checklist um zilhao de perguntas feitas e respondidas por voce as vezes simultaneamente enquanto tenta andar no limite sem se arrebentar em um monte de pixels dependendo de sua experiencia a resposta envolve mais de um fator voce vai acumulando as perguntas sintomas e respostas volta para os boxes e faz as alteraçoes volta para a pista e novamente seu cerebro começa o mesmo questionario desta vez mais orientado as mudanças que voce fez muitas delas vao trazer efeitos derivados adversos ligados a outros elementos do setup parece doentio mas acredite e saudavel pracaramba voce esta ao mesmo tempo se concentrando na pilotagem e processando dezenas de raciocinios complexos por minuto tudo isso ja e algo intenso mentalmente mas quando voce e um cara como eu acostumado a carros de turismo e resolve se engraçar com formulas o resultado e literalmente um superaquecimento cerebral ha uns quatro anos me engracei por alguns meses com o simulador rfactor e alguns carros de formula 1 turbinados da decada de 1980 nas primeiras vezes cheguei a sentir dores de cabeça porque estava acostumado a raciocinar em determinado ritmo e do nada a frequencia foi quase dobrada [youtube id= 6ha1aokjst8 width= 620 height= 349 ] gravei este video em maio de 2010 nem eu nem o carro nao estavam 100% no ponto depois disso aumentei um pouco o bloqueio de diferencial para reduzir as destracionadas da roda traseira interna nas saidas de curva por isso o video com tantas tomadas externas me acostumei melhor a agressividade do turbo lag e limpei um pouco mais a tocada mas mesmo depois que estava bem acostumado sentia um pouco de sobrecarga com o tempo voce vai se habituando o stress diminui e a coisa flui mais naturalmente nessa epoca eu estava conseguindo andar bem de kart e nao fazia feio em autodromo tambem no kart ao menos eu era bem melhor do que hoje estou em pessima forma eu nao tenho duvidas de que o rfactor ou qualquer outro simulador avançado ajuda bastante no mundo real e traz sim mais conhecimento e sensibilidade fina falaremos mais sobre ele e outros simuladores adiante o que ele nao faz e cobrir todas as variaveis do mundo real alias longe disso a chave para a adaptaçao cognitiva muita insistencia a resposta ja foi dada no inicio do post mas vale sublinhar nada do que falei acima faz sentido se o piloto nao consegue imergir no simulador por falta de adaptaçao cognitiva e so as horas de voo vao trazer isso esta e a coisa mais importante e que separa os pilotos do mundo real que curtem e que desprezam os simuladores o procedimento de encontrar o acerto do carro todas as impressoes dinamicas que voce colhe tudo e bastante similar ao mundo real so que para a magica acontecer seu cerebro precisa estar adaptado tanto a interface os controles quanto ja ter feito as conexoes cognitivas que permitam que voce sinta o carro na pista e uma questao de treino de habito de costume e para quem nunca teve contato pode ser uma questao de muitas horas de pratica de preferencia sem um amigo tirando sarro ao lado jogar em grupo e sempre engraçado mas no clima zoeira never ends dificilmente voce entra na matrix [youtube id= f vcfnj_9kw width= 620 height= 349 ] na verdade este periodo de adaptaçao e necessario mesmo para quem ja esta acostumado aos simuladores ao mudar de plataforma por exemplo do asseto corsa para o rfactor ou para o project c a r s mesmo um piloto virtual habituado com a imersao nao consegue render bem logo de cara ha uma serie de razoes para isso pov ponto de vista o que inclui da posiçao da camera a distorçao grande angular usada pelo sistema o que aumenta ou reduz a percepçao de velocidade programaçao do force feedback do volante e claro as diferenças que existem entre os engines o universo de parametros fisicos usado pelos simuladores para recriar a realidade especialmente no que se refere a fisica dos pneus independentemente de um simulador ser mais ou menos preciso que outro melhor ou pior esta necessidade de adaptaçao e o maior estimulo para a criaçao de fanboys de um ou de outro simulador poucos sao os que querem sair da zona de conforto e no final das contas tudo isso vale a pena tirando os profissionais cujas horas de voo nos simuladores chegam a fazer parte do programa de desenvolvimento do proprio carro para todo o resto e uma questao pessoal o preconceito existe geralmente pautado por uma infantilizaçao dos simuladores mas como um entusiasta amador que ja andou aqui e ali em alguns simuladores e pode experimentar alguns carros bacanas em autodromos digo que faz diferença sim principalmente quando da aquela estiagem de grana ou de tempo e voce fica alguns meses sem andar no mundo real ha ganhos em sensibilidade percepçao espacial e velocidade de raciocinio voce nao vai ficar a prova de erros como eu mesmo cometi no video abaixo mas certamente vai percebe los com maior antecipaçao [youtube id= ryw7pqr1swi width= 620 height= 349 ] nos proximos posts desta serie falaremos um pouco sobre a importancia da interface os controles e a ergonomia de uso para conseguir andar bem sobre a complexidade dos engines e sobre dois equivocos terriveis subestimar e superestimar os simuladores eles sao apenas uma ferramenta para ajuda lo em algo que e muito mais complexo e infinitamente mais divertido pilotar no mundo real
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