em um primeiro momento achamos que fosse um quadro de humor a la monty python ou talvez um 1º de abril fora de hora mas depois de um minuto e vinte segundos a conclusao chocante o video bizarro de onde surgiu essa ideia da associaçao automobilistica americana aaa e serio real e provavelmente e uma das coisas mais irresponsaveis que um orgao deste tipo a federaçao de clubes automotores dos eua ja produziu publicado em tres de abril de 2012 a produçao nao e nova mas continua a reverberar e a alienar muita gente nela william van tassel gerente de treinamentos de direçao do aaa busca argumentos para explicar que a postura ideal de direçao que nas palavras dele costumava ser a 10 para as 2 no infografico abaixo ilustrado na cor laranja passou a ser a 4 e 40 vermelho ou alternativamente a 15 para as 3 verde de acordo com ele esta mudança de recomendaçao ocorreu devido a evoluçao dos sistemas de direçao e a presença dos air bags o primeiro absurdo e van tassel tratar a 15 para as 3 tambem chamada de 9 e 15 que sempre foi e nunca deixou de ser a postura ideal como novidade outra coisa estranha e van tassel sugerir que a posiçao tecnicamente ideal ja tenha sido a 10 para as 2 mostrada aos 10 segundos do video mas nada disso se compara a grave sugestao do gerente de treinamentos para se usar a 4 e 40 ha uma serie de razoes para a recomendaçao da aaa nao so ser imprecisa mas bastante perigosa tanto para o controle do veiculo segurança ativa quanto para a saude do motorista no caso de um acidente segurança passiva por isso embora estejamos falando de um video velho nos sentimos na obrigaçao moral de expor e combater este equivoco que o aaa cometeu mas antes prepare se para possiveis convulsoes [youtube id= og_zhqbwc2m width= 620 height= 349 ] e se voce acha que eles sao os unicos veja como uma falacia pode criar eco [youtube id= oaufoly5iak width= 620 height= 349 ] explicaçao historica controversa argumentos equivocados van tassel diz que a posiçao 10 para as 2 costumava ser apropriada antigamente porque os carros nao tinham direçao hidraulica e que portanto era mais facil esterçar o veiculo puxando o volante para baixo com as maos no alto so que william confunde habitos populares e senso comum com instruçao chamando de apropriado um vicio que tende a resultar naquilo que e conhecido popularmente no brasil como posiçao de ordenhador de vaca nunca foi apropriado esterçar puxando para baixo o volante com as duas maos [youtube id= og_zhqbwc2m width= 620 height= 349 ] nesta posiçao 10 para as 2 exibido entre os 10 s e os 25 s acima o limite de esterçamento do volante fica na casa dos 90 graus sobrecarregando os ombros com pouco giro da direçao e exigindo que o motorista ou cruze os braços algo pouco recomendado para direçao nas ruas ou faça o rodizio de maos de forma precoce mais do que isso note como o retorno do volante como apos dobrar a esquina fica confuso estabanado e resulta numa posiçao equivocada das maos o video ai de cima corta malandramente o momento que ocorre entre os 24 e 25 segundos mas fiz questao de separa lo nas imagens abaixo note como ate o motorista se perde começando a curva segurando o volante pela parte de cima e terminando a curva segurando o por baixo e com as maos juntas amplie a imagem imagine um desvio de emergencia sendo feito com esta postura caotica a posiçao que sempre permitiu o maximo de agilidade precisao e torque com o minimo de deslocamento do corpo e que induz a menos movimentos involuntarios na direçao sempre foi a 15 para as 3 maos separadas por 180 graus na horizontal pois a contraposiçao simetrica das maos combina as açoes de se puxar com uma mao e empurrar com a outra no ato do esterçamento alem de se alavancar melhor as articulaçoes e sobrecarregar menos os ombros usa se melhor o corpo [youtube id= k9 bz0nbrii width= 620 height= 465 ] veja tudo isso sendo feito por ninguem menos que juan manuel fangio em um lancia ferrari d50 com direçao grande caixa de direçao dura sem assistencia e bastante desmultiplicada e por isso que ele reposiciona as maos antes da curva mas sempre preservando a logica dos 15 para as 3 com 180 graus ou seis horas de separaçao entre elas ou seja mesmo na decada de 1950 a posiçao ideal ja era esta [youtube id= gczqafjvbz0 width= 620 height= 349 ] este video da mercedes benz amg mostra o procedimento para se encontrar a posiçao adequada de pilotagem e isso inclui evidentemente a posiçao correta das maos aos 1 42 tommy kendall instrutor de pilotagem da amg frisa outro problema do vicio popular das 10 para as 2 com esta posiçao seu controle da direçao fica como um pendulo o que e pessimo para o controle do veiculo especialmente em situaçoes de emergencia a sugestao 4 e 40 da aaa consegue ser ainda pior alem de irresponsavel pelo lado da segurança e impraticavel todos os comandos presentes no volante e na coluna preveem que suas maos estejam na posiçao 15 para as 3 borboletas para trocas de marchas alavancas de pisca farois e de limpadores botoes multifuncionais presentes nos raios etc e por esta razao que o aro do volante de quase todos os carros possui uma cavidade para o encaixe do seu polegar outro argumento bizarro nesta posiçao sugerida pela aaa e dizer que pessoas afirmaram que esta posiçao causa menos fadiga isso e um falso positivo porque com as maos nesta posiçao os cotovelos ficam apoiados na barriga ou nos apoiadores de braço da porta e do console central mas voce nao esta na sala de casa assistindo tv voce precisa controlar o veiculo se a tal associaçao continuar seguindo por esta logica absurda vai acabar recomendando que os motoristas usem o encosto do banco em angulo obtuso como uma cadeira de praia afinal desta forma ha menos fadiga no coccix faça este exercicio segure um volante imaginario em suas maos na mesma posiçao demonstrativa da imagem do aaa agora esterce o maximo que puder para a esquerda a nao ser que voce seja o dhalsim nao conseguira esterçar mais do que 90 graus metade do que e possivel na posiçao 15 para as 3 com muito menos agilidade e controle de esforço enquanto voce esta no seu limite de esterçamento note duas outras coisas no seu corpo a enorme tensao muscular exercida no seu triceps esquerdo parte traseira do braço a tensao nos ombros e especialmente o angulo invertido critico que os seus pulsos assumiram levando os ao limite das articulaçoes se voce ja caiu no chao com as maos assim ou sei la defendeu uma bola de futebol de salao ou uma cortada de volei ja sabe o que e uma luxaçao dolorosa entao estamos falando de maior fadiga muscular e de maiores riscos de ferimentos ate onde sabemos a funçao do volante e controlar a direçao do veiculo fazer um desvio de emergencia ou um contra esterço com essa posiçao de maos sugerida por von tassel e absolutamente impraticavel ela parece melhor servir a gente preguiçosa dirigindo de forma desleixada na cidade para terminar a falacia ele argumenta que ela seria melhor para evitar contatos acidentais do braço com a cabeça na expansao do air bag nos e basicamente toda a industria e instrutores de pilotagem achamos que e melhor conseguir controlar o carro e evitar o acidente em primeiro lugar o que fazer segure o volante assim e mande catar coquinho quem quiser reinventar a roda se ainda estiver com duvidas faça um curso de pilotagem veja a lista dos principais do brasil aqui e descubra na pratica que nao existe posiçao para as maos que permita melhor controle do veiculo que a 15 para as 3 nao e so pra autodromo e pra pista estrada rua estacionamento de shopping sempre foi ainda e e sempre sera seja um carro da decada de 1950 ou um esportivo alemao com mais air bags do que os dedos que temos nas maos para conta los [youtube id= 2hjfbm2srkq width= 620 height= 349 ]
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